Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

1º versao maquina caseira minha. fotos novas pagina 4

Avalie este tópico:

cyb3punk

Posts em destaque

• Respostas 107
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

• 2 semanas depois...

mais um avanço na minha maquina com notebook encastrado

ainda falta alguns pormenores . arrumar cabos etc

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Uploaded with

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, parabens, essa tela lcd aí ficou show com o visual do perfil,  uma pergunta esses eixos do suporte da placa, é de aço ou aluminio? pergunto por que eu tenho varetas de alumínio desse tipo fortes, mas achei que com ela ficaria agarrando o movimenta lateral do conjunto e eixos de aço grandes é raro de conseguir,  é até descobri eles no ebay, mas os grandes são caro demais, fiz  na minha com eixos de impressoras mas deveriam ser mais compridos, se desse para usar aluminio é bem mais fácil de trabalhar ( usar ele)  desde que não fique agarrando ou empenando.

Link para o comentário

ola

os eixos

um é de uma impressora. como nao consegui arranjar outro do mesmo diametro 10mm 

comprei de ferro ( tem uma percentagem de aço. mas é mais ferro)

as peças que onde estao os garfos para suportar a board . essas ja sao em aluminio

ps. so vi agora a tua resposta completa

estes eixos aqui em portugal compra.se numa loja de ferragens (bricolage) tem 1 metro de comprimento

eu depois tiro foto do varao para veres

os teus eixos de alumino. penso que podes usar. mete a distancia que nao apanhem calor, se estas com receio que ganhem empeno.

A tela do lcd  é um notebook ( magalhaes 1 )  que esta dentro da caixa.  fiz um comando para subir top e descer . no mesmo comando tem um botao para ligar o notebbok

Link para o comentário

Cyber estás de parabéns, já tinha visto que andavas a fazer a máquina noutro lado, à cerca 2 anos que tenho os componentes todos para fazer a versão arduino mas nunca a cheguei a fazer, como tenho a scotleir6000v4 para trabalhar ...mas pode ser que um dia destes comece a montagem eheheh

Não sei se ainda dá, mas lembro-me que arranquei alguns componentes pedindo à marca free samples!

Link para o comentário

Cyber estás de parabéns, já tinha visto que andavas a fazer a máquina noutro lado, à cerca 2 anos que tenho os componentes todos para fazer a versão arduino mas nunca a cheguei a fazer, como tenho a scotleir6000v4 para trabalhar ...mas pode ser que um dia destes comece a montagem eheheh

Não sei se ainda dá, mas lembro-me que arranquei alguns componentes pedindo à marca free samples

boas és de sintra um bocadito longe de mim

o free samples acho que é a isto que te referes

se tens esta maquina scotleir6000v4  podias fazer so um top com pistola de ar quente.  mas sem te desfazeres do teu top original.

tens ai tudo  nessa maquina para o fazer . tens os pid control

era so ligar uma pistola de ar quente  no Pid para o Top e o motor da pistola trabalhar independente a 16v dc 

o teu altec ja trabalha com software o que é bom para ver a curva

Link para o comentário

Cyber meus parabéns

Agora um reparo por experiencia própria, as nossas pistolas de ar tem 1600/2000 w, logo quando ligadas fornecem + de 300 graus o que é demasiado sobre o chip.

Eu alterei a minha coloquei 1 resistência de 500w com termopar junto e motor ligado a 6 "seis" volts ,assim tenho uma subida lenta e controlada :

a temperatura  é controlada com termopar no chip ++ o termopar na resistência de topo"500" ,consigo controlar o valor de HB de 20 ou outro a meu gosto.

Espero que possa ajudar.

Abraço

Link para o comentário

Cyber meus parabéns

Agora um reparo por experiencia própria, as nossas pistolas de ar tem 1600/2000 w, logo quando ligadas fornecem + de 300 graus o que é demasiado sobre o chip.

Eu alterei a minha coloquei 1 resistência de 500w com termopar junto e motor ligado a 6 "seis" volts ,assim tenho uma subida lenta e controlada :

a temperatura  é controlada com termopar no chip ++ o termopar na resistência de topo"500" ,consigo controlar o valor de HB de 20 ou outro a meu gosto.

Espero que possa ajudar.

Abraço

ola v.santarem   

o coloquei um dimmer na resistencia da pistola. se reparares na foto que tem o ecra do magalhaes tem ao lado dois botoes rotativos. sao dimmers um para o pre outro para o top.

eu nao preciso realmente da potencia toda da resistencia do top.

mas o software trabalha com PID . a resistencia nao esta sempre activa. liga por ciclos . é o software que faz isso automaticamente para atingir temperaturas desejadas. conforme eu programar o perfil.

eu tenho de fazer video para depois mostrar.

estou so testar os nozzles para ser uniforme saida de ar.

tens foto dos teus nozzles?

estas a usar o software que te passei aqui da archi?

Link para o comentário

Ok entendido mas testei com regulador e não gostei ,por isso fiz a alteração.

Por agora uso 3 controladores de temperatura e controlo manualmente

meu filho está fazendo 1 controle automático para tudo isso com soft próprio que ele criou, onde apenas coloco o perfil e funfa sozinho,

tanto quanto entendi se baseia em chip arduino ??

Os bocais fiz 2 mas sempre uso o mesmo não precisei de colocar rede pois o ar já sai bem distribuído do soprador.

Editei para falar das fotos: minha casa ardeu toda e junto foram todas as maquinas ainda não comprei novas tenho outras prioridades.

Abraço

Link para o comentário

Ok entendido mas testei com regulador e não gostei ,por isso fiz a alteração.

Por agora uso 3 controladores de temperatura e controlo manualmente

meu filho está fazendo 1 controle automático para tudo isso com soft próprio que ele criou, onde apenas coloco o perfil e funfa sozinho,

tanto quanto entendi se baseia em chip arduino ??

Os bocais fiz 2 mas sempre uso o mesmo não precisei de colocar rede pois o ar já sai bem distribuído do soprador.

Editei para falar das fotos: minha casa ardeu toda e junto foram todas as maquinas ainda não comprei novas tenho outras prioridades.

v.santarem

eu so usei regulador por nao precisar de potencia toda da resistencia.

regulado uma vez nao preciso mexer mais nele.

nao tenho de controlar nada manualmente

no software eu programo o perfil 

TemP soak Min

TemP soak Max

tempo em segundos da fase Soak

Temp melting point

reflow

tempo em segundos do reflow

criando o perfil destes valores o software faz tudo automaticamente desde o Pre aquecimento. ativando o top 3 nao fase final sa temp Max do soak.

liga cooler da pistola automaticamente. 

as temperaturas nao passam do que eu programo no perfil.

inclusive programa.se subida de ramp 1 , 2 ou 3 segundos

basicamente o mesmo que um Pid Control Altec

sim isto trabalha com arduino que usa bibliotecas Max6675 para ler sondas K-type e biblioteca Pid_control

o segredo esta no Pid Tuning

se o teu filho percebe de programaçao o segredo esta no PID Tuning

ha muita materia na net sobre este tema inclusive para arduino ou Pic16f876

eu tb estou a tentar percebe o algoritmo PID ( gosto de saber como as coisas funcionam, visto nao ter sido eu a criar o soft para a maquina)

como percebo um pouco de Visual basic.( comunicar com arduino é facil) estou so a tentar perceber o PID assim que o entender é facil criar o software .

tenho um codigo fonte em visual C#  para um forno com PIC  que tem funçao PID control.

editado por mim: aqui esta o link do tal codigo fonte é para um forno caseiro. mas base esta ai

posso passar para ti se precisares para teu filho ver como funciona

bem isso da casa arder nem sei que dizer!!!!

micxnet

Que shown!!! Cade a continuação? rs.... Abraços e parabens!

esta a continuar. esta em fase de testes. assim que estiver tudo no ponto faço um video

Link para o comentário

chico lima

cyb, estou te acompanhando faz tempo na sua máquina e devo montar a minha em breve. Este software de controle dela é feito em visual basic?

boas no que precisar de ajuda ja sabe é so dizer.

este software nao foi feito em visual basic. o autor fez em Visual C#  mas percebendo. se o Pid Control

faz.se em qualquer Linguagem de programaço

Link para o comentário

• 3 meses depois...

cyb3punk, espectacular.

Tambem sou tuga, aletejo. E ando a juntar informação para fazer uma estacao. a tua esta brutal, desculpa, mas, vou ter que copiar o teu projecto. E é de louvar a tua atitude, partilhaste toda a informação.

Que conselhos me puderás dar? Tens o projecto documentado (informação reunida) que possas partilhar

mais uma vez grande trabalho.

Nota 10

abraço

Link para o comentário

boas

tens tudo no forum 

(maquinas caseiras)

depois alguma duvida que tenhas ajudo na boa

es do sul :-)  eu zona centro

Link para o comentário

Com esta não contava, ando aqui eu a matar a cabeça a tentar aprender na teórica como se faz um reballing e até tenho medo de comprar a scotle ir6000  e depois não a saber montar e deparo-me com um (vizinho) com uma maquina caseira xD

Os meus parabéns, a maquina está excelente  de top, boa sorte com o projecto :)

já agora sou de Coimbra

abraço 

Link para o comentário

Kill3r

Com esta não contava, ando aqui eu a matar a cabeça a tentar aprender na teórica como se faz um reballing e até

tenho medo de comprar a scotle ir6000  e depois não a saber montar e deparo-me com um (vizinho) com uma maquina caseira xD

Os meus parabéns, a maquina está excelente  de top, boa sorte com o projecto :)

já agora sou de Coimbra

somos quase vizinhos :-)

eu Figueira da Foz

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  Em 10/10/2012 às 22:09, silvanoservitec disse:

cp3punk  atéaí já está legal. ...como comentei no outro tópico seu, eu tinha uma rejeição ao arduino, mas passei a gostar e devo comprar uma placa arduino no ebay esta semana,

Me reponde qual das placas  de arduino pretende usar? já tem ela comprada?

Oytra lá no reballing.es naveguei tudo os links com o software do dmingo estão vencidos ou retirados, vc disse que tinha o software dele , poderia me conseguir uma cópia? gostei do visual daquela  ultima versão dele.

vou improvisar uns testes assim que tiver o arduino mais para  fim ou inicio do ano ia fazer uam versão de maquina a ar., ia ser com controladores, mas quem sabe uso o arduino.

como vc fez o mecanismo para baixar e levantar o canhão superior?

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...