Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

luiztessadri

Membros
  • Posts Por Dia

    0.02
  • Posts

    54
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    81 [ Doar ]

1 Seguidor

Informação Pessoal

  • Localidade
    Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul

Últimos Visitantes

923 visualizações

Conquistas de luiztessadri

Aprendiz

Aprendiz (3/14)

  • Primeira postagem Rare
  • Colaborador Rare
  • Iniciador de conversa Rare
  • Um ano de EBR
  • Primeira semana concluída

Escudos Recentes

11

Joinhas

  1. Estou trabalhando em alguns código open source utilizando ch341a para regravar os outros modelos de super io. Tem um projeto que utilizam openocd com ftdi para regravar mecXXXX porém vou utilizar um com ch341a pra ver se dá certo. Tem outro projeto que utiliza Arduino pra regravar da marca ITE. Mec e NPCE utilizam JTAG. ITE utiliza porta paralela.
  2. Se alguém tiver dificuldade em fazer leitura e/ou gravação com flashrom de KB9022, KB9028, KB9052 é porque precisa ter a correção do flashrom do @Jack O'Neo. Se for apenas gravar KB9010, KB9012, KB9016 ou KB9018 qualquer versão do flashrom vai realizar o procedimento pois o HWVERSION e o EDIID são os mesmos.
  3. Ao ligar a placa quais bobinas tem tensões? Poste os valores e provavelmente não é regravação de BIOS este problema.
  4. O resistor de 4k que você vai colocar tem qual precisão 1%, 5%? Pois pela imagem postada me parece ser de 1% e outra coisa conforme o nome dado pelo engenheiro de PR - resistor de potência provavelmente pertence a alguma linha de alimentação, se fosse um resistor que pertencesse a algum sinal de comunicação aí sim iria fazer diferença.
  5. PRB26 não consta na placa porém há um risco marcando apenas que é uma trilha até o GND. Em condução reversa quais os valores em ambos os lados do capacitor PCB12 e PCB15. Ainda em condução reversa poste os valores sobre PCB18, PCB19, PCB20 e PCB21. Caso o mesmo não conste na placa medir sobre o pino do BQ. Qual tensão tem sobre o capacitor PCB18, se estiver abaixo de 5.7V, o BQ está inoperante, pode ser problema na capacitância dele, se possível troque de acordo com as especificações ≥ 2.2-µF/ 25V
  6. Sim, concordo que o @ indica que não se encontra na placa. Porém aquele resistor pull-up é utilizado quando BQ muda de operação do tipo boost-converter para híbrido, o que não é o caso da revisão desta placa porém o sinal de alimentação poderia verificar. Até quem desenvolveu o esquema elétrico pode não ter colocado em observação pois as vezes esquecem. Já encontrei esquemas com orientação de sinais invertidos, tipo sinal saindo sendo que está entrando.No lugar de ter aquele componente pode ter apenas uma trilha de continuidade interligando pino 24 ao 16 pra manter a mesma configuração. Lembrando que quando não se utiliza resistor de pull-up ou pull-down, o engenheiro ou liga direto ao GND ou a VCC para criar uma configuração fixa. De acordo com o projeto desta placa lá deve haver um sinal de 6V vindo do pino 24 do mesmo. Pois ali não pode haver oscilação na referência pois o pino 16 determina o tipo de operação do BQ.
  7. Vai ter que trocar PU402 para continuar a análise.
  8. Pino 16 deve ter quase o mesmo valor que pino 24, aproximadamente.
  9. Certo então super IO está recebendo alimentação de +3VLP. Pag 26 do esquema elétrico JKB1 pino 27 deve ter 3.3V ou SWK1 com 3.3V também. Faça um jumper entre pino 27 e 28 de JKB1. SWK1 é um botão de teste para ligar a placa sem conector que pode ser ligado por jumper.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...