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dica Fonte CP1025 (RM1-7751) - Esquema parcial + dicas

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zazulak

Posts em destaque

Olá turma das impressoras,

 

volta e meia aparecem tópicos aqui de gente com dificuldade para consertar esta fonte, e outras semelhantes (Pro200, M177, CP1215, etc..). Levantei a parte do esquema onde ficam os componentes que costumam queimar, e vou relacionar os valores, equivalencias e dar uma dica de como evitar que queime tudo de novo quando a fonte é ligada em 220.

 

Na primeira imagem temos o esquema parcial. Os valores dos componentes são:

 

R132 e R135: 10K

R133 e R134: 120R. Funciona com qualquer valor entre 68 e 120R

D132, D136, D137 e D138: Diodo rápido genérico, pode ser substituído por 1N4148

R137: 100R de precisão (usa a marcação EIA-96, é marcado "01A"). Funciona com qualquer valor entre 100r e 1K

C134: 1nF

C139: 1uF

Q131: K10A60, pode pôr IRF840, 2SK3569, etc.. qualquer fet para pelo menos 500V/7A funciona

R136: 0r18. Funciona com qualquer valor entre 0r15 e 0r22

IC131: FA5541. Serve FA5571 e NCP1207 com final A ou B

 

Agora.. estão vendo a area tracejada? Esses componentes formam um circuito de proteção crowbar que, em tese, deveria proteger a fonte, mas na prática acaba aumentando o estrago quando ela é ligada em 220. Quando há sobretensão na entrada, o VZ131 conduz, carrega o C140 e através do D138 injeta uma tensão dc no gate do FEt e... BUM!

A solução? Arrancar TUDO fora, pois esse circuito é mais inútil que olho azul em gente feia. Basta tirar todos os componentes dentro da area tracejada, jumpear o D137 ou o C139 e adicionar um varistor 10K150 ou 10D241 (ou um de tamanho maior para a mesma tensão se desejarem). Aí, quando ela for ligada em 220, vai queimar apenas o fusível o varistor. Na segunda foto, uma sugestão de como pôr o varistor (ignorem o fio branco, ele só está ali porque o cliente arrancou a trilha do gate do fet nessa fonte que usei como exemplo).

 

Se quiserem uma proteção adicional, basta trocar o VZ101 da entrada por um para rede 110 (o original é para 300vac, a fonte pode pegar fogo que ele não queima..).

 

Com essas modificaçõoes, a fonte não queimará mais o fet nem o integrado quando ligada em 220, e de quebra nos dá um meio de identificar se uma fonte que voltou em garantia foi ligada em 220.

 

Esse circuito de proteção inútil existe em quase todas as fontes de HP laser coloridas, e embora a numeração dos componentes mude, o circuito é exatamente o mesmo. Sabendo identificar quais componentes na placa são, essa modificação vale para todas. 

IMG_20180827_231238.jpg

IMG_20180827_224057.jpg

Editado: por zazulak
corrigido valor do r137
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Abaixo, fotos da  mesma modificação na RM2-7290. Essa usa originalmente o FA5645. Se for mantido o 5645, mantém-se o R136 e R140 de 0r10. Se for usar o NCP, troca-se por um único resistor de 0r12 a 0r22. D141, D142, D137 e D138 foram removidos.

 

Reparem que o C139 foi substituído por um jumper SMD, e o C140 foi jumpeado por baixo.

tmp-cam-5371995103927619692.jpg

tmp-cam-6318345240301320611.jpg

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4 horas atrás, Alberto Rosa disse:

Parabéns @zazulak muito útil esse post.

Ta querendo a canequinha que eu sei, rsrsrsr

 

Marquei como sendo um post especial ;)

Não, eu queria é uma cuia de chimarrão personalizada, mas pelo visto essa eu mesmo vou ter que fazer..

 

À medida que for fazendo essa modificação em fontes de outros modelos de Hp laser colorida posso adicionar as fotos nesse tópico, ou abro um novo tópico pra cada uma?

 

Editado: por zazulak
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11 horas atrás, zazulak disse:

Não, eu queria é uma cuia de chimarrão personalizada, mas pelo visto essa eu mesmo vou ter que fazer..

 

À medida que for fazendo essa modificação em fontes de outros modelos de Hp laser colorida posso adicionar as fotos nesse tópico, ou abro um novo tópico pra cada uma?

 

@zazulak Acho interessante, pra manter o fórum organizado. Um tópico pra cada. ;)

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  • 3 semanas depois...
Em 28/08/2018 às 10:51, zazulak disse:

A solução? Arrancar TUDO fora, pois esse circuito é mais inútil que olho azul em gente feia.

huaehuAEHUAEHUaEhuAEhuAEuhAEhuAEhuaEhuAEhuAEuhAEuhaEhuA

Obrigado por compartilhar, a muitos anos não mexo em impressoras, mas adorei a postagem.

 

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Em 28/08/2018 às 10:51, zazulak disse:

Olá turma das impressoras,

 

volta e meia aparecem tópicos aqui de gente com dificuldade para consertar esta fonte, e outras semelhantes (Pro200, M177, CP1215, etc..). Levantei a parte do esquema onde ficam os componentes que costumam queimar, e vou relacionar os valores, equivalencias e dar uma dica de como evitar que queime tudo de novo quando a fonte é ligada em 220.

 

Na primeira imagem temos o esquema parcial. Os valores dos componentes são:

 

R132 e R135: 10K

R133 e R134: 120R. Funciona com qualquer valor entre 68 e 120R

D132, D136, D137 e D138: Diodo rápido genérico, pode ser substituído por 1N4148

R137: 100R de precisão (usa a marcação EIA-96, é marcado "01A"). Funciona com qualquer valor entre 100r e 1K

C134: 1nF

C139: 1uF

Q131: K10A60, pode pôr IRF840, 2SK3569, etc.. qualquer fet para pelo menos 500V/7A funciona

R136: 0r18. Funciona com qualquer valor entre 0r15 e 0r22

IC131: FA5541. Serve FA5571 e NCP1207 com final A ou B

 

Agora.. estão vendo a area tracejada? Esses componentes formam um circuito de proteção crowbar que, em tese, deveria proteger a fonte, mas na prática acaba aumentando o estrago quando ela é ligada em 220. Quando há sobretensão na entrada, o VZ131 conduz, carrega o C140 e através do D138 injeta uma tensão dc no gate do FEt e... BUM!

A solução? Arrancar TUDO fora, pois esse circuito é mais inútil que olho azul em gente feia. Basta tirar todos os componentes dentro da area tracejada, jumpear o D137 ou o C139 e adicionar um varistor 10K150 ou 10D241 (ou um de tamanho maior para a mesma tensão se desejarem). Aí, quando ela for ligada em 220, vai queimar apenas o fusível o varistor. Na segunda foto, uma sugestão de como pôr o varistor (ignorem o fio branco, ele só está ali porque o cliente arrancou a trilha do gate do fet nessa fonte que usei como exemplo).

 

Se quiserem uma proteção adicional, basta trocar o VZ101 da entrada por um para rede 110 (o original é para 300vac, a fonte pode pegar fogo que ele não queima..).

 

Com essas modificaçõoes, a fonte não queimará mais o fet nem o integrado quando ligada em 220, e de quebra nos dá um meio de identificar se uma fonte que voltou em garantia foi ligada em 220.

 

Esse circuito de proteção inútil existe em quase todas as fontes de HP laser coloridas, e embora a numeração dos componentes mude, o circuito é exatamente o mesmo. Sabendo identificar quais componentes na placa são, essa modificação vale para todas. 

IMG_20180827_231238.jpg

IMG_20180827_224057.jpg

 

Ola @zazulak!


 Meu amigo........ estou com uma RM1-7751 que tb foi ligada nos 220v q está me deixando de cabelo em pé! inicialmente encontrei o FU102 (250V 5A) aberto, o DA101 (Ponte Retificadora) em curto e o  Q131 em curto tb! Depois ter queimado dois Q131 (Fet original era o 11N60E e que na qual foi substituído pelo 12N60C), consegui encontrar o substituto do IC131 (estarei utilizando o NCP1207), só q mesmo assim queimou novamente o Q131. Fazendo uma pesquisa pelo defeito, encontrei esse seu tópico, e como ja estava quase desistindo, estou acabando de seguir suas instruções para remover o citado circuito de proteção para fazer um teste. Como ja acabei com meu estoque de 12N60C, estarei fazendo um teste com um IRF840. Daki a pouco estarei postando qual foi o resultado. Algum cuidado que eu devo ter para nao correr o risco de queimar outro FET (IC131)? 

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@micxnet  Abra um tópico novo ;)

13 horas atrás, micxnet disse:

 

Ola @zazulak!


 Meu amigo........ estou com uma RM1-7751 que tb foi ligada nos 220v q está me deixando de cabelo em pé! inicialmente encontrei o FU102 (250V 5A) aberto, o DA101 (Ponte Retificadora) em curto e o  Q131 em curto tb! Depois ter queimado dois Q131 (Fet original era o 11N60E e que na qual foi substituído pelo 12N60C), consegui encontrar o substituto do IC131 (estarei utilizando o NCP1207), só q mesmo assim queimou novamente o Q131. Fazendo uma pesquisa pelo defeito, encontrei esse seu tópico, e como ja estava quase desistindo, estou acabando de seguir suas instruções para remover o citado circuito de proteção para fazer um teste. Como ja acabei com meu estoque de 12N60C, estarei fazendo um teste com um IRF840. Daki a pouco estarei postando qual foi o resultado. Algum cuidado que eu devo ter para nao correr o risco de queimar outro FET (IC131)? 

 

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  • 1 ano depois...
  • 3 semanas depois...
1 hora atrás, MSuarez disse:

@zazulak Boa tarde, estou com um probleminha nessa placa também. No caso ao ligar ela no 127V o resistor R136 esquenta muito (chega a sair fumaça)e o fusível FU102 queima. Mas IC131 não está em curto e o Q131 não chegar a queimar. O que você acha que pode estar acontecendo?

Abra um novo tópico na área de fontes e nobreaks, e relate quais componentes voce já trocou. 

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  • 4 meses depois...
Em 25/01/2021 às 18:21, Avila Discos disse:

tudo bem com voces?

me ajuda, tenho uma fonte dessa fiz o mesmo esquema da foto, porem ela carrega o capacitor com a lampada de serie e nao da sinal, ainda nao troquei o ci 131, o resto fiz tudo, qual resistor recomenda do lado do capacitor da alta?

 

 

Buenas,

 

abra um novo tópico, e coloque uma foto do lado de baixo da placa, aí fica mais fácil lhe dar uma dica mais certeira. 

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  • 1 mês depois...

@zazulak ou algum outro colega, me tira uma duvida por gentileza...

 

No inicio do Post, @zazulak comentou que o originalmente, o R136 possui o valor de 0r18 (0,18 ohms) e que o mesmo tb pode ser substituído por algum entre 0r15 e 0r22 (0,15 ohms a 0,22 ohms). Na primeira foto, ela mostra que o R136 é um resistor do tipo filme de carbono, é isso mesmo? Na fonte em que estou trabalhando, o R136 é azul, ou seja daqueles de metal filme (Resistor de precisão). Seria besteira eu ficar atrás do tipo metal Filme?

 

CM210308-211348001.jpg

Editado: por micxnet
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Em 08/03/2021 às 22:57, micxnet disse:

@zazulak ou algum outro colega, me tira uma duvida por gentileza...

 

No inicio do Post, @zazulak comentou que o originalmente, o R136 possui o valor de 0r18 (0,18 ohms) e que o mesmo tb pode ser substituído por algum entre 0r15 e 0r22 (0,15 ohms a 0,22 ohms). Na primeira foto, ela mostra que o R136 é um resistor do tipo filme de carbono, é isso mesmo? Na fonte em que estou trabalhando, o R136 é azul, ou seja daqueles de metal filme (Resistor de precisão). Seria besteira eu ficar atrás do tipo metal Filme?

 

CM210308-211348001.jpg

O resistor original é 0r18 em algumas, 0r16 em outras. Essa que você pegou com certeza não é mais virgem.. já foi bolinada por alguém antes de chegar aí, porque esse resistor aí não é o original: Esse aí está soldado distante da placa (o original vem encostado na placa), e é de 1r5. Fora aquele fet tabajara que puseram nela. 

 

De um modo geral, não se recomenda usar resistores de fio nessa função (shunt de corrente) em fontes chaveadas, por causa da indutância parasita. Mas, como a resistência é baixa, e um resistor de fio de menos de um ohm não tem mais que umas 3..4 voltas de fio, a indutância não chega a ser um problema. Além do mais, a indutância só é um problema em fontes que trabalham numa frequência fixa e alta (tipo aquelas TVs Sony que usavam uns transistores quadrados, C4056, C4834, etc..), acima de 100KHz. Como essa fonte é quase-ressonante, a frequência diminui a medida que o consumo aumenta. 

Resumindo: Pode usar qualquer tipo de resistor aí, até um de fio, que vai funcionar. 

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  • 5 semanas depois...
23 minutos atrás, FILIPE LEMES NUNES disse:

Oi bom dia gostaria de saber se você arruma estas fontes em Porto Alegre? Gostaria também de saber se posso substituir está fonte por uma RM1 7752

Arrumo sim. Sobre se dá pra substituir pela 7752, não tenho certeza. Elas são fisicamente bem parecidas, mas teria que conferir se os conectores de saída são todos iguais. 

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  • 9 meses depois...
1 hora atrás, BRMESSIAS disse:

@zazulak desculpe pessoal na parte de eletrônica,  estou com essa mesma placa queimada onde visivelmente o vz131 esta estourado, quais outros componentes devo averiguar, pois levei em uma eletronica e o rapaz disse que trocou componentes mas diz que a placa continua queimando

 

 

@BRMESSIAS

 

Sn7C9Y

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  • 5 meses depois...

@Bruninho Produções Bom dia

Recomendo que abra um novo tópico para a sua solicitação.

 

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Esse resistor é SMD ou o normal?

Tem certeza que este é o código dele?

Indique no seu novo tópico estas informações, se possível coloque uma foto do local onde o mesmo se encontra na placa.

No aguardo...

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