Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Toshiba A200 desliga-se quando o coloco a carregar (LA-3481P - REV 2.0A)

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Boa Noite!

Tenho um Toshiba A200 que desliga-se quando ligo o carregador, ás vezes também faz só com a bateria mas é raro acontecer.

Outras vezes nem consigo o ligar pois o LED power acende mas desliga-se logo em seguida.

Há toshibas que este problema é resolvido substituindo o condensador nectokin mas este não têm.

Agradecia quem soubesse alguma solução para isto que me ajudasse.

Cumprimentos

Postado

Sim baixei o esquema até já tentei esta solução que parece neste tópico "

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
mas o problema persiste.

Não testei com outro processador ou com outra gráfica pois são componentes caros e tenho receio que fique na mesma , mas já experimentei outro carregador e desliga-se.

Postado

Boa Dia!

Mas eu retiro a hipótese de ser o nectokin pois eu já disse na mensagem anterior que este modelo não tem esse condensador.

Nos terminais da bateria como assim? A bateria tem 9 pinos quais é que eu devo medir?

Reprogramar a bios e acha que pode ser esse o problema? por acaso não sei como se faz...se explicar agradecia obg...

Cumprimentos

Postado

Verifica se com apenas uma memória (no slot de cima) ele funciona bem.

Se funcionar faz um ME na PN e volta a testar com as duas memórias.

Esse já me tirou horas de sono , já conheço o esquema dessa board de cor.

Nota:

Alguns A200 em vez do tokin têm seis condensadores à "volta" do socket do CPU , mas nunca apanhei nenhum em que o problema fosse deles.

Postado

interessante o pessoal não lê todo o post e começa tacando logo a troca do coitado do nectokin sem ao menos "ler'' que o mesmo não consta na placa,kkkkkk :))

vamos se ligar galera,assim o topico não flui para conseguir resolvê-lo,é tipico caso de postar por postar,apenas com a intenção de aumentar o numero de mensagens.

agora quanto ao defeito há uma boa hipotese de ser algum mosfet na entrada de alimentação da mobo ,teste com a bateria se no positivo do jack de alimentação (sem conectar a fonte de alimentação) se há alguma tensão.

Postado

Pois é Sousa04 não lêem tudo e depois é o que dá...

Ok vou medir a tensão no jack de alimentação.

Lagarto por acaso só utilizo a primeira slot pois quando utilizo as duas o PC tem outro problema que consiste no seguinte o PC liga mas não arranca pois não aparece nada no ecrã...não sei se isto já aconteceu alguém?

Cumprimentos

Postado

amigo se apos seguir a dica dos amigos acima, e mesmo assim não obter exito de atenção ao i/o ele que controla carga junto ao c.i responsável pela charge, sucesso.

Postado

Boa Dia!

Mas eu retiro a hipótese de ser o nectokin pois eu já disse na mensagem anterior que este modelo não tem esse condensador.

Nos terminais da bateria como assim? A bateria tem 9 pinos quais é que eu devo medir?

Reprogramar a bios e acha que pode ser esse o problema? por acaso não sei como se faz...se explicar agradecia obg...

Cumprimentos

Meça todos os terminais

Postado

"filipego" Já medi os pinos da bateria e obtive estes valores com o PC virado para baixo e da esquerda para a direita:

1º: 0v; 2º: 0v; 3º: 4,97v; 4º: 4,97v; 5º: 3,32v; 6º: 0v; 7º: 2,40v; 8º: 0v; 9º: 0v.

"souza04" só com a bateria não há tensão no jack de alimentação.

"INFOART" onde está situado esse i/o é que tenho este PDF "TOSHIBA Satellite A200 - COMPAL LA-3481P - REV 2.0A" mas lá não diz onde é que se situa os componentes.

"arkkann" também não sei onde se encontra o regulador de tensão se puder me dizer agradecia.

Cumprimentos

Postado

Amigo, este procedimento que vou te passsar já foi usado por outro colega aqui do fórum e que agora está em casos resolvidos. No caso desse notebook que nem sempre liga e que você precisa retirar a bateria e simular várias vezes o ligamento do mesmo, pode ser o mosfet "comutador". Esse mosfet é encarregado de reconhecer qual das fontes de alimentação será usada. Quando plugamos o cabo da fonte ele reconhece e identifica que não será atraves da bateria que ele irá iniciar. Se esse mosfet estiver com defeito, isso não acontecerá. Você pode fazer um teste retirando esse mosfet e ligando o note, se for isso depois você procura um mosfet bom para substituir. Até mais

Postado

gilsonam mas ele liga bem, às vezes é que não arranca mas liga.

A grande questão nos reparos de notebooks ou de desktops, é que não existe padrão nas placas, no máximo o que podemos esperar é algo similar. Daí não dá para através dos defeitos saber a causa, pois o comportamento das placas não serão iguais. Mas, em alguns casos o defeitos nos leva aos mesmos componentes, e neste caso eu diria que pode ser o que disse anteriormente. Jà existe no fórum caso que o defeito foi reparado com a troca do componente citado. Nâo csuta nada retirar o mosfet e ver como a máquina reage. Até mais

• 2 semanas depois...
Postado

Boa Tarde!

Mais ninguém teve este problema? Gostava de saber mais opiniões.

"Gilsonam" onde se encontra o regulador de tensão? É difícil de remover esse componente? Estive a pesquisar mas não encontro muita coisa sobre isso, mas do que vi parece ser difícil remover, ser for tenho que desistir pois não tenho material para isso.

Cumprimentos!

Postado

JR91,

esse seu problema junto com o outro post

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

de sua autoria também, indicam problemas no BGA baseado no seu problema e o equipamento apresentar mais de dois defeitos distintos.

Como você é usuário final e não têm ferramentas e conhecimento sobre reballing, recomendo procurar uma assistência que seja de confiança, ou com boa indicação, e solicitar reparo para esse equipamento.

Postado

O mosfet que você procura deve estar bem perto do conector da bateria. Meça com um multímetro e verá que de um lado ele deve ter 19V e do outro 12v, que é da bateria. Talvez ele esteja com mau contato, ou mesmo danificado. Oriente-se pela imagem.

3_e_5.jpg.704fbb523c70e6275dd63d9e6e8c26ea.jpg

Postado

Boa Noite!

Vou pedir um orçamento sobre este reparo (reballing).

"Gilsonam" obrigado por me explicar, mas não tenho material para remover mosfet's mas agradeço na mesma.

Cumprimentos!

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...