Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Positivo unique S2500- placa mae 71r-c14cu4-t810-jumper u19 e u18

Avalie este tópico:

snakeex

Posts em destaque

Boa noite a tempo atras reparei a placa mae do notebook positivo unique S2500- placa mae 71r-c14cu4-t810 o ci u19 danificado entao fiz os jumper e blz, porem o note voltou para mim com o u18 danificado fiz o jumper e o super I/O tambem estava em curto fiz a substituição e ele voltou a funcionar porem so fica no setup, mesmo eu mandando reniciar ele volta para o setup e o cooler e outros periféricos sempre ficam ligados mesmo desligado. Então retirei os jumpers e fiz o processo dos mosfet e que o pessoal postou, fiz todas as ligações corretamente com as devidas tensões 3,3v e 5v o note insisti em ficar no setup e não sei o que esta causando isso, se alguem ja passou por esse problema e puder me ajudar agradeço.

U18.jpg.e0fee10604aa887b38bcd98a9e5a3992.jpg

Editado: por CJ
Adicionado prefixo e tags.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/02/2017 às 00:13, snakeex disse:

Boa noite a tempo atras reparei a placa mae do notebook positivo unique S2500- placa mae 71r-c14cu4-t810 o ci u19 danificado entao fiz os jumper e blz, porem o note voltou para mim com o u18 danificado fiz o jumper e o super I/O tambem estava em curto fiz a substituição e ele voltou a funcionar porem so fica no setup, mesmo eu mandando reniciar ele volta para o setup e o cooler e outros periféricos sempre ficam ligados mesmo desligado. Então retirei os jumpers e fiz o processo dos mosfet e que o pessoal postou, fiz todas as ligações corretamente com as devidas tensões 3,3v e 5v o note insisti em ficar no setup e não sei o que esta causando isso, se alguem ja passou por esse problema e puder me ajudar agradeço.

Repasse a solda de todos os pinos do SIO e depois tente regravar a bios

Link para o comentário

Em 16/02/2017 às 00:37, snakeex disse:

Eu vou fazer a ressolda do Super I/O, porem pra regravar a bios eu não tenho o gravador de bios, mas obrigado mesmo assim.

Amigo tem outro detalhe:

Esta placa tem problema de configuração no setup da bios. Se tiver tiver ligando a placa sem HD original então tem que configurar para LEGACY e remover a configuração UEFI, senão ela sempre entra na bios

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, boa tarde realmente não tinha percebido ele não detectava o hd coloquei outro, tirei o uefi pra outro OS e parou o problema do setup. obrigado

Link para o comentário

, entao jorge eu vi isso tambem para cortar o 5v do cooler e ligar no capacitor do usb, porem a imagem desse esquema dos mosfet era para sanar esse problema dos outros componentes ligarem, sem ligar o not, vc sabe se isso funciona porque aki mesmo com tudo soldado certinho, medi todas as tensões corretamente e nada de dar certo o problema que vi é que tem uma tensão de 5v ligando os fet e eu nao tenho pontos para baixar o esquema desse note se puderem me ajudar agradeço.

Link para o comentário

Pessoal obrigado pela ajuda, uma parte do setup resolveu eu vou instalar o OS e atualizar a bios no modo normal mesmo sem retirar o Ci, agora o problema seguinte é os outros componentes ligarem em standbay (HD,DVD e cooler), fiz o processo do desenho com os mosfet mas não esta dando certo, e não sei se isso realmente da certo se alguem ja fez e deu certo me fala ae, o u18 e u19 estão queimado e não tenho para substituir, vi apenas que tem uma tensao de 5v que esta ligando os fet em standbay mas nao tenho pontos para baixar o esquema dessa placa mãe se alguem puder me ajudar obrigado.

Link para o comentário

Em 18/02/2017 às 20:51, snakeex disse:

Pessoal obrigado pela ajuda, uma parte do setup resolveu eu vou instalar o OS e atualizar a bios no modo normal mesmo sem retirar o Ci, agora o problema seguinte é os outros componentes ligarem em standbay (HD,DVD e cooler), fiz o processo do desenho com os mosfet mas não esta dando certo, e não sei se isso realmente da certo se alguem ja fez e deu certo me fala ae, o u18 e u19 estão queimado e não tenho para substituir, vi apenas que tem uma tensao de 5v que esta ligando os fet em standbay mas nao tenho pontos para baixar o esquema dessa placa mãe se alguem puder me ajudar obrigado.

Eu também tive problema com aquela adaptação do u18. O notebook ligava mas desligava sozinho, aí eu fiz dessa forma:

Se você tiver mosfet AO4418 ou outro Nchannel parecido e que o VGs seja ±25v é melhor porque pode retirar o R3 e R4 sem medo do mosfet entrar em curto caso a fonte do notebook esteja com uma voltagem acima do normal.

Link para o comentário

, Refaça os jumpers de maneira correta que funciona. Se aparece sempre 5 v tem alguma coisa errada antes. Vou pesquisar o esquema e colocar aqui esta parte dele para você analisar.

Veja com está o U17 as tensões nos pinos somente fonte conectada.

U17.jpg.6ee5b2422db3fd641fda14d321b50e85.jpg

Link para o comentário

, amigo sempre faço aqui no u18 e inclusive este diagramaque vc postou foi eu que montei para ficar mais facil a montagem... e só dar problemas se um dos componentes que vc esta utilizando estiver danificado ou a montagem estiver incorreta

Link para o comentário

Em 19/02/2017 às 20:34, Nilton Santos disse:

, amigo sempre faço aqui no u18 e inclusive este diagramaque vc postou foi eu que montei para ficar mais facil a montagem... e só dar problemas se um dos componentes que vc esta utilizando estiver danificado ou a montagem estiver incorreta

Quando eu montei usando o seu esquema o PWM passou a desarmar. As vezes ligava, ficava um tempo ligado, e desligava, outras vezes nem ligava, 3v e 5v sumia na hora. A montagem eu tenho certeza que estava correta, mas o problema pode ter sido os mosfets que eu usei.

Primeiro eu usei 2x ao4407 e 1x ao4466, como não deu certo eu mudei os 2 P-channel para o Si4435BDY, mas também não deu certo, aí eu tentei mudar o N-channel pro ao4468 e depois para o ao4417 mas continuou desarmando. Eu teria tentado com p2003evg mas eu não tinha nenhum, foi aí que eu desisti e montei usando 2 N-channel que é o que a maioria das placas usam para fazer esse tipo de chaveamento e funcionou já no primeiro teste. Com você já aconteceu de desarmar o PWM ao fazer a essa adaptação?

Link para o comentário

, não nunca..ja aconteceu de nao startar ai eu mudei os mosfets.. inclusive os 2p sempre uso o 2003evg

Link para o comentário

, , Boa noite hoje tentei com de outra forma usando o mosfet n, a que o e1d passou pois ta meio dificil achar o mosfet p, monte ele com dois RJK0353DPA um AO3400 e um apm2054 mas continuou o mesmo problema cooler liga em stand e o dvd tambem, fora que vi que ele nao liga com a bateria sozinho , aki não esta desarmando ele liga vai pro windows tudo normal, mas ocorre esses problemas, amanha se tiver tempo vou olhar novamente.

Link para o comentário

, eh amigo dar uma revisada ai que tem algo errado...

Link para o comentário

Em 19/02/2017 às 22:08, snakeex disse:

, , Boa noite hoje tentei com de outra forma usando o mosfet n, a que o e1d passou pois ta meio dificil achar o mosfet p, monte ele com dois RJK0353DPA um AO3400 e um apm2054 mas continuou o mesmo problema cooler liga em stand e o dvd tambem, fora que vi que ele nao liga com a bateria sozinho , aki não esta desarmando ele liga vai pro windows tudo normal, mas ocorre esses problemas, amanha se tiver tempo vou olhar novamente.

No caso do meu esquema, vai ligar direto se voce inverter os 2 mosfets N-channel ou se tiver uns 7.5v no gate dos n-channel. Se tiver 7.5v lá antes de pressionar o power é porque tem algo errado na montagem. Sobre não funcionar na bateria, vai acontecer se estiver montado errado ou se os resistores estiverem dimunuindo a voltagem de mais, o que pode acontecer se tiver com 4 resistores e a diferença do r1 e r3 for menor que 6x

Edit:

Muda os mosfets pequenos, a maioria das placas tem o 2N7002 ou outro mosfet parecido, a vantagem dele é que pode trabalhar com uma diferença de voltagem maior entre o gate e o source sem que de problema. Normalmente trilha que recebe voltagem da fonte usa ele ou algum parecido. Vai ser facil achar em sucata.

Edit 2:

Acabei de reparar que tem um erro na minha primeira imagem. Não é o source dos n channel que recebe o 5VA, é o drain. Se você montou seguindo aquela primeira imagem vai ligar direto mesmo... Eu tinha feito aquele esquema depois reposicionei os mosfets, nessa eu acabei invertendo a entrada pela saída...

Edit 3: . Desculpa te fazer perder tempo  :(

Link para o comentário

, Boa noite não tem problema eu acabei voltando e montando o esquema do , usei os 2 mosfet canal p N1M2 e um canal p APM2054, coloquei na placa e funcionou, porem o note liga a tela em branco antes de ligar, isso nao acontece se usar os jumper no U18.  Quando desliguei novamente ele para o dvd e o cooler gira bem lento, acho q ele tem outro defeito ja testei ele sem os circuitos montado e tem 5v, 3v, e 3,3v_on quando ligo a placa sem os jumper, mas se colocar a bateria com o circuito montado nada inicia.Eu ja to quase desistindo e deixando so nos jumper mesmo e ligar o cooler em um dos capacitor do usb.

Link para o comentário

Em 21/02/2017 às 21:43, snakeex disse:

, Boa noite não tem problema eu acabei voltando e montando o esquema do , usei os 2 mosfet canal p N1M2 e um canal p APM2054, coloquei na placa e funcionou, porem o note liga a tela em branco antes de ligar, isso nao acontece se usar os jumper no U18.  Quando desliguei novamente ele para o dvd e o cooler gira bem lento, acho q ele tem outro defeito ja testei ele sem os circuitos montado e tem 5v, 3v, e 3,3v_on quando ligo a placa sem os jumper, mas se colocar a bateria com o circuito montado nada inicia.Eu ja to quase desistindo e deixando so nos jumper mesmo e ligar o cooler em um dos capacitor do usb.

Com MOSFET canal P eu tive muita dor de cabeça então se for montar usa os componentes que o ,  recomendar. Já com mosfets canal N se tiver certo vai funcionar. Quando eu tava montando também achei que tinha outro problema na placa, mas no final funcionou perfeitamente.

No caso do meu esquema, pra ligar o gate do Q4 tem que ter 3.3v, isso vai fazer com que o gate do Q3 caia para 0v, aí o gate do Q1 e Q2 vai subir pra mais de 8V

Pra ligar e funcionar normal o gate do Q1 e Q2 precisa ter Os 5v que ele vai conduzir mais ~2.8v, então 7.8v normalmente vai ser o mínimo que precisa ter ali pra placa não se comportar de forma estranha. E 0v = off, lógico. É importante testar com a fonte e só com a bateria.

Link para o comentário

, posta uma foto da sua montagem ...incluindo a montagem feita na placa para dar uma analisada...

Link para o comentário

, , boa tarde entao olhei aki e vi que a placa tinha pinos amassado no conector de video talvez era isso que dava a tela em branco antes de ligar o note, descobri q um resitor B15(tipo fusivel) de 0 ohms estava queimado mas a placa ligava normalmente com os jumpers, so que não sei por onde vai este caminho testei outros componentes ao redor mas não encontrei mais nada, então fiz a soldagem do circuito que montei, não fiz nenhuma alteração nele e a placa nao liga com ele, somente no jumper u18. Se estiver algo errado me avise por favor, aki estão as fotos. obs: minha camera nao foca direito.

Edit: Eu esqueci de falar que quando conector a fonte sem ligar, com esse esquema do Nilson tenho as tensões de 3v e 5v mas quando ligo o note a tensao de 3v some na bobina L12, e fica somente o tensao de 5v e o note nao liga.

IMG_20170222_160027.jpg.7308b61f52d77cc27e54ac9541fb6a83.jpg

IMG_20170222_160229.jpg.1530703f6a02fb25bd2803ec0cd42bfa.jpg

5957b0e69bee4_ligaao.jpg.412807b339b3214b0380100a227acd61.jpg

montagem.jpg.f84e16c3790ef4a351217bcb5ba87dd5.jpg

Link para o comentário

, desculpa amigo mais esse trabalho ai ta meio duvidoso...vou ver se axo as fotos do circuito que os amigos do forum montou e posto..

Link para o comentário

Em 23/02/2017 às 15:03, Nilton Santos disse:

, desculpa amigo mais esse trabalho ai ta meio duvidoso...vou ver se axo as fotos do circuito que os amigos do forum montou e posto..

Eu também já fiz vários jumpers destes em U19 e U18 e nunca tive este tipo de problema.

Já falei com o amigo que ele deveria refazer os jumpers no padrão e verificar porque as tensões secundarias 3,3vs e 5vs estão sempre presentes.

O problema é somente este, mas ele quer resolver da forma mais difícil.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...