Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer Aspire One - Placa KAV60 LA-5141P - não liga (em curto).

Avalie este tópico:

diogotecnico

Posts em destaque

Olá amigos.

Estou com um netbook Acer Aspire One, Modelo: KAV60, Placa: KAV60 LA-5141P. Liguei na fonte assimétrica e de cara já detectou curto. Deixei em 999ma e logo percebi que dois componentes estavam esquentando, estava escrito na placa estes: pq10 (p1403evg) e pd13 (pj936 e sx34). Fiz a troca de ambos e depois de testado deu mesmo defeito - acabei danificando também os componentes que troquei. Não considerei antes a possibilidade de outros componentes estarem em curto e causar o aquecimentos nas peças que troquei, pelo fade de não ter o esquema elétrico da placa. Então gostaria de saber como detectar os componentes que estão realmente em curto. 

Desde já agradeço. Vlw.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diogotecnico

Retire o PR56 e veja em seus pad, pra que lado está o curto.

Segue o esquema:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por Jakers Binder
Link para o comentário

Olá... Retirei o PR56 e percebi que ele está em curto. Mas não sei se é normal. Detectei tmb uma serie de capacitores em curto dos dois lados e tmb não sei se é normal. Segue a imagem... Testei esses mesmos capacitores em outra placa idêntica e percebi que nem todos os capacitores estavam em curto como na imagem. Me deem uma luz, pois estou começando a mexer com placa agora. 

photo5091844666583787451.jpg

photo5091844666583787450.jpg

Link para o comentário

26 minutos atrás, Jakers Binder disse:

@diogotecnico

Está acompanhando pelo esquema ?

Sem o PR56, veja em seus pad pra que lado está em curto (conforme solicitado na resposta #2).

Está para o lado do PQ10 ou PJ11 ?

Como eu faço para descobrir pra que lado está o curto? Como eu sou iniciante em eletrônica, estou com dificuldade para saber como proceder nesse caso.

Link para o comentário

Com o PR56 removido fiz o teste aki. De fato o curto está do lado da trilha do B+. Segue a foto:

Para continuar os testes, com a fonte assimétrica eu coloco a ponta preta no ground da placa e com a vermelha eu aplico uma pequena carga no pad correspondente ao curto (circulado em vermelho), e procuro aquecimento certo? Estou suspeitando tmb de uns capacitores no esquema. Mas não consegui detectá-los na placa, pois na placa não tem a referência deles. Então resta procurar por aquecimento.

photo5093606419218933698.jpg

Link para o comentário

Fui aumentando a tensão e a amperagem até chegar em 3.52v e 1.6A. Os capacitores marcados na imagem 1 começaram a esquentar levemente, Segue a imagem 1:

Mas o componente que realmente esquentou muito foi o PQ25.

Devo remove-lo? Se sim, como procedo depois? Segue o esquema na imagem 2:

photo5096060563531868161.jpg

photo5098186473559140279.jpg

Link para o comentário

@diogotecnico

Ok...

Não vamos injetar tensão ainda... pode por o PR56 de volta no lugar e jumpear novamente o PJ11 .

Deixe a PL9 fora da placa e retire também o PQ25...

Agora veja se o curto permanece no pad1 da PL9, se constar curto nesse ponto.... então o causador é um desses capacitores da imagem abaixo (PC110, PC113, PC132 ou PC133).

Vai ter que tirar um de cada vez e verificar se o curto some.

ata1.png

Editado: por Jakers Binder
Link para o comentário

Em 09/10/2017 às 12:34, Jakers Binder disse:

@diogotecnico

Ok...

Não vamos injetar tensão ainda... pode por o PR56 de volta no lugar e jumpear novamente o PJ11 .

Deixe a PL9 fora da placa e retire também o PQ25...

Agora veja se o curto permanece no pad1 da PL9, se constar curto nesse ponto.... então o causador é um desses capacitores da imagem abaixo (PC110, PC113, PC132 ou PC133).

Vai ter que tirar um de cada vez e verificar se o curto some.

Olá... Desculpa pela demora.

Com o PQ25 e PL9 fora da placa, fiz os testes e não apresentou curto. Então já podemos descartar queles capacitores. Como devo prosseguir agora?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...