Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspiron ONE 2320 / IPPSB-SFA / REV: 1.05 / muito lento ao ligar e carregar o SO

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Colegas,

 

Estou com este dell One de 23"  funciona tudo mesmo, mas está muito lento ao ligar e carregar o windows, linux ou qualquer sistema tanto pelo CD como pela USB como pelo HD.

 

A descrição do defeito é semelhante a este tópico que a tela vai baixando parecendo uma cortina: 

 

Quando entra no windows fica tudo normal o acesso a internet e tudo mais.

 

O que já foi feito

 

1 - Checado todas as tensões da placa - tudo normal

2 - regravado e trocado o chip da bios e limpando Me Region

3 - trocado processador, memoria

4 - trocado chipset PS - Bd82h61 Slj4b

5 - retirando limpando e colocando de volta no lugar ITE8519E

6 - trocada fonte do notebook

7 - ligando somente com tela externa

8 - reset do CMOS trocada a pilha do CMOS

9 - A placa foi toda lavada antes e colocada na estufa por 6 h

 

Espero sugestões dos colegas, porque meu próximo passo será trocar a ITE

 

 

 

 

Editado: por Roberto275803
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, edward linux disse:

esse problema mora nas maquinas Dell tem um bom tempos e  tem poucos relatos de  solução , vi em um forum gringo que  esse defeito provem  de um capacitor,mas não  especificaram exatamente onde ele se encontra .

Se for cerâmico então a placa tem milhares deles

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, edward linux disse:

esse  é o problema , so citaram capacitor sem especificação, eletrolitico ou ceramica, nada consta.... mas vou  fuça mas um pouco por la .....

 

1 minuto atrás, edward linux disse:

esse  é o problema , so citaram capacitor sem especificação, eletrolitico ou ceramica, nada consta.... mas vou  fuça mas um pouco por la .....

Isto acontece muito em todos os fóruns.

 

As pessoas querem receber ajuda, mas não tem interesse algum em passar o conhecimento.

 

Em uma placa como esta sem serigrafia apropriada o ideal seria uma foto marcando o componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não seria IPPSB-FSA o modelo da placa? 

Se for, este esquema é compatível?  

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo

 

Sim, você está correto. Já alterei lá.

 

Obrigado por alertar, mas o esquema aqui está correto, pena que a serigrafia da placa é medíocre, tem somente os componentes principais.

 

Esta placa tem chipset de vídeo dedicado, sabe como isolar para teste e deixar o processador gerar a imagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Neo disse:

Acredito que seja pra armazenar EDID. Leia ela pra gente ver o conteúdo.

OK. É isto mesmo o Extended Display Identification Data

 

Agora onda encontrar o arquivo dela, para comparar. Este notebook a imagem esta se formando bem devagar parecendo uma cortina descendo, será que pode ser problema nesta bios ou nada a ver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, o EDID é responsável por estabelecer os parâmetros padrões que poderiam ser usados para a comunicação entre a tela e o aparelho, ex: 1024 x 748 @ 60hz, 800 x 600 @ 55hz, imagino que em caso de desavença entre os dois algo como isso até poderia ocorrer sim...

A questão é determinar se realmente é este o problema, e se quem está causando é a placa mãe ou a tela.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo

 

O que está acontecendo é que ele é muito lento para entrar na tela da bios e também para carregar o sistema pelo pendrive, CD ou HD.

 

Depois que ele carrega o SO fica uma maquina turbinada, navega na internet, abre qualquer arquivo, vídeo, etc muito rápido.

 

Nos desktop temos muitas opções na bios e até o boot pode ser visto passo a passo, como memoria, hd, rede, etc.

 

Esta carroça aqui não vê nada, já passei o diagnostico e deu tudo certo sem problema.

 

Se eu ligar ele sem memoria ele demora um tempo longo para bipar, será que isto é suficiente para indicar problema nos slot de memoria, ou na fonte da memoria?

 

Tem um colega que teve problema igual no leitor de cartões, ele disse que desligou o leitor de cartão e a maquina ficou veloz, será mesmo possível?

 

Desligar é remover o chip controlador?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara até pode sim tive problemas similares relacionados ao card-reader em pelo menos uma máquina, não lembro se arranquei ou se substitui.

Mas fico aqui pensando qual o vídeo está definido como padrão na bios, se é que tem essa configuração.

Pode ser que esteja carregando no vídeo dedicado com problema e quando chega no windows passa para o integrado do processador ou vice e versa, se tiver essa config vale apena checar.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Neo disse:

Cara até pode sim tive problemas similares relacionados ao card-reader em pelo menos uma máquina, não lembro se arranquei ou se substitui.

Mas fico aqui pensando qual o vídeo está definido como padrão na bios, se é que tem essa configuração.

Pode ser que esteja carregando no vídeo dedicado com problema e quando chega no windows passa para o integrado do processador ou vice e versa, se tiver essa config vale apena checar.

 

 

 

Pelo esquema que  você tem aí pode me informar em qual posição fica este sinal que habilita ou seleciona a placa de vídeo.

 

Eu tenho o vídeo que explica sobre isto com a sigla discrette para placas com com vídeo dedicado e UMA quando o processador faz o vídeo e como uma discrette pode ser configurada para UMA.

 

Eu queria fazer este teste antes de mexer no chipset gráfico. Pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Neo disse:

Não tem seleção na bios? Se tiver é mais fácil e tem o mesmo resultado.

Se não tiver eu tento te ajudar sim. ;D 

Não tem na bios. A única opção que já alterei varias vezes e não deu resultado algum é mudar a quantidade de memoria alocada para a placa de vídeo tipo 128 - 256 ou all

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ... tudo bem ... ja tentou uma atualização de bios?

Já testou o hd para ver se  não há problema com ele?

Já testou a GPU  com algum programa?

Já testou as memoria do vídeo dedicado?

Já testou  as sua temperaturas e se não está havendo throteeling?

Os drive da placa de vídeo dedicado está correto? está instalado?

Já fez uma formatação limpa em outro hd para ver como se comporta o equipamento?

Peço desculpa caso eu não tenha compreendido o post

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, tecgess disse:

Olá ... tudo bem ... ja tentou uma atualização de bios?

sim

Citar

Já testou o hd para ver se  não há problema com ele?

Sim. HD, CD_Boot. usb, linux

Já testou a GPU  com algum programa?

Dentro do windows ou qualquer sistema operacional roda normal, nada com o driver

Já testou as memoria do vídeo dedicado?

Como? Diagnostico da dell aprova tudo

Já testou  as sua temperaturas e se não está havendo throteeling?

Processador aquece rápido ao ligar 60 graus, mas fica nisto

Os drive da placa de vídeo dedicado está correto? está instalado?

precisa de driver para entrar na bios? Lento na inicialização do post depois depois fica rapido

Já fez uma formatação limpa em outro hd para ver como se comporta o equipamento?

problema somente na bios, nada depois que carrega o sistema

Peço desculpa caso eu não tenha compreendido o post

 

Parece que o sistema tenta checar alguma coisa e fica aguardando, tipo decidir que placa de vídeo vai usar a do processador ou a de vídeo dedicada e fica nisto até carregar o windows aí depois que carrega o windows ele fica normal e a indecisão termina.

Editado: por Roberto275803
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que um teste com programa tipo unigine heaven seria interessante pois se o defeito for na gráfica dedicada, a tendência é do teste nem conseguir abrir.

Visto que a máquina não tem seleção de vídeo padrão na bios, trocar o processador caso seja possível também ajudaria a identificar possível problema no vídeo integrado que pode estar sendo usado como padrão para o boot da máquina.

Se nada disso ai surtir efeito acredito que teria que verificar o u9388 já vi alguns tópicos por aqui de gente dizendo que o problema da máquina era o equivalente dele em outras placas.

Com esses testes ai evitaríamos uma abordagem mais complexa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse, vi tópicos relatando muitos problemas com o equivalente dele, nunca peguei um aqui na bancada com problema, nunca fiz uma análise mais aprofundada então este foi só um palpite na realidade com base em constatações alheias, mas levando em consideração sua última colocação realmente faria menos sentido ser defeito nele já que o problema acontece igualmente em monitor externo.

Mas a troca do processador e o teste com unigine heaven creio que não haja objeção né? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...