Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Sony SVE141D11L - DA0HK6MB6G0 MBX-268 - Não liga!!!

Avalie este tópico:


gabrielnote

Posts em destaque

Olá amigos!!

 Esse notebook não dá start, ele tem 3 e 5 alws mas o problema que a tensão de start do IO que fica no seu PIN 108  até o CON1 Pino 9  fica oscilando entre 0.8 e 1,3 mais ou menos. Quando pressiono mata a tensão no pin do IO mas nada ocorre.
 Regravada a BIOS,  o D2 na linha do start parece ser  um Diodo mas nao conduz de nenhum lado, e pelo que vi no datasheet é um  Overvoltage Protection Device
R107 está ok, 
Tenho 3,3v  EC_Wake_ON no PIN 107 que acredito ser responsável por habilitar o IO a trabalhar (Estou certo ?)  
O Pulso  RSMRST# no PIN 123 do IO está em nível baixo 
Removido dispositivos wireless etc...
 IO tem Alimentação 3v em todos os PINS que o alimentam
Trocado o IO por um zerado
Não encontro curto na placa
Levantei o PIN 108 do IO e fica com essa mesma tensão 1,3

 Não sei mais o que fazer, esse IO tem um bloco SPI que se comunica com a PCH, será que tenho que regravar o IO? Eu comprei do WILL no ML e ele me garantiu que esse IO não tem EPROM e que não precisa regravar. Aí já fique confuso!!!
 Alguém pode me ajudar?? @FLAVIOTECH vc que um dos mais experientes tem alguma sugestão?
 

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabrielnoteCreio que deva se concentrar na questão de não ter um nível alto no pino 9 do con1. 1,3 nesse pino é nível lógico baixo, então reveja o diodo d2, pois está bastante estranho. Faz o seguinte: veja qual o pino correspondente ao pino 9 do con1 no seu conector de entrada. Não se concentre no sio antes de resolver essa questão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

verificou se tem alguma pl em curto 0?

você já tem o esquema dela? se tiver fonte assimétrica, vá injetando tensão em cada PL conforme esteja no esquema e veja se esquenta algo.

já peguei casos que era resistor que fazia a tensão oscilar, verifique se não tem nenhum componente com defeito próximo ao i/o.

 

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, gabrielnote disse:

Olá amigos!!

 Esse notebook não dá start, ele tem 3 e 5 alws mas o problema que a tensão de start do IO que fica no seu PIN 108  até o CON1 Pino 9  fica oscilando entre 0.8 e 1,3 mais ou menos. Quando pressiono mata a tensão no pin do IO mas nada ocorre.
 Regravada a BIOS,  o D2 na linha do start parece ser  um Diodo mas nao conduz de nenhum lado, e pelo que vi no datasheet é um  Overvoltage Protection Device
R107 está ok, 
Tenho 3,3v  EC_Wake_ON no PIN 107 que acredito ser responsável por habilitar o IO a trabalhar (Estou certo ?)  
O Pulso  RSMRST# no PIN 123 do IO está em nível baixo 
Removido dispositivos wireless etc...
 IO tem Alimentação 3v em todos os PINS que o alimentam
Trocado o IO por um zerado
Não encontro curto na placa
Levantei o PIN 108 do IO e fica com essa mesma tensão 1,3

 Não sei mais o que fazer, esse IO tem um bloco SPI que se comunica com a PCH, será que tenho que regravar o IO? Eu comprei do WILL no ML e ele me garantiu que esse IO não tem EPROM e que não precisa regravar. Aí já fique confuso!!!
 Alguém pode me ajudar?? @FLAVIOTECH vc que um dos mais experientes tem alguma sugestão?
 

@gabrielnote o EC(I/O) dessa placa não é do tipo com Flash ROM interna amigo, portanto não precisa regravar ele ok. Essa placa mãe costuma dar defeito no arquivo da ROM Bios se corrompendo. Utilize o arquivo do link abaixo e regrave o arquivo, já que você fez a troca do EC(I/O), mas não esqueça de fazer um backup antes ok. Outra coisa fez uma boa inspeção se na troca do I/O não ficou algum pino mal soldado revise essa solda nos pinos com cuidado.

Link:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson Macedo  essa tensão que vai para PIN 9 do CON1 vem direto do IO por isso a preocupação com ele, cheguei até levantar o PIN 108 do IO e a tensão fica na mesma.  Obrigado pela atenção!

 @FLAVIOTECH A última BIOS que regravei era exatamente essa do seu LINK.
 Uma pergunta, como consigo identificar se o IO tem FLASH?? Eu achei que pelo fato de ter os PINS do SPI ela teria uma rom interna. Screen Shot 08-03-17 at 08.00 PM.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabrielnote amigo não tinha como eu saber que era você. Então você abriu outro Tópico com o novo defeito na mesma placa é isso?

- Não vou tratar aqui dos EC(I/O) com flash ROM interna ok, pois vai misturar ao propósito do Tópico. O amigo pode pesquisar aqui no Fórum que tem tratando do assunto ou então poderá abrir um Tópico duvida a respeito ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo @Gilson macedo,

 Olha, se observar o esquema vais ver que não tem como o CON1 fornecer tensão  SIO pois ele não tem nenhuma linha de alimentação de entrada para tal função até porque a tensão de +3v que chega aos outros pinos só estarão presentes depois do start . Acredito que o esquema deva estar errado pois pelo que analisei a tensão fornecida pelo SIO entra no PIN 9 do CON1 e vai direto para o power que faz o aterramento fazendo com que a tensão no SIO caia e de partida na placa. Qual seria a sua tese em relação a tensão vir do CON1??

 Desde já agradeço a atenção!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fui trabalhar nessa placa e percebi que quando conectei o carregador a tensão de 3v estava presente no PIN 108 do IO e nos pins 8,7,6 do CON1 , e todas essas tensões vem do IO. Lembrando que havia levantado o PIN 108 do IO  e mesmo levantado os 3,3v estavam no PIN levantado portanto minha tese de que o a tensão que vai para o PIN 9 do CON1 se origina do IO mesmo e não de outro ponto como disse o amigo @Gilson Macedo 
 Olá amigo @infosquad poderia nos ajudar nesse caso? 
 Nunca peguei um defeito assim,  tentei seguir a sequencia e parece estar tudo em seu lugar menos claro a tensão do power  e as que ele enviar para o CON1 como NUM etc...

Sei que o Pulso EC_WAKE_ON vem do IO e está presente pois tenho OS 3 e 5 ALWs
 

 Logo depois que conferi que essas tensões estavam lá  percebi que as tensões ALWs não estava presentes, achei muito estranho pois na última página informa que essas tensões tem que estar presentes logo que conectamos o carregador. Logo depois despluguei o carregador e voltei a plugar e agora o negócio inverteu, as tensões do IO Sumiram novamente e as tensões ALWs apareceram novamente. 

 Eu acredito que tenha algum pulso que não está presente no IO e que venha a gerar essas que estão faltando mas não sei qual. A única coisa que me resta é fazer o reball na PCH pois pode ser algum pulso dela e a mesma pode estar  com solda fria.
 Não gosto de fazer o reball antes de seguir todo a sequencia start mas nesse caso parei no IO!!!

Editado: por gabrielnote
alteração.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FLAVIOTECH alterou o título para Sony SVE141D11L - DA0HK6MB6G0 MBX-268 - Não liga!!!

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...