Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Terra W670SZ ref: 6-71-W6500-D03 nao liga, P2808 torrado

Avalie este tópico:

Miguel7875

Posts em destaque

Boa tarde caros amigos,

estou com seguinte portátil na banca, Terra W670SZ...pelo que parece marca comercializada ai no Brasil.

maquina nao liga, ao abrir portatil deparei com PU4 (P2808) torrado.

Encomendei componente e chegou hoje, soldei mas continua nao ligar, chegam 19V ate pinos 1,2,3,4 do P2808.

mas nao encontro mais tensoes 3V e 5V

alguem tem esquema ou conhece esta placa?

como posso injectar tensão nas bobines para achar curto?

obrigado

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo!

Acho q o P2808 q vc colocou pode ser falsificado. 

No pin 3 deveria ter 3.3 ou próximo.

Te indico esse tópico 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Em 05/07/2017 às 14:26, Miguel7875 disse:

Boa tarde caros amigos,

estou com seguinte portátil na banca, Terra W670SZ...pelo que parece marca comercializada ai no Brasil.

maquina nao liga, ao abrir portatil deparei com PU4 (P2808) torrado.

Encomendei componente e chegou hoje, soldei mas continua nao ligar, chegam 19V ate pinos 1,2,3,4 do P2808.

mas nao encontro mais tensoes 3V e 5V

alguem tem esquema ou conhece esta placa?

como posso injectar tensão nas bobines para achar curto?

obrigado

@Miguel7875 Posta uma foto da placa pra que possamos tentar identificar os circuitos e quem sabe lhe ajudar a encontrar essas tensões.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Amigos, eu já tentei de tudo para encontrar esse CI, sem sucesso. Nem o datasheet eu achei.

O problema é que existe um outro CI com esse código, mesmo encapsulamento, número de terminais, etc. que se não me engano, é um driver pra LED. Por isso muita gente compra e não funciona.

Eu recorri a uma adaptação (gambiarra) que achei em outros sites e vou disponibilizar aqui, muito fácil de fazer e com apenas alguns componentes. Já fiz em uns dois ou três notes sem problemas há mais de 3 anos. As informações que tenho apontam para a Super I/O como "vítima" secundária. Portanto, se com a adaptação não funcionar, provável que ela também tenha queimado.

Seguem as imagens (Esquema, crédito para o autor, não consegui identificá-lo. A foto é minha mesmo). Quanto aos componentes, nem usei os recomendados, mas como a corrente é baixíssima, não houve problema. Tenho o esquema para construir o circuito com componentes discretos, caso algum doido queira! :)

P2808 - esquema adaptação.jpgP2808 - adaptação pronta.jpg

Editado: por Zoom1966
correção e complementação
Link para o comentário

@ALR Cartucharia ,

A adaptação não é minha, eu achei essas informações quando estava procurando o maldito CI P2808xx. Esse componente parece ter sido feito sob encomenda para o fabricante dessas placas, pois esse código, quando se faz uma busca por datasheet, retorna um driver para iluminação LED.

Mas, como disse, fiz algumas vezes e funcionou sem problemas. Eu não substituí CIs torrados, apenas CIs que não funcionavam corretamente. O notebook ligava sozinho, mesmo com a tampa baixada, desligava quando queria, parecia que tava possuído! kkkkk

Como sempre digo, faça por sua conta e risco. Comigo funcionou sem problemas.

Abraço!

correção
Link para o comentário

Achei o post original, no Forumnow.com br. Como não é permitido links externos, faça uma busca e irá achar fácil. O crédito vai para o autor, ArannaSouza. Ele isolou no esquema de um note Clevo mais antigo, a parte que foi substituida pelo CI P2808xx.

Aqui, o circuito que o CI P2808xx substitui. É possível construí-lo com componentes discretos - e muita paciência!

diagrama_P2808A1.jpg

E o P2808xx e os sinais que ele controla.

P2808A1.jpg

Eu usei o reparo simplificado e deu certo. O note ficou 100% operacional. 

correção
Link para o comentário

Achei essa outra foto, feita com o microscópio USB, de outro reparo que fiz. Dá para ver bem os componentes que usei. A parte de baixo amarela é fita Kapton que coloquei pra isolar o terminal do transistor dos contatos da placa.

S20170301_0004.jpg

• Joinha 1
Link para o comentário

• 6 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...