Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

LEONTEC

Técnico Cooperador
  • Posts Por Dia

    4.49
  • Posts

    12.380
  • Registrado em

  • Última visita

  • Vitórias

    105
  • Créditos EBR

    16,876 [ Doar ]

Última vitória de LEONTEC foi em 11 de Dezembro 2024

LEONTEC seu conteúdo foi o mais bem avaliado!

Sobre LEONTEC

  • Data de Nascimento 01/04/1984

Informação Pessoal

  • Sexo
    Masculino / Male
  • Localidade
    Pedreiras / Maranhão Brasil
  • Texto pessoal
    Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistência é amiga da conquista. Se você quer chegar a onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz.

Últimos Visitantes

14.538 visualizações

Conquistas de LEONTEC

Grão-Mestre

Grão-Mestre (14/14)

  • Bem Seguido Rare
  • Iniciador de conversa Rare
  • Dedicado Rare
  • Reagindo bem Rare
  • Muito Popular Rare

Escudos Recentes

3,1k

Joinhas

  1. Pode ser o próprio SIO derrubando a tensão internamente já que não tem nada ligado nesse pino sem o resistor R50 no lugar, e veja que a tensão é baixa sem nada ligado a ele. Eu fique intrigado com aquele pino 98 que recebe a tensão da entrada através de um divisor de tensão. Na dúvida, coloca o R50 no lugar e remove os resistores PR224 e PR225 ligados ao PU11 e veja se a tensão vai aparecer pra teste. Mas tente achar o resistor R45 e ver se ele está marcado 100k no multímetro e faça o mesmo com o R50.
  2. Deve ser! Ele forma divisor com R50. Descobre usando escala de diodo beep pra confirmar a continuidade entre eles.
  3. @edson, Faz o que o nosso mano pediu sobre esse resistor No caso, resistor de pull down R45 100k! Remove ele. U12 ta certinho...
  4. O outro circuito de proteção que vejo como possível culpado seria o circuito térmico do U13 que desabilita as fontes do S5 em caso de alto aquecimento da CPU. Mas seria ele com defeito aterrando essa malha?
  5. Pra tirar o desencargo sobre o que pode está ou não aterrando o pino 15, é removendo o resistor R50 verificando se vai aparecer tensão no pino 15. Até imaginei que ele poderia está aberto pelo baixo valor ôhmico. @willianlopes e @edson, o que me dizem? O SIO aparentemente não responde quando é acionado por falta de comunicação.
  6. @Gabriel Sene, primeiro faça funcionar a linha de +5VA antes de parte para essa outra fonte. Pra ter +3VA presente, +5VA tem que está funcionando.
  7. @Gabriel Sene, essa linha de +5VA quase sempre apresenta problema nos capacitores eletrolítico depois do indutor. Os mosfet de alta e baixo também são grandes vilões desse circuito. Se não tiver jumper para separar a malha, levante o indutor para injetar tensão na malha.
  8. Bom dia!!! Veja que a tensão do pino 9 desse Ci U8 é CHG_VCC que deriva da tensão 19v DC_IN. Se tem 19V nos pinos 15 e 16 do U8 (DC_IN), então deve está chegando 19v no pino 9. O pino que deve está aterrado (bipando), é o pino 10 responsável por deixar o gate do Q7 em nivel baixo para ter uma diferença de potencial entre gate e source desse mosfet, e com isso, fazer o mosfet conduzir. Veja que o Q7 é canal P, ou seja, conduz com tensão menor no gate em reação ao source! Esse valor no pino 1 do U16 é dentro do normal.
  9. @edson, é o SIO quem envia esse sinal ALW_ON para habilitar o circuito das tensões always. Você informou que o BIOS estava sem tensão, acredito que você estava mencionando o BIOS_MAIN que é alimentado pela tensão S3 quando a placa está ligando. O BIOS_EC U12 que deve está mais próximo do SIO, ele recebe alimentação do S5 e tem comunicação com SIO e deixar tudo pronto para o acionamento do botão liga/desliga. Embora em alguns projetos, o BIOS_EC copiar arquivos do BIOS_MAIN para corrigir alguma falha. Vejo, alguns técnicos regravando o BIOS_MAIN na tentativa de fazer a maquina ligar, eu acha que a regravação deveria ser no BIOS_EC. O pino 98 do SIO, recebe 2.7V +ou- do divisor C_PR36 + C_PR37 que recebe na entrada a tensão de alta DCBATOUT. Eu acho que esse sinal é para reconhecimento da bateria quando está sem o carregador, imagino que seja isso.
  10. @Gabriel Sene, chegou a verificar se o integrado U16 está habilitado, se tem +5VA_ON_EN no pino 1? Vejo os pinos do U8 dentro do normal.
  11. @edson, parece que só vai ter PWRBTN# em nivel alto quando o SIO receber o sinal ALW_PWRGD do PU11, e pra isso acontecer, a fonte+3VALW tem que está em nivel alto. Chegou a regravar o BIOS_EC ou MAIN? Injeta 3v nessa linha ALW_ON pra ver se habilita as fontes do S5 pra teste.
  12. O bom é que esse sinal está em nivel alto, ele alimenta quase todo circuito do inicio de start. Esse sinal alimenta a linha ACIN_EC equivalente ao AC_OK que estamos acostumados ver em outros projetos, alimenta o BIOS U12, alimenta a malha PWRSW#, ECRST#, LIDIN# etc. Os blocos do SIO A/D e D/A recebem os sinais de monitoramento das alternâncias dos modos AC e DC e start do SIO, mas isso é só a titulo de informação. Verifique se tem alguma saída da fonte 3_3V e 5V apresentando resistência baixa. Eu acho que não vai está, mas é bom verificar. Aperta o botão de liga e desliga e veja se a placa tem alguma reação nas linhas active_low como PWRBTN#. Na linha do sinal ALW_ON tem o resistor R50 2.2k que pode está aberto ou não.
  13. Verifique a saída do PU16 pino 5 que deve gerar +ECVCC para alimentar o SIO.
  14. No meu equipamento ficou travado no logo. Acer E1-571-6824, Proc. core i5-2450M graphics 3000.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...