Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida [Debate] Qual o melhor consumível para Limpeza de Placa mãe Notebook

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Paz do Senhor Jesus, Bom dia.

Prezados, resolvi abrir este tópico para uma discussão(debate) acerca dos consumíveis utilizados para limpeza da placa mãe de notebooks.

Eu utilizo o Álcool Isopropílico, mas percebo que depois de utilizar com um tempo a placa fica como se fosse com uma névoa ou mofo, mesmo sendo previamente retirada a sujeira antes de realizar qualquer procedimento.

Acompanhei algum tempo atrás alguns pessoas dizendo que de fato acontece, fica até com um aspecto feioso.

Eu nunca de fato lavei uma placa por completo com água e detergente neutro como vi em alguns lugares, então gostaria da opinião daqueles que são mais experientes para que possa nos orientar e indicar uma melhor maneira de limpar a placa.

Postado

@Sergio.lucas sempre utilizei aqui o AI e o óleo de banana e nunca vi esse efeito de névoa. Lavar a placa com água e sabão só em caso extremo de oxidação, mas depois da lavagem sempre uso o CorrosionX para interromper o processo de oxidação e preservar a placa.

Postado (editado)

Acredito que muitos utilizam diversos métodos, eu uso álcool isopropílico em casos de dessoldagens, ressoldagens. Já em casos de lavagens, uso amônia com água oxigenada e ou etanol no caso de algumas memórias ram, deixo de molho. Também lavo com água corrente e sabão líquido neutro.

Editado: por SDTech
  • Joinha 1
Postado

@CJ Visitei um colega neste final de semana e na sua assistência ele me mostrou que só usa óleo de banana é bem mais barato que o Álcool isopropílico, em um dos cursos presenciais que fiz aqui em Pernambuco o professor também recomendava o óleo para limpeza por baixo da Ponte norte. Humnn a névoa fica parecendo aquele gerado pela maresia entende? 

Postado

@Sergio.lucas tbm nunca precisei lavar a placa com agua. Acredito que isso se aplica a casos extremos de oxidação.

Utilizo só o isopropilico. Uma vez ele ficava com essa aparencia que vc citou. Acredito que era a escova que eu utilizava, quando molhava a escova no alcool acredito que a escova soltava a tinta das  cerdas e ficava com esse aspecto. Vc pode fazer o teste de limpeza com AI e papel higienico ou algodão, os resultados para mim ficam 100%.

Pode ser a qualidade do seu alcool tb, uso da revesul. 

Como vc faz o procedimento de limpeza, é com uma escova? 

Postado

Sim @Shrimp_Green eu utilizo a anti estática (ESD) para realizar o procedimento, o que utilizo é da implastec é o que mais tem aqui na minha região.

Eu quando abria um notebook eu limpava toda a poeira que tinha, depois com o álcool isopropilico passava em toda a placa com o pincel. E depois que secava fica muito feia, parecia que nem havia limpado.

Postado
1 hora atrás, Sergio.lucas disse:

Eu quando abria um notebook eu limpava toda a poeira que tinha, depois com o álcool isopropilico passava em toda a placa com o pincel. E depois que secava fica muito feia, parecia que nem havia limpado.

Exatamente igual. Ficava horrível.

Eu uso uma escova dental, deixei de molho por 1 dia no alcool e dps limpei bem com sabao neutro, deixei secar 100%.

Mas de todas formas para um bom acabamento na limpeza uso papel higienico folha dupla, na minha opinião fica excelente.

Postado
3 horas atrás, CJ disse:

@Sergio.lucas sempre utilizei aqui o AI e o óleo de banana e nunca vi esse efeito de névoa. Lavar a placa com água e sabão só em caso extremo de oxidação, mas depois da lavagem sempre uso o CorrosionX para interromper o processo de oxidação e preservar a placa.

Aqui no norte temos uma alta contaminação por terra e quase sempre devido o minério de ferro, ja que todo pará é rico no barro kkkk, quase sempre que pego aqui tenho 3 classificações

nivel1 = poeria basica que basta o pincel para remover e a placa fica limpinha (ja o cooler eu desmonto os que da e tento lavar a helice e colocar graxa no pino para aumentar a vida ultil)

nivel2= que mesmo limpando com pincel ainda fica algumas partes com oxidação ou marcas, que ja nesse caso uso o alcool isopropilico para retirar qualquer impureza da placa naquele setor, ja tanto o acabamento de oleo de banana, que deixa um brilho da placa e um cheiro agradavel kkkkk.

nivel3= que e aquela placa feiona, que parece que ja foi jogado lama, ai assim dou um bom banho com agua e detergente neutro, uma boa secada de estufa, e mesmo assim depois uma boa limpada com alcool e passar um paninho com oleo de banana para dar aquele perfume.

Aqui ta mais para nivel1=70% das placas, nivel2= 20% e nivel3= 10% bem mais raro. 

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...