Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer e5-571 / a5wah la-b991p / +3vs em curto

Avalie este tópico:

IntelDeveloper

Posts em destaque

Prazer sou novo membro, há um bom tempo estava aprendendo com os casos resolvidos e hoje resolvi postar um. Estou com uma placa mãe a5wah Acer que está com o 3VS em curto em
estado S3 pelo que entendi, ou seja, começa a esquentar o resistor e uns capacitores já ao colocar o adaptador ac na tomada sem sequer ligar. Estou em dúvida se devo retirar
componentes pra testá-los individualmente ou fazer testes no super io ou ich. Fiz algumas medições e desenhei no esquema. Os 19v estão chegando. Só não sei se é algum
componente da saída 3VS ou o próprio regulador que está com problema ou algo além

Esquema elétrico.png

Placa mãe.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirei a PL402 e começou a esquentar mais o PU 401. Identifiquei 7 componentes em curto. Eu poderia  medir mais alguma coisa antes de trocá-los pra saber se vai resolver trocando? Estou com uma certa dificuldade em encontrar estes capacitores no esquema e sua localização pois deu curto em muitos, quais são e onde ficam?

Placa mãe.jpeg

Esquema.png

Link para o comentário

Olá tudo bem amigos  não e de hoje que percebo a grande dificuldade de usuários em achar um curto em um circuito ... curto não e fácil de achar mesmo... mas... se não tiver um  raciocínio bom acaba virando um tragedia para o circuito que está sendo analisado.

Muitos componentes retirado a esmo .

Os pontos de jumper que se encontra no circuito  separam as linhas de sinais (fazes) todos com seu respectivos nomes ...foram feito para abrir nesses casos.(jumpers)

Qual o mais fácil abrir um jumper ou  de soldar uma PL para abrir o circuito?

Um circuito como esse que não tem as serigrafia dos componentes , só tem dos principais  tem que seguir as trilhas  sei que não existe padrão para achar um curto mas quanto mais conhecimento e conceito em eletrônica  será mais fácil achar o curto..

Ao juntar documentação verifica se circuito além Schematic Electric se ele  não tem o Boardview isso facilita para achar os componentes secundários da serigrafia do circuito em analise (resistores e capacitores )

Injetar tensão em um circuito logo no inicio de uma analise... não e legal no meu ponto de vista porque quando injeta tensão a corrente não e boba ela vai circular por todo o circuito da placa a onde ela poder passar.

Dependendo do local de curto e a tensão colocada pode até agravar e chegar em pontos que a tensão ajustada na assimétrica  não e a tensão correta para um determinado local,  assim agravando mais o problema

Tenha em  mente que seu multímetro e seu parceiro e a assimétrica e ''só sua aliada.

Não condeno a pratica mas sim o uso frenético e  Desenfreado do uso do equipamento da fonte assimétrica em posts no circuito eletrônico para achar curto sem ao menos isolar ele.

Sobre o seu problema pelo ponto de aferição e a retirada da PL402 você está com um curto na linha de +3VALWP que e separada pelo jumper PJ401 que ele interliga os dois sinais +3VALWP e +3VALW não e uma linha de 3VS

Editado: por tecgess
  • Joinha 1
Link para o comentário

Acrescentando detalhes do q @tecgess explicou, segue abaixo. Se os jumpers estiverem unido vc separa,  se tiverem separados vc une. Assim vc vai começar a sentir o q tá executando, evitando sair removendo componentes a torto e a direito. Aí vc dá sequência a sua análise pra identificar onde tá o curto. 

Círculos verde

pu401 LA b991p.jpg

Link para o comentário

21 horas atrás, IntelDeveloper disse:

Prazer sou novo membro, há um bom tempo estava aprendendo com os casos resolvidos e hoje resolvi postar um. Estou com uma placa mãe a5wah Acer que está com o 3VS em curto em
estado S3 pelo que entendi, ou seja, começa a esquentar o resistor e uns capacitores já ao colocar o adaptador ac na tomada sem sequer ligar. Estou em dúvida se devo retirar
componentes pra testá-los individualmente ou fazer testes no super io ou ich. Fiz algumas medições e desenhei no esquema. Os 19v estão chegando. Só não sei se é algum
componente da saída 3VS ou o próprio regulador que está com problema ou algo além

Esquema elétrico.png

Placa mãe.jpeg

Uma correção

Não é uma voltagem secundária VS como você disse é sim uma voltagem sempre presente. No meu ver, tens que ver se o PU401 está sendo alimentado e habilitado para assim ele liberar a voltagem na PL

As resistências que você marcou uma é de 2.2 ohm e outra de 4.7 ohm

Sim elas vão apitar na escala de continuidade, pois elas são quase um jumper que liga os dois lados

Link para o comentário

• 2 anos depois...

Boa tarde, meu nome é Elizeu e estou iniciando em manutenção de notebooks, estou com um modelo deste esquema e verifiquei que um mosfet que fica ao lado da entrada da fonte endereço PQ304 quando conecto o source com o dreno ele da uma medida de 512 até ai tudo bem... mas quando eu dou o positivo no gate e volto pro source ele zera o valor, ok, mas mesmo sem eu jogar o negativo no gate para ele abrir de novo ele começa a subir o valor. Será que este mosfet está com defeito?

Link para o comentário

• 4 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...