Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre gravadores de BIOS e EEPROM

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Pode por 24c08 no seu gravador que vai gravar normal. Para tirar a dúvida, pegue outra epron 24c08 e grave nela, nao mexa na original, teste numa outra que vc confirma se vai dar certo.

É que eu tenho um monitor Samsung que não liga e aqui no forum me orientaram a tentar regravar essa eprom 24CS08, esse é o codigo exato da eprom  que tá na placa.

Se gravar em uma 24C08 o monitor vai aceitar? porque mesmo eproms parecidas, não sei se a pinagem vai mudar

Postado

Desculpe o engano, na minha placa tem é a memoria 24C16WP. Comparando os datasheets a pinagem é até diferente da 24C08.

Mas valeu H3710 pelos esquemas, pude ver que as outras duas são iguais.

Consegui encontrar um programador que grava 24C16.

Postado

galera quero deixar uma dica pra vcs que querem comprar gravadores o RT809F faz gravações de inúmeros chips de bios e até de memórias MicroWire( que segundo o que eu sei o tl866cs não tem suporte!!

porém uma coisa que eu achei interessante nesse gravador é que ele grava uma memória conhecida como SPD( Serial Presence Detect) é um tipo de memória rom que fica nos MÓDULOS DE MEMÓRIA DD1, DDR2, DDR3 que informa a bios as latências e a frequência de operação das memórias, e isso dá bastante problema nas memórias, bom quero compartilhar meu conhecimento com vcs sobre esse gravador e ele grava até super I/O de bios, ao meu ver seria um dos mais indicados gravadores pra manutenção de notebooks e desktop, pois ele faz uma infinidade de coisas, isso sem falar em memórias rom que ficam nas placas de lcd, na boa e na moral galera eu se fosse vcs compraria esse gravador fica minha dica aqui:

super_aio.jpg.40468c61510047f8c6fc922437574767.jpg

rt8009f.jpg.3c0d6881f000bd3ccdece453cda90500.jpg

Postado

Queria comprar um, gostei de gravar pelo conector do teclado, mas o meu tl866a nem me deu retorno ainda, aqui não aparece esse tipo de problema.

O imposto são os 60%?

Postado

cara tudo no começo não dá retorno, mas com o passar do tempo esse teu TL866 vai te dar muito dinheiro, e também não é somente o dinheiro que vai ser a questão por exemplo se vc tem um notebook que não liga vc grava a bios e mesmo assim ele não ligou vc já começa a saber que o problema não é a bios é outro componente!!!

agora se vc não tivesse o gravador essa dúvida de ser ou não ser a bios vc não poderia saber, entendeu agora, mesmo que o defeito não seja a bios pelo menos com esse gravador vc descobre isso( raros casos em que tem que trocar a bios ao invés de gravar)!!!

Postado

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
é verdade, pelo menos tenho essa opção de "analise".

nem tudo que eu compro é baseado em "GANHAR DINHEIRO" por exemplo, em raros casos de um notebook ligar e não dar vídeo pode ser o cristal de 14 mhz

geralmente quando é problema no cristal ou no circuito gerador de clock a imagem fica distorcida e trêmula( quando a imagem fica com cores invertidas ou mesmo faltando cores é problema no cabo flat), porém como toda regra tem usa exceção eu uso o testador de cristal como algo que me alivia a consciência de ser o cristal e deixa eu analisar e ver outras coisas na placa sem ficar com a cabeça quente imaginando que estou gastando um tempão e o problema poderia ser o cristal!!!

entende agora???

Postado

Serviço de bios é serviço de manutenção em placa mãe. Não vamos cobrar merreca pra avacalhar o mercado. Investimos conhecimento, tempo, ferramentas.

A meu ver 2 serviços de manutenção em placa mãe já paga o equipamento (TL866).

Não digo que você cobra barato, mas é só uma dica, pois tem gente que quer cobrar como se fosse simples gravação de bios. Isso é informação técnica.

Roberto

Queria comprar um, gostei de gravar pelo conector do teclado, mas o meu tl866a nem me deu retorno ainda, aqui não aparece esse tipo de problema.

O imposto são os 60%?

Postado

Dependendo do valor, local, paga 60% + ICMS em cima + 12,00. Eu já cheguei a pagar 60% + 17% ICMS.

Lembrando que é sempre imposto sobre imposto.

Infelizmente com o dólar nas alturas tá inviável muita coisa.

Roberto

não esqueçam que todos os fretes expressos sao taxados na alfandega 60% do valor + 12,00

Postado

sim, o que eu comprei, no máximo dois consertos já pagaria(fora os kits com adaptadores mais caros e completos), mas ainda não fiz nem um, só me ajudou a "descartar" o problema de bios.

Fiquei empolgado a importar novamente, um conhecido fez três pedidos e chegaram em um mês, um dia após o outro, mas também o carteiro só jogou por de baixo do portão nem tocou a campainha.  kkkkk

O que desmotiva é o valor do nosso real, dizem que só daqui a dois anos a coisa vai melhorar! Será?

• 2 semanas depois...
Postado

Pra gravação de bios, sim. Se quiser gravar I/O tem outros mais caros.

O TL866 é o melhor custo x benefício para gravar bios, mas se quiser outros melhores sempre tem, mas claro que é mais caro.

Esta opinião é pessoal, você pode ver outras opiniões ou as mesmas neste tópico, como é antigo recomendo ler de trás pra frente.

Roberto

• 2 semanas depois...
Postado

Eu comprei esse aqui no mercadolivre para gravar bios de monitores, me serviu muito bem:

No ebay ele tá mais barato ainda, e com frete gratis:

Esse gravador é para eeproms serie 24 e 25.

Agora, as vezes um gravador não suporta certo fabricante e modelo de eeprom que outro gravador suporta, por isso eu montei esse aqui sugerido aqui mesmo no forum, veja o topico dele:

Montei e funcionou legal. Gravei em só uma marca de fabricante de eeprom, deve funcionar com outras também.

Postado

Ola amigos.

Eu paguei no meu RT809F R$420,00 já com frete por sedex, que chegou com 7 dias uteis. O imposto você paga no ato do recebimento do produto, pode ser cartão de débito ou crédito. O meu imposto ficou em R$120,00 mas por que mandei o vendedor declarar U$20,00. O produto chegou em perfeito estado e com muitos acessórios, esse é seu grande diferencial. Inclusive já fiz até gravação de SUPER I/O com ele, muito fácil!!!

:) :) 8) 8)

Postado

Ola amigos.

Eu paguei no meu RT809F R$420,00 já com frete por sedex, que chegou com 7 dias uteis. O imposto você paga no ato do recebimento do produto, pode ser cartão de débito ou crédito. O meu imposto ficou em R$120,00 mas por que mandei o vendedor declarar U$20,00. O produto chegou em perfeito estado e com muitos acessórios, esse é seu grande diferencial. Inclusive já fiz até gravação de SUPER I/O com ele, muito fácil!!!

:) :) 8) 8)

Po que legal que conseguio gravar S I/O  eu vi seu video

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...