Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

---ME--- Teste prático para saber se o bga necessita de reballing (minimal esquentation)

Featured Replies

Postado

Otima dica! já tenho alguns anos de experiencia e realmente funciona.

Ninja, ja peguei casos de sintomas variados, que se resolveram com esse mesmo procedimento, de repente ajuda alguém, já peguei casos em que o note não ligava, dava led e desarmava em seguida, ou ele ligava e não dava vídeo, ou não reconhecia a wi-fi e até casos em que não reconhecia o hd, mas lógico que sempre fazendo os testes básicos antes de partir pro ME (minimal esquentation)rsrrssrs

Vcs tão ligados que esse procedimento é só pra DIAGNOSTICO, certo??

• Respostas 249
  • Visualizações 46,2k
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Most Popular Posts

Postado

@cesert , quem não souber isso, não tem desculpa, porque o tópico é bastante claro...  8)

Postado

@cesert , quem não souber isso, não tem desculpa, porque o tópico é bastante claro...  8)

Com certeza, mas sei lá, pelas respostas que o tópico esta gerando, me deu essa pulguinha atrás da orelha de que estão usando esse método de "DIAGNOSTICO" como um procedimento de reparo, espero que não.

Postado

Opa, obrigado pela dica. Tô entrando agora no mundo de Reballing/Reflow e tô aprendendo bastante aqui!

Postado

Pessoal pode ser feito esse aquecimento por baixo mas não tem problema vc fazer o reflow e ver se resolve, fazendo corretamente não tem contra indicação, se subir vídeo não precisa fazer rebaling SOMENTE TROQUE O DISSIPADOR OK QUE ASSIM RESOLVE, NAO ADIANTA FAZER SOMENTE O REBALING, NAO RESOLVER O PROBLEMA DE AQUECIMENTO! Grande ABS a todos!

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.,

Pessoal pode ser feito esse aquecimento por baixo mas não tem problema vc fazer o reflow e ver se resolve, fazendo corretamente não tem contra indicação, se subir vídeo não precisa fazer rebaling SOMENTE TROQUE O DISSIPADOR OK QUE ASSIM RESOLVE, NAO ADIANTA FAZER SOMENTE O REBALING, NAO RESOLVER O PROBLEMA DE AQUECIMENTO! Grande ABS a todos!

, vir aqui a este fórum repleto de bons técnicos escrever este disparate é ridículo...

das duas uma: ou como seu primeiro post este foi zueira, ou você nesta profissão é o que chamo de "erro de casting" .

Postado

Como assim Alex não entendi sua indagação, a maioria dos notes que tem problema na solda Bga é devido a variação térmica que a solda sofre devido ao superaquecimento, o dissipador com tecnologia healt pipe desgasta com o tempo, portanto se fizer o reflow corretamente e corrigir a refrigeração a máquina não da mais problema na maioria dos casos mas se vc quiser fazer o procedimento do rebaling com rework não tem problema só que da um pouco mais de trabalho e de qualquer forma vc terá q resolver o problema do aquecimento senão vai dar pau denovo!

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., pelo que vejo você é um adepto do reflow... obrigado pelo seu esclarecimento, vou dar-lhe a importância devida.

Postado

Mto obrigado, mas faço rebaling se for reincidente, senão, corrigindo o aquecimento já pode resolver, porém conheço muitas empresas e técnicos que fazem reflow como diagnóstico e e essa tecnica rapida que foi ensinada deste topico é bem pratica e bacana para esse pessoal que parte pro rebaling afim de substituir a solda led free pela de chumbo,que também é bacana, algumas substituem o chip,mesmo estando ainda.funcional, mas como resolve muitas vezes no meu caso, prefiro tentar o reflow primeiro, quando a maq é virgem!

Me.desculpe.qq.coisa!

Postado

Ninja, ja peguei casos de sintomas variados, que se resolveram com esse mesmo procedimento, de repente ajuda alguém, já peguei casos em que o note não ligava, dava led e desarmava em seguida, ou ele ligava e não dava vídeo, ou não reconhecia a wi-fi e até casos em que não reconhecia o hd, mas lógico que sempre fazendo os testes básicos antes de partir pro ME (minimal esquentation)rsrrssrs

Acredito que nossa função é passar a situação para o cliente, e ele é quem deve decidir, se reflow, reballing ou troca da mobo, alertando que o reflow e muitas vezes o reballing (dependendo de como é feito) são paliativos, afinal, nada como uma mobo nova.

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., o seu comentário não é coerente, porque o que se estava a discutir no excerto que citou era o ME. o colega alertou mais uma vez, e muito bem, para o facto de ser apenas um método de diagnóstico...

Postado

Acredito que nossa função é passar a situação para o cliente, e ele é quem deve decidir, se reflow, reballing ou troca da mobo, alertando que o reflow e muitas vezes o reballing (dependendo de como é feito) são paliativos, afinal, nada como uma mobo nova.

Discordo diametralmente do que vc expôs e o nosso amigo Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. não me deixa ficar sozinho nessa, ME é só pra diagnostico, vc pode passar opção pro cliente de trocar a placa ou fazer o rebaling, e rebaling não é paliativo, é o reparo correto, se o rebaling deu retorno, a culpa não é do procedimento, a culpa é do técnico que fez alguma coisa errada. ME (Reflow) não deve nem ser considerado um paliativo, de novo, é só uma técnica de diagnostico. O que mais me assusta é o joinha que vc ganhou nesse post, isso quer dizer que tem mais gente que acha que ME é uma forma de reparo, a essa altura do campeonato, quando eu achava que esse mercado já estava ficando mais amadurecido, afinal desde 2008 a gente fala nesse assunto, ainda tem profissional que pensa dessa forma.

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., quanto ao joinha, fui eu quem deu e escrevi o seguinte: obgd pela opinião,se bem que seja completamente desconexa...

tenho evitado dar negativos, pelo que o joinha foi uma chamada de atenção construtiva.

deixo aqui esta chamada de atenção: o ME é apenas um método de diagnóstico. quanto ao reflow: acabem com essa história de reflow em componentes bga, ou o reflow acaba com vocês.

abraço

• 5 meses depois...
Postado

interessante ,mas ja mandei varios NOTE só com Reflow ,uns duraram uns dias e outros nunca mais tive noticia 8)

Postado

Pessoal, sei que sou novo aqui e nao manjo tanto quanto voces mas estes testes de esquentar a placa nao pode causar confusao, tipo, enganar, pois tem componente que se esquentar pode voltar a funcionar, como capacitor alterado por exemplo... um amigo que conserta tv me mostou isso numa placa a tv não ligava e ele esquentou os capacitores da placa e ela voltou a ligar mas ele deixou ela desligada um tempo e depois ela nao ligou mais.

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., gostou tanto assim da dica do , 2 j+!!

@curtolo- Realmente o que o falou acontece,  e como tenho muita experiencia na área de BGA ja consertei inúmeros equipamentos, ja fazendo rebaling a 16 anos, e que utilizando a técnica correta do reflow mais a correção correta da refrigeração do notebook, tenho obtido muito sucesso e em outros casos somente fazendo o rebaling que se resolve, mas como alguns membros condenam a técnica do reflow dizendo que somente rebaling resolve eu discordo, porque mesmo fazendo rebaling e nao corrigindo a refrigeração poderá dar o problema novamente! o ME citado é totalmente diferente da tecnica do reflow que citei, eu sei que ME é só para diagnostico mas acho que o pessoal não entendeu isso. Apesar de conhecer o fórum a muitos anos dês de seu inicio estou somente usando agora a pouco tempo, sou professor a 23 anos de hardware e eletrônica de placas mas tenho ainda dificuldades de operar o fórum, subi um tópico mas não estou conseguindo alterar o tópico como fui indicado pq acho que fiz algo errado e nem isso estou sabendo fazer rssss pq também não entendi o que fiz errado vc poderia me ajudar?
Postado

interessante ,mas ja mandei varios NOTE só com Reflow ,uns duraram uns dias e outros nunca mais tive noticia 8)

Pode ter certeza, os que vc não teve mais noticia é pq foi procurar um técnico pra fazer o procedimento correto ou que simplesmente deixou pra lá e comprou outro notebook.

• 1 mês depois...
Postado

Pra quem ainda tem dúvida de como se faz o ME, aqui um feito pelo nosso amigo Infosquad pra tirar quaisquer dúvidas:

• 2 meses depois...
Postado

Desculpem a falta de conhecimento, mas o que é essa desumidificação da bga, quando é necessário fazer isso?

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., desumidificação é feito quando vai fazer o reballing, pois quando vai utilizar alta temperatura no processo a umidade pode fazer bolhas no chip ou empenar a placa, pois ficam micro particulas de água no meio da placa estourando tipo  pipoca, desumidificando a placa lentamente isto nao acontece e nem empena a placa.

• 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.