Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido ACER Aspire M5-481T-6650 placa mãe DA0Z09MBAH0 - liga e não da vídeo

Avalie este tópico:

Marcelo Leal Lemos

Posts em destaque

Amigos boa tarde, estou com uma duvida, tenho detectado ultimamente muitos processadores em curto circuito em aparelhos notebook, recentemente um  ACER Aspire M5-481T-6650 com placa mãe DA0Z09MBAH0 REV H, os aparelhos chegam na oficina com defeito aparentemente de bios e logo de feita a gravação da mesma ele continua apresentando o mesmo defeito, fazemos revisão normal das fontes de 3,3v e 5,0v normal, apertamos o botão power e liga as demais fontes menos as do processador, neste caso do ACER Aspire M5-481T-6650 liga todas menos PL9, PL10, PL11, que pelo esquema do aparelho são as de VCORE e VGPU, feita a revisão da placa neste setor ele apresenta resistência muito baixa nos dois sentidos com multímetro analógico em escala de 1 OHM, no meu caso eu faço com a fonte simétrica um teste de consumo neste setor na tentativa de pegar algum condensador em curto o qual também e um defeito muito comum não ultrapassando a voltagem do VCORE, e pra minha surpresa o curto circuito e no processador mesmo.

amigos, vocês poderiam confirmar pra mim estas estatísticas de processadores queimados ou eu estou fazendo algum procedimento errado nos testes?

Editado: por Marcelo Leal Lemos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, entendo, aqui esta apresentando de 0,04 OHM a 0,12 OHM nos dois sentidos, normalmente ele tem no sentido do fluxo da energia baixa resistência como vc diz, e no sentido contrario ele tem resistência mais alta, alem disso faço a mesma medição em outras placas e a resistência e bem maior e mesmo assim no sentido contrario apresenta mais resistência ainda

Link para o comentário

já testei as voltagens nestes pontos de 3,3v e 5v, todas funcionam perfeitamente, somente falham as do processador, não e a primeira vez que isto me acontece e estava dando como processador em curto, quanto aos arquivos da bios como já falei baixei aqui do fórum uns 3 deles e são todos os mesmos, baixei também do site oficial da acer e consegui extrair o arquivo .FD do .EXE mas não confere o tamanho nem parte do conteúdo sendo o arquivo .FD mais grande que o backup da bios extraída do chip e não achei um tutorial de como recortar o arquivo na net, se vc tiver um link de arquivo de bios para baixar agradeço.

Editado: por Marcelo Leal Lemos
Link para o comentário

Em 16/03/2018 às 18:24, Marcelo Leal Lemos disse:

já testei as voltagens nestes pontos de 3,3v e 5v, todas funcionam perfeitamente, somente falham as do processador, não e a primeira vez que isto me acontece e estava dando como processador em curto, quanto aos arquivos da bios como já falei baixei aqui do fórum uns 3 deles e são todos os mesmos, baixei também do site oficial da acer e consegui extrair o arquivo .FD do .EXE mas não confere o tamanho nem parte do conteúdo sendo o arquivo .FD mais grande que o backup da bios extraída do chip e não achei um tutorial de como recortar o arquivo na net, se vc tiver um link de arquivo de bios para baixar agradeço.

não é as Vawlp e sim as VS

pq5, pq9, pq11, pinos 1 e 5

pq28 pinos 1 e 3

image.png

Editado: por wjinformatica
Link para o comentário

o TPS51650 faz o VCORE e não esta funcionando, o 3v e o 5v são as fontes principais que ligam quando e plugada a energia 19v, 

as demais VS que você mando medir pq5, pq9, pq11, pinos 1 e 5 pq28 pinos 1 e 3 ligam apos o acionamento do botão de power, lembrando que a luz do power não liga em nenhum momento, esta também foi mais uma razão da troca do SIO

Link para o comentário

21 horas atrás, Patrick007 disse:

Boa Noite, checa se o pwm relacionado ao processador esta tendo tensões de entrada 

sim, acabei de testar, TPS51650 pino 7 - 3v, pino 30 - 3v, pino 37 - 19v, pino 48 e 43 5v, pino 14 - VREF - 1.7v todos medidos apos acionamento do botão power

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...