Jump to content

stmaicondouglas

Members
  • Content Count

    224
  • Avg. Content Per Day

    0.2
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    395
  • Country

    Brazil

stmaicondouglas last won the day on September 15

stmaicondouglas had the most liked content!

Community Reputation

65 medal 1

3 Followers

About stmaicondouglas

  • Rank
    Membro Pleno
  • Birthday 03/24/1993

Personal Information

  • Sexo
    Masculino / Male
  • Location
    Joinville, SC

Recent Profile Visitors

771 profile views
  1. Abre um tópico clicando no link abaixo e coloca umas imagens da placa que tento te ajudar: https://eletronicabr.com/forums/forum/113-placas-de-vídeo/?do=add
  2. Se não me engano é acima de 0,5v pra saturar Q2604. Faria sentido talvez, tentar remover este componente e analisar o comportamento do curcuito, se EN continuar ausente, então vai ser algo relacionado a proteção de overheating que citei anteriormente.
  3. Na BIOS esse comportamento é normal, tensões vai encontrar no pino 1, 3, 7 e 8, os demais podem apresentar tensão mais baixa pois são dedicados a dados, exceto o pino1 que passa dados também porém o multimetro consegue mensurar. Provavelmente com um osciloscópio vai ter uma leitura de comportamento normal durante o start da placa.
  4. @Diego Sene Quexinho é diferente, esquemas de Asus inclusive estou tendo muita dificuldade pra conseguir. Serve mais pra se basear mesmo no funcionamento.
  5. Boa tarde. Vou partir do principio que essa imagem foi retirada da internet e que o componente circulado em vermelho não apresenta avarias visíveis. O primeiro passo é analisar quais tensões são provenientes da alimentação que atravessa o fusível. Neste caso são três: VDDCI, 5V_VESA e 5V_VR. Faça a medição no indutor L1005 (responsável pelo VDDCI) e reporte o valor em ohms mensurado pelo multimetro; Meça também o pino 3 do U400 que é responsável pelas tensões de 5V. A única diferença entre 5V_VR e 5V_VESA é que este ultimo passa por um fusível, porém ambos são originados da mesma fonte. Acho bem provável que tenha uma medida baixa ao mensurar L1005 pois essa alimentação segue direto para o chip, então não use escala de bipe, utilize a escala ohmica, sempre que se tratar de tensões que vão para o chip. Caso considere a resistência muito baixa (menor que 1 ohm), dessolde o indutor e mensure ambos os pads. Desconfie da linha caso a resistência menor venha a ser da trilha que segue para a fonte. Caso todas as medidas derem valores OK, mensure o gate de Q4003 e Q4004, se não apresentarem curto, restará injetar tensão nessa linha de 12v e procurar algum componente aquecendo.
  6. View File TUDO SOBRE SOLDA BGA EM PLACAS DE VÍDEO Artigo de 32 páginas com informações traduzidas de uma série de outros artigos compilados em um só documento. Conteúdo do arquivo: CAPA INDICE INTRODUÇÃO NOTA DO TRADUTOR O DEFEITO NA SOLDA BGA DE PLACAS DE VIDEO COMO DIAGNOSTICAR UMA FALHA DE SOLDA BGA COMO IMPEDIR O DESCARTE DE PLACAS COM DEFEITO EM SOLDA BGA REDUZINDO AS CHANCES DE MÁ SOLDAGEM DURANTE O RETRABALHO TRILHAS INTERNAS INTERROMPIDAS OU PADS AUSENTES DESPRENDIMENTO DO CHIP DO SUBSTRATO DO MICROCIRCUITO E DESAPARECIMENTO DOS CONTATOS NA ÁREA DO UBM-PAD PRÉ REQUISITOS PARA REALIZAR O REBALLING REMOÇÃO, PREPARAÇÃO E RESSOLDAGEM DE CHIP BGA CONSIDERAÇÕES NOTA DO TRADUTOR Este é um artigo proveniente de diversos outros traduzidos e compilados em um único arquivo, logo, podem haver apontamentos para questões políticas ou sociais euroasiáticas, mesmo filtrando algumas dessas alusões, considere neutra a opinião do tradutor em quaisquer situações nos textos adiante. Todos os procedimentos técnicos devem ser realizados sob responsabilidade do leitor, o objetivo do artigo é possibilitar a discussão e levantar a análise diante os defeitos em circuitos com solda BGA. A opinião técnica assim como os procedimentos informados não necessariamente reflete na opinião do tradutor, assim sendo, podem haver citações ou instruções das quais não sejam consideradas aplicáveis ou consideradas desatualizadas. O autor dos artigos originalmente escritos em russo não foi encontrado, caso saiba a autoria, por favor informe nos comentários do fórum EletrônicaBR para que o mesmo seja consultado e incluído nos créditos. Tenho uma noção de quem seja o autor e estou tentando contato com ele para inserir o mesmo nos créditos, assim, haverá uma atualização do arquivo ou a remoção caso solicitado. Arquivo complementar (será atualizado em um futuro próximo): Submitter stmaicondouglas Submitted 09/23/2021 Category Electronics  
  7. 1 download

    Artigo de 32 páginas com informações traduzidas de uma série de outros artigos compilados em um só documento. Conteúdo do arquivo: CAPA INDICE INTRODUÇÃO NOTA DO TRADUTOR O DEFEITO NA SOLDA BGA DE PLACAS DE VIDEO COMO DIAGNOSTICAR UMA FALHA DE SOLDA BGA COMO IMPEDIR O DESCARTE DE PLACAS COM DEFEITO EM SOLDA BGA REDUZINDO AS CHANCES DE MÁ SOLDAGEM DURANTE O RETRABALHO TRILHAS INTERNAS INTERROMPIDAS OU PADS AUSENTES DESPRENDIMENTO DO CHIP DO SUBSTRATO DO MICROCIRCUITO E DESAPARECIMENTO DOS CONTATOS NA ÁREA DO UBM-PAD PRÉ REQUISITOS PARA REALIZAR O REBALLING REMOÇÃO, PREPARAÇÃO E RESSOLDAGEM DE CHIP BGA CONSIDERAÇÕES NOTA DO TRADUTOR Este é um artigo proveniente de diversos outros traduzidos e compilados em um único arquivo, logo, podem haver apontamentos para questões políticas ou sociais euroasiáticas, mesmo filtrando algumas dessas alusões, considere neutra a opinião do tradutor em quaisquer situações nos textos adiante. Todos os procedimentos técnicos devem ser realizados sob responsabilidade do leitor, o objetivo do artigo é possibilitar a discussão e levantar a análise diante os defeitos em circuitos com solda BGA. A opinião técnica assim como os procedimentos informados não necessariamente reflete na opinião do tradutor, assim sendo, podem haver citações ou instruções das quais não sejam consideradas aplicáveis ou consideradas desatualizadas. O autor dos artigos originalmente escritos em russo não foi encontrado, caso saiba a autoria, por favor informe nos comentários do fórum EletrônicaBR para que o mesmo seja consultado e incluído nos créditos. Tenho uma noção de quem seja o autor e estou tentando contato com ele para inserir o mesmo nos créditos, assim, haverá uma atualização do arquivo ou a remoção caso solicitado. Arquivo complementar (será atualizado em um futuro próximo):
  8. Outro ponto a considerar (não sei se o teu esquemático conta com essa parte) mas na parte do enable, vai ter que analisar o Thermal Protection, pode ser que Q6220 esteja fazendo o aterramento deste sinal de habilitação do PWM, pelo que pude analisar, acredito que a temperatura nos resistores apontados alterem sua resistência a ponto de saturar essas portas lógicas, ai entra a questão de resistores alterados ou ausentes próximos dos mosfets de alta. Me corrija se estiver errado, mas a leitura que faço nesse diagrama foi essa: No funcionamento normal, cada resistor apontado deverá ter 4,5v. Caso exista um superaquecimento, o resistor de 100k (hipoteticamente falando) passará para 50k, assim a tensão passaria para 4v, onde qualquer um dos três transistores cortaria o acesso ao aterramento, fazendo com que esse sinal sature Q6220, assim o sinal #EN será aterrado tal como #PWM_B (que fará as fan dispararem). Claro, estamos trocando uma ideia aqui pois acabo aprendendo junto, existe a possibilidade de eu ter dito alguma besteira, analise bem os datasheets e o esquemático pois vai servir de experiência para as próximas placas. Caso encontre o problema, gostaria de saber a solução para tal.
  9. Nesse esquema ai, ao que tudo indica, a tensão de memória deve estar presente, pois ela aterrará o sinal de 12v (que aterraria o 3.3V_BUS), assim o sinal "VDDC_VDDCI_OE_VR" passa a ser alto que por sua vez alcançará o EN do PWM.
  10. Exatamente, esse sinal sobe assim que o PWM detecta que tem todas as tensões necessárias para inicalizar, então ele manda o PWR_GOOD que por sua vez faz as portas lógicas trabalharem no enable. A relação dos sinais de U100 e U1000 são: Então, um pino é a leitura de sinal standby do slot PCI, a outra é a presença dos 3.3v, tome cuidado para não confundir o U100 com U1000. Resumindo, o U100 só mandará sinal logico alto em "PERSTB_BUF" caso detecte a presença de 3.3v e sinal de standby via slot PCI Express, então "PERSTB_BUF" se tornará 3.3v que será recebido por U1000. U1000 agora vai tornar "VDDC_VDDCI_PWROK" como estado lógico alto caso receba confirmação do PWM com o sinal alto "VDDC_PWR_GOOD" e "PERSTB_BUF" do U100. Pino do PWM que gera o sinal "VDDC_PWR_GOOD":
  11. Em uma placa saudável essa tensão não pode cair, "alguém" está aterrando este sinal.
  12. @izaqueualves A tensão de EN vai encontrar no datasheet do PWM. Faça um jumper no pad referente ao R120 e dessolde U100 para testar, acredito que a falta do sinal "PERSTB_BUF" seja a causa da ausência do sinal de EN no seu PWM.
  13. View File Roteador Wireless N300 DIR-615C1 Esquematico Roteador Wireless N300 DIR-615C1 Submitter stmaicondouglas Submitted 09/20/2021 Category Miscellaneous  
  14. 0 downloads

    Esquematico Roteador Wireless N300 DIR-615C1
  15. Outra coisa, analise se o cristal está bom e também se tem tensão nos dois pads referente ao resistor R120, que normalmente esta ausente. Não solde nada no lugar pois de momento serve apenas como ponto de teste.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...