Notebooks e Laptops
O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.
Subfóruns
-
Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.
- 33.120 posts
-
Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.
- 112.491 posts
-
Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.
- 9.299 posts
-
Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.
- 1.043 posts
Existem 41.760 tópicos neste fórum
-
Olá amigos, estou com esse notebook que da imagem, porém escura, tinha um power diode solto proximo ao flat, substitui mas não sei se é o mesmo. O problema se encontra nos 19v, que chega quando desligado, mas quando liga fica com 4v, sem o display chega 19v, já testei outro display e mesma coisa. Desde jágrato pela atenção. Se alguém puder hospedar o schema pra mim agradeço, estou sem créditos.
-
- 6 respostas
- 625 visualizações
-
-
Boa noite amigos, gostaria de deixar o modo como faço para testar a placa e ver se o defeito é somente no p2808, lembrando que o ideal é usar os diodos, mas desse jeito o teste é mais rápido. Segue imagem.
-
- 0 respostas
- 4,6k visualizações
-
-
Boa noite amigos, sou iniciante na arte da eletrônica, espero aprender muito com vocês, muito obrigado de um joinha ae valeu. O defeito do notebook era não carregava a bateria
-
- 1 resposta
- 773 visualizações
-
-
Ola amigos. A placa chegou ligando para mim com o cliente atestando que hora dava video hora nao.... QUando liguei tinha hora que ligava dava logo na tela e depois caia no dos. Tinha hora que ligava dava logo e congelava tela. Bom resolvi dar um calor no chipset para ver se era ele. E agora esta dando curto no jack se coloco a fonte mata a fonte. Dai peguei uma bobina e levantei um lado injetei tensao reparei que quando eu retiro a memoria ram o curto sai e quando ponho volta. E custo esta na bobina L23. Alguma dica? Sera que o chipset se foi?
-
- 1 resposta
- 327 visualizações
-
-
Chegou na bancada ontem este note Notebook Centrium Placa Mãe Pegatron ATS T4500, cuja marca é bem exótica, liga normal, porém não sobia vídeo. Após desmontagem me deparei com um chipset antigo que é usado nos antigos notes da positivo. PN SiSM672FX e PS SiS968. Este chipe set já por sí só é complicado porque é espelhado. O normal seria fazer a PN, entanto sempre que rebalei a PN não obtive sucesso. Fiz um ME na PS só mesmo para ter certeza, como subiu vídeo, rebalei a PS e o note voltou a dar imagem. Façam sempre o SiS968. Nunca rebalem o SiSM672fx. Fica a dica e o pedido de um joinha para incentivar... Bom trabalho a todos.
-
- 4 respostas
- 797 visualizações
-
-
Boa tarde, acredito que todos tenha ouvido falar de caddy na qual vc coloca um 2 hd no notebook para assim trabalhar, com 2 hd's internos, pois bem ja fiz esse procedimento em alguns notebooks e funcionou normalmente geralmente recomendo aos meu clientes quando eles querem colocar 1 hd ssd e deixar o outro de secundário.Dito isso estou tendo um problema com esse samsung ele não reconhece a caddy com o 2º HD, ele teria um bloqueio de fábrica na qual impede a instalação de um 2º HD. A caddy está perfeita testei em outro note reconheceu normalmente, Att
-
- 3 respostas
- 878 visualizações
-
-
Olá Amigos. Estou com este notebook na bancada. O problema dele é o seguinte . Quando vc clica no botão para ligar ele roda o cooler acende os leds , mas demora uns 5 minutos para aparecer a imagem na tela . Ai ele inicia o sistema e funciona normal . Ja testei outro carregador, tirei bateria , tirei hd , troquei memoria , tirei placa wifi , gravadora . E continua do mesmo jeito . Demora uns 5 minutos pra aparecer a imagem . Alguém já passou por isso?
-
- 8 respostas
- 790 visualizações
-
-
boa noite amigos estou com esse note em minha bancada o mesmo não liga, o curto esta matando o carregador. realizei os seguintes testes, coloquei a fonte assimetrica com a voltagem do notebook 19v 3,45 amp quando ligo a fonte assimetrica, a voltagem cai, e a current sobe. tem um fete esquentando muito logo na entrada e um proximo a bga. o problema é que essa placa mae não tem marcação nela dos componetes. alguem ja deparou com essa bucha
-
- 20 respostas
- 2,3k visualizações
-
-
este note liga pisca a tela bem fraca sem brilho, e nao aparece nada de imagem no fundo mas da pra perceber que pisca e apos alguns segungos desliga e fica eim reiniciando ja fiz substituicao tela e flat, tens 3v e 5v no u11, ja subistitui u8 como colegas em outro topico relacionaram, e no externo tbm nao gera video
-
-
- 8 respostas
- 2,8k visualizações
-
-
olá galera estou com esse lg na bancada ele liga porem não gera video ja fiz todas as medições e notei seguinte ...com o processador conectado a região dele fica literalmente em curto retirei ele e fiz medições nos capacitores que tem nele e mostra curto no processador tentei outro processador pra ver se a placa gerava vídeo mas nada... alguem sabe mim dizer se essa placa só funciona com esse processador modelo dele é Mobile Intel Core I3-3110m - Sr0t4 agradecerei com joinhas quem poder mim ajudar
-
- 12 respostas
- 963 visualizações
-
-
Boa noite amigos, estava com esse notebook que ligava e não dava imagem na bancada já focado no defeito de bga mais para minha surpresa não era bga e sim um transistor ( q8 ), quem gostou de um joinha ae falouu
-
- 2 respostas
- 710 visualizações
-
-
Boa tarde, equipamento não estava dando sinal de vida, então acabei removendo os u18 e u19 e fazendo o jumper do u19, ele deu sinal de vida, led vermelho, regravei a bios e ele parou de dar o led vermelho, porem não tenho certeza se a bios que utilizei estava em otimo estado, pois peguei no google e nem sempre a fonte é confiavel, mb apresentando as tensões normais. alguma ideia ?
-
- 27 respostas
- 2,1k visualizações
-
-
Boa Noite, sou novo aqui e quero desde já agradecer a oportunidade de fazer parte desse grupo, vamos lá. estou com esse notebook em bancada, já fiz os teste de tensão 19v que esta ok, porem não tenho as tensões 3v, 5v e bios, placa fica oscilando tensão no pl12 e pq82 e também esta oscilando no pq86, próximo conector do flat da tela. Obs: A Luz do led power fica so piscando alguém já teve essa experiencia com esse equipamento.
-
- 7 respostas
- 2k visualizações
-
-
Caros Amigos, Estou com seguinte portátil na bancada S500-12M, em curto com consumo de 5A na fonte assimétrica. Deparei com dois transístores de entrada que me parecem em curto: TPC8111, que tem o Drain com Source em continuidade.(fora da placa) A2718M,que tem o Drain com Source em continuidade. (fora da placa) Não encontro esses mosfets na minha sucata, mas tenho TPC8107 por exemplo...penso que servirá. (podem confirmar e me corrijam se estou errado) Relativamente ao A2718M, parece-me ser um P channel Drain to Source Voltage (VGS = 0 V) VDSS –30 V Gate to Source Voltage (VDS = 0 V) VGSS m20 V Drain Current (DC) ID(DC) m13 A Sabem me diz…
-
- 5 respostas
- 848 visualizações
-
-
Este tópico foi movido para Casos resolvidos - Notebooks. [iurl]https://eletronicabr.com/forums/topic/45843-lenovo-b430-la-8131p-não-liga[/iurl]
-
- 0 respostas
- 405 visualizações
-
-
Boa tarde: Alguém já conseguiu fazer recovery no Chromebook? Peguei um esta semana e estou quebrando a cabeça, pois ao preparar o pen drive ou cartão de memória, faço o procedimento normal, formato o os dispositivos, baixa a imagem do SO e quando eu coloco para instalar no Chromebook sempre aparece esta mensagem: erro inesperado..... Já troquei uns 5 pens e três cartões de memória. O suporte da Google afirma que é problema de mídia...eu acredito que seja pau do sistema deles...
-
- 2 respostas
- 767 visualizações
-
-
Boa tarde, Poderiam me ajudar a localizar os 2 CIs da Bios desse modelo? Já revirei a placa tentando localiza-elos mas infelizmente não consegui. Obrigado
-
- 8 respostas
- 1,2k visualizações
-
-
Este tópico foi movido para Treinamento Notebooks. [iurl]https://eletronicabr.com/forums/topic/92531-como-tirar-o-teclado-do-lenovo-e431-nao-sai-nao-tem-parafuso[/iurl]
-
- 0 respostas
- 489 visualizações
-
-
bom dia, seguinte conecto a fonte nele sem a bateria, tem as tensões normais, botão liga e desliga qnd apertado some a tensão normal porem não liga. Se colocar a bateria o notebook liga normal. Alguma sugestão???
-
- 8 respostas
- 654 visualizações
-
-
Chegou hoje um Notebook Dell Inspiron N4030 Wistron DJ1- Liga e desliga rapidamente em loop. Desconfiado do Bios, regravei com arquivo aqui do fórum mesmo. Todas tensões presentes. Após regravar o bios, continuou o quadro inalterado. Aguardo algum caminhos dos amigos. Grato.
-
- 5 respostas
- 827 visualizações
-
-
Pessoal, estou com esse Dell aqui e ele não está ligando... Não tem tensão nenhuma, porém o ci pu4601 está esquentando um pouco e os mosfets acima dele pu4602 está esquentando mais ainda. tirei o 4602 e começa a aquecer o pu4603...
-
-
- 12 respostas
- 2,5k visualizações
-
-
Bom dia meus caros, estou com esse note na bancada, o mesmo veio a assistência com problema nas nas entradas USB, foi verificado se fosse drivers e por fim nem reconhecia nenhum dispositivo na BIOS. Porém as mesmas transmite energia normal usando um testador USB. Logo após foi dado um banho na MB utilizando Álcool isopropílico, porém a mesma nem liga mais. TESTE REALIZADOS NA MB: BOBINAS: PL4001 = 2,40V; PL4301 , PL4401 , PL4501 = 0V; PL4601 = 19,12V; PL4101 = 0,02V; PL4102 = 0,73V; CI BIOS = 2,06V; CI SUPER I/O = 0,03V Grato pela atenção!
-
- 7 respostas
- 1,2k visualizações
-
-
boa tarde galera, Hoje chegou até minha assistência esse equipamento Dell, que quando ele estava com a bateria conectada ele simplesmente não ligava, sem a bateria ele funcionava normalmente, fiz a troca da bateria por uma que sabia com certeza que estava funcionando, porém o problema continuava, após desmontar a placa e procurar por curto, ou circuito de charger defeituoso não achei problema aparente, então parti do principio e fiz a atualização de bios, e resolveu o problema, a maquina voltou a ligar normalmente e carregar a bateria. Segue o arquivo de Bios que utilizei: https://eletronicabr.com/index.php?action=dldir;sa=details;lid=18569 espero ter a…
-
- 0 respostas
- 492 visualizações
-
-
Bom... o defeito é que a tela fica esticada, não dá pra ver o rodapé da tela... Já foi testada outra tela, outro sistema operacional, Atualizado bios... A maquina liga e funciona perfeito, só a imagem da tela que fica esticada. Aguardo sugestões.
-
- 7 respostas
- 653 visualizações
-
-
Amigos, bom dia! Estou com esse note na bancada, já fiz os seguintes testes, troquei memória, processador, regravei a BIOS... Tensões: pl24: 5,10v pl25: 3,38v pl20: 2.79v pl16: 1.53v pl15: 1,78v pl17: 1,05v Pl23: 0,91v pl22: 0,89v pl21: 0,89v u18: 3,37 e 1,47 u31: 3,37 Se alguem puder me ajudar, ficarei grato!
-
- 7 respostas
- 1k visualizações
-