O tempo e o conserto.... "Homem VS Máquina" Round 2
Calma ! Nao é bem assim !
Estamos levando uma surra das placas, os números nao estao ao nosso favor e como esta vida é mesmo uma merda, ainda vamos bater de frente com aquele nosso colega que sempre vem feliz dizendo :
"Hoje consertei 4 notebooks, 2 tablets e ainda de quebra instalei 1 windows !"
Por muito tempo, este tipo de comentário normalmente me dava vontade de me enforcar com a ponta de prova do meu osciloscopio ! Mas nem tudo o que brilha é ouro, portanto analizemos o caso.
Nestes anos conheci técnicos do mundo todo e a imensa maioria do que conseguem realizar uma grande quantidade de consertos por dia tem 2 grandes segredos.
1 - Ter um grande fluxo de trabalho - Ao menos algumas dezenas de equipamentos por SEMANA !
2 - Se concentrar no mais fácil.
Normalmente esse nosso amigo tem como trabalho mais demorado da sua assistencia o servico de BGA, muitos inclusive nem fazem reballing e partem direto para a troca dos chips. Unindo uma grande quantidade de trabalho (jacks, dobradicas, BIOS, conectores e botoes de tablets e celulares, etc) com um filtro potente que serve para deixar de lado uma boa quantidade de maquinas, o nosso amigo também esta levando uma surra ! Se ele ganha mais do que voce é porque ele tem uma quantidade de servicos bem maior.
Portanto.......
Solucao 1: Ter um grande fluxo de trabalho !
Ter um grande fluxo de trabalho é o melhor que pode nos acontecer ! Com isso poderiamos investir muito mais tempo em consertos simples e no final das 8 horas de trabalho teriamos muito servico adiantado e um bom dinheiro para receber.
Mas este tipo de organizacao também ocasiona uma grande quantidade de maquinas que nao sao consertadas. Afinal, pra que perder tempo com aquela porcaria se posso fazer 5 bobeirinhas nesse tempo e ganhar o dobro ? Que se dane !
"Zé !!! Passa orcamento de troca de placa pra muie !"
Citar
Se voce conseguir gerar um grande fluxo de trabalho, pode parar de ler por aqui ! Certamente voce pode se dar ao luxo de viver bem realizando servicos faceis e ganhando bastante bem para isso. Homem vs maquina nao é para voce !
Caso voce ame a eletronica e queira dedicar parte do seu tempo a consertar os pepinos (SEM NECESIDADE DISSO), continue lendo, porém jamais vai sentir a pressao que quem esta do outro lado sente.
E o que acontece com aquela tonelada de maquinas com orcamento rejeitado ? Vai parar na mao daqueles que nao conseguem receber algumas dezenas de maquinas por semana, ou seja NOS ! A grande maioria se encontra nessa faixa e normalmente nos sentimos assim, tipo... Os otários da eletronica !
É... porque normalmente é assim ! Quem tem muito fluxo dispensa os pepinos, dai o cliente que poderia ter vindo com a gente primeiro, vai no nosso "colega" e depois quando sente que a pemba tá entrando, pega o equipamento, leva para a nossa assistencia e comeca com aquela porra daquele roteiro de sempre.....
" Ve de dar uma prioridade nesse equipamento que eu uso para trabalhar e tenho urgencia !"
"E nada de troca de placa ! Que se for pra trocar placa vou amanha e compro um novo em 1.529 parcelas sem juros ! "
" E ve ai direitinho quanto que fica, porque em outra assistencia já me falaram que consertam a troco de 2 bananadas e uma playboy dos 90, só nao deixei lá porque o cara demorava uma semana ! "
Mas fazer o que ? A vida as vezes é uma porra mesmo !
Se nao temos o maldito fluxo de equipamentos, obviamente nao podemos nos dar o luxo de filtrar os nossos maravilhosos clientes como o que acabou de chegar com o relato acima. O tempo é curto e as placas estao nos metendo a porrada, vamos tentar achar outra solucao !
- 20
- 4
8 Comentários
Comentários em destaque