Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte real 500w

Avalie este tópico:


robert

Posts em destaque

Gente por favor me ajuda minha fonte bluecase real de 500w liga o led da placa mae ao ser colocada na tomada porem quando tento ligar o PC ela não liga, ja usei outra fonte e o pc ligou normal tentei liga-la "forçada" Juntando o Fio verde com um preto e ela da um tranco no cooler e para e faz um pequeno barulho, tento de novo e ela faz o mesmo, Após algumas tentativas percebi que os TDA's stc13009 estavam esquentando, oque fazer? Já olhei os capacitores e nao tem nenhum estufado.

fonte_atx_500w_real_bluecase_fnta0068__47714_zoom.jpg.c9985da23be1d42e76afd7f7928370ab.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pg = Power Good, tensão que arma a fonte interna da placa mãe. E retorna informando o consumo para o tl 449 ou outro regulador de tensão similar.

 

A Sigla que vem antes se vem escrito TL é sempre um regulador.

 

 

 

Teste com o multímetro o fio llilas tem que aparecer uma tensão de 5vcc mesmo com a fonte sem o jumper que vc deve ter colocado entre o fio verde e o aterramento.

 

Se vc tem 5 vcc indica que o primário esta bom, mas vc também deve testar a capacitância dos capacitores grandes, Biteludo, Capacitor grades do primário, olhe esta fonte se não me engano tem alguns reguladores de tensão que alternam a corrente do secundario. T

 

Se for uma fonte de chaveamento automático tente ver se ela não tem um relê que faz a  comutação 110 e 220 vca

 

Teste ela nas duas tensões.

 

Informe mais detalhes que eu te passo mais alguma coisa.

 

Se não tirou capacitor por capacitor e testou no capacímetro, esta perdendo tempo.

 

Se não tem um tente usar um multimetro analógico que " quebra o galho"

 

 

Boa sorte...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer multímetro analógico barato vai te servir aprenda a testar capacitores com ele primeiro.

Da uma olhada no site do burgoseletrônica ele é muito bom, vale a pena adquirir os cursos dele.

 

Espero não estar cometendo uma infração por estar te indicando um site. E que ele é simplesmente

" o cara"

 

Procure materiais dele no You Tube tem muita coisa....

 

 

E nunca desista, seja persistente

 

Depois volte e poste o que aprendeu ou descobriu deve ter mais pessoas querendo esse tipo de informação como vc.

 

Abraços...

 

 

 

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quer outra dica, acho que vc quer aprender a consertar essas fontes.

 

Se não tem certeza ou não sabe testar um capacitor eletrolítico e eu ja ví capacitores que pareciam novos

" lindos"  e estavam ruins.

 

Na duvida Troque todos.

 

Acho que vou apanhar por falar isso, rsrsrs

 

 

Boa sorte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quer outra dica, acho que vc quer aprender a consertar essas fontes.

 

Se não tem certeza ou não sabe testar um capacitor eletrolítico e eu ja ví capacitores que pareciam novos

" lindos"  e estavam ruins.

 

Na duvida Troque todos.

 

Acho que vou apanhar por falar isso, rsrsrs

 

 

Boa sorte...

 

Uso esse mesmo critério, na duvida troco. Já aconteceu esta procurando em outros componentes e os capacitores aparentemente estavam bons, mas no entanto estavam ruim!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia, verifique os resistores de partida nos chaveadores, e geralmente do outro lado do dissipador, tem 2 cap eletroliticos de 2,2 uf ou 4,7 uf, troca.

Só um comentario, sempre quando for testar uma fonte atx antes e depois do reparo, sem dar partida nela, coloque uma lampada incandescente de 60 ou 100w em serie com a energia eletrica, se tiver algum curto na primaria a lampada acende e não te prega um susto ou desarma o disjuntor. Se não acendecer remove a lampada e liga a fonte e muito cuidado com as tensões da primaria..chega a 380v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarda meu caro, eu deixei na area de downloads, um tutorial de fontes para pc, recomendo que vc baixe, eu tenho aquilo como meu livro de bancada.

Quanto aos capacitores, não mude os valores e sempre devem ser de 105º, com excessão dos dobradores de tensão da primaria (aqueles 2 grandes)que são 85°. Procure em sucata de outras fontes que com certesa vai ter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lampada em série é uma boa jogada. Gostei desse forum, em outros locais vc seria massacrado!

 

É legal aqui, td mundo começa assim como vc, de algum ponto.

 

Ninguém nasce sabendo td, só que quando vc aprender não passe dicas simples de mais para colegas de outras áreas ou vc vai ter que consertar apenas as " Bombas"

 

Tente ser sempre humilde e pessistente e tente colaborar sempre que possível

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta consertar essas fontes baratinhas, são mais fáceis de consertar e vão te dar uma boa base.

 

Já cheguei a consertar 30 dessas por dia em uma universidade pública que trabalhei pq se dependesse do governo as máquinas iam ficar paradas muito tempo esperando edital de licitações.

 

Isso é da uma boa base e acho que vai te ajudar a aprender pra depois tentar consertar coisas mais difíceis, boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Robert , veja a foto a seguir os capacitores de acoplamento quando ruins provocam o aquecimentos dos transistores chaveadores, (quando eu digo ruim, não precisam estar estufados não, tem a famigerada ESR, resistência serial equivalente enfim..) não se preocupe por ser a foto de uma fonte generica, os layouts são bem semelhantes e com o tempo vc fica craque. qquer coisa tamos no pedaço só dar um berro.

image.php?di=07GZ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...