Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida TV Lcd Sharp LC-32R24B power led e opc a piscar

Avalie este tópico:


arraialp

Posts em destaque

   Olá amigos ...sou novo na eletrónica e começei a tentar arranjar esta sharp para um amigo meu, mal iria eu imaginar que se tornaria o meu maior pesadelo, ela não apresentava standby so ligava quando se forçava o cabo de força direto nela e nem sempre ligava.

O que eu fiz inicialmente por ser uma tv já com 10 anos e a minha zona aqui na Bahia litoral e extremamente humida foi limpar e lubrificar todos os cabos que alimentação a Placa principal e da fonte, ai ela voltou a funcionar

mas continuando a não apresentar o led power standby acesso mas ligava já por comando. Meu amigo passado 2 dias volta com a tv e desta vez o problema parecia ser ainda mais grave já que acendia alternadamente o led frontal power e depois o do opc em sequencia tipo um codigo. Voltei a abri-la e verifiquei que se liga-se o power no painel o relé disparava para on e imediatamente desarmava ficando esses leds a piscar. Verifiquei a tensão de STB o Bu5V e obtive uns estaveis 5.1 V a tensão Ac detect apresentava os corretos 3.1 volts, mas para ter certeza se era a placa principal em curto desliguei-a da fonte mas forçando ela a armar verifiquei que o relé continuava a armar e desarmar automaticamente , verifiquei todos os componentes literalmente tudo mesmo os smds do outro lado do pbc e nada , mas como nunca obtinha tensão de 13v e 60 v conclui que comprando uma nova fonte RUNTKA419WJN1 resolveria todos os problemas......

   Beleza quando ela chegou instaleia e a tv ligou belezinha tudo correto, fechei e liguei a uma entrada hdmi e logo de imediato começou a dar imagem boa por sinal, mas quando com o controle aumentei o volume pois estava muito baixo puf entrou em modo de proteção e nunca mais arrancou, quando ligo apresenta power led por 10 segundos desarma e pisca o power led e o opc por 3  vezes juntas e depois o opc isoladamente por 2 vezes, a placa fonte continua a fornecer todas as tensões de boa a luzinha vermelha em cima do cpu na placa principal começa a piscar e puf desarma.

   Estou desesperado colegas pois fiz meu amigo gastar 130 reais numa placa fonte e venho a constatar que talvez tambem tenha um problema de placa mãe até já pensei em fazer um reflow na bga por favor me ajudem, pois nem sei como eide enfrentar meu amigo e contarlhe que os 130 reais que ele gastou neste traste não resolveu nada. Muito obrigados.

 

p.s. já experimentei desligar o flat que vai para a tcom, os cabos autofalantes, o cabo de leds e control remoto e mesmo o painel de control e mesmo assim ela desarma, So não desarma sozinha a fonte. A backlight nunca chega a acender. Tensão no processador 1.2V.

Editado: por arraialp
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Gostaria de salientar aqui neste forum que não sou técnico de electrónica nem vivo á custa dela mas tenho curso básico de electrónica aplicada, adoro ela como Hobi para arranjar meus aparelhos e de meus amigos tambem, não levo um centavo a ninguêm quando isso aconteçe, a experiencia adquirida é baixa mas serve para concertar 60% dos aparelhos que já me vierão parar as mãos, por isso é natural a minha contribuição no forum tambem ser baixa.

   Com isto quero dizer que sinto que ninguem me esta querendo ajudar a solucionar este problema, fico triste de ver falta de apoio aos novatos pois nós somos os que mais de apoio presisariamos, gostaria de ver mais união e ajuda por aqui.

Editado: por arraialp
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Tenho sim o esquema das placas, sim os 12v até ao capacitor principal de estado solido com pad de 470 uf  e tem nos 3 reguladores e nas bobinas L9601 - 4.94V na L9602 1.25v~1.23v e na L5403 0V não sei se esta bobina perto do q541 é suposto ter corrente mas fica perto do conector principal, o cpu nos condensadores smds de alimentação tem 1.23v tenhoos  esquemas gerais das placas mas no inserir outras midias não me deixa fazer o upload do ficheiro pdf, muito obrigado por estar a ajudar.

Editado: por arraialp
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta placa foi comprada seminova de uma tv igual que partiu o display por ter caido no chão em comparação á antiga que esta tv tinha ela parece novinha até as soldaduras estão otimas brilhantes sem escurecimento ela liga todas as tensões mesmo os mosfets de saida para o inverter estao a dar 60v mas o estranho é que o ecrã nem pisca até a fonte desarmar uma vez que o inverter e as ligações as lampadas estao todos incluidos na placa fonte nem da para desligar os inverters e ver se poderia ser esse o problema mas o código de lampada aberta não corresponde a estes que a tv sinaliza. Mas não descarto um possivél trafo em curto no primário ou secundário coisa que não consigo medir com um multimetro digital a não ser que fosse curto entre primário e secundário e são 5trafos de inverter.

Editado: por arraialp
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendo, 

uma vez peguei uma TV que o problema era um capacitor eletrolítico com solda fria.

Ela desligava em alguns segundos e piscava o standby  achei que o problema era a fonte principal e na verdade era a placa fonte. ate que vi uma solda rachada em um capacitor eletrolítico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 O do audio nesta placa não é o ci1403 é o ic1301 não estará a ver um modelo mainbord diferente da LC-32R24B? esse circuito esta do lado inverso do pbc e medinto esta tudo em ordem sem curto nele e seus componentes auxiliares mas vou desabilitar sim para ter a certeza outra coisa q pensei foi como eu usei a entrada de hdmi seria possivél esse ci ter pifado? sera que daria estes sintomas? em relação á fonte á uma pequenissima variação de 13.4v para 13.27 antes de desligar mas penso que esta queda devese so á carga do cpu da main bord não vejo nenhuma anomalia nos 3 condensadores de 1000 uf na saida dos 13v estão em excelente estado visual alem do que quando instalei a fonte a tv ligou perfeitamente chegando a dar imagem e som.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Ok Patric mas o código apresentado do erro não corresponde ao ic de audio, segundo este manual é falta de sinal alto (H) no pino 35 do processador principal de  5v, agora aminha duvida é....

  Se no conector CN7201 eu tenho todas as tensões requeridas as de...

 

13v - 13.2v

13v - 13.2v

13v- 13.2v

13v-13.2v

gnd

gnd

gnd

gnd

AC det - 3.15V

Ps On- 3.04V

Bu5V- 5.09V

gnd

 

os 5v de DET_POW2 deve-se referir á voltagem de deteção do procesador e o Panel_POW (painel Power?)  á Fonte?  Se assim for os unicos 5v que eu medi na fonte são do standby o pin Bu5V se estes estão presentes será que a trilha na mainbord não leva este sinal de 5v ao pino 35 por outra razão?

 

codigos-1.jpg

DSC_0717_20181217_132052184.jpg

Editado: por arraialp
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Em relação aos sinais no conector CN7502 obtive ANTES da fonte desarmar para standby....

 

SGND - 0V

STB- 0V

OFL-0V

OSC-  pino não existente no flaT

ERR-0V

REG- pino não existente no flat

REG2-0v

BRT-  pino não existente no flat

ADMIN- 3,14V

 

  Agora fazendo bypass errors via teclado (volume + e canal- inserindo cabo de força) forçando as lampadas a acender ecrã branco sem menu obtenho....

 

SGND - 0V

STB- 3,3V

OFL-2,28V  lampadas?

OSC-  pino não existente no flaT

ERR- 2,97V

REG- pino não existente no flat

REG2-0v

BRT-  pino não existente no flat

ADMIN- 0V

 

 Gostaria de saber se alguem sabe se esses 5v em falta se poderá referir a algum sinal deste conetor que estará em falta.

 

 

Editado: por arraialp
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim acendeu mas o processador continua com aquele ledzito vermelho a piscar como se estivese em stanby mode e o ecran so fica claro sem qualquer tipo de menu como se tivesemos obrigado a fonte a liberar voltagem para as lampadas nada mais. Se faz um bypass e o cpu não inicializa so fica em stanby começo a pensar que ele precisa de atualização de software. Mas o que acho estranho é que ele processa o comando de ps-on liberando os 3v e lança os codigos de erros para os leds frontais.

Editado: por arraialp
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava pensando, quando VC forçou a TV ligar a tensão de adin foi 0v

E obteve o restantes das tensões. E quando VC não forçou, ela não liberou as outras tensões e teve uma tensão de 3,14V no adin, e se vc cortar o fio do adin para ver se engana a  proteção e ver se a TV liga e se caso ligar você ver se encontra algum componente esquentando.

Apenas uma sugestão, o que acha?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

99% de ser lampada,  e  de ser a 1.a em  cima ou as de cima 1 ou 2... (aquece mais  em cima (ar quente sobe) assim as de cima sofrem mais).. ela aceita outro tipo de lps que de para adaptar no lugar caso não ache da mesma..

Editado: por silvano servitec
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Olá a todos e muito obrigados pelas sugestões , envio o link para os esquemas desse modelo, ....

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  O Bypass faz as lampadas tambêm acender não noto nenhuma sombra nelas a imagem começa mais escura e depois parece clarear lentamente até ficar com um brilho médio mas sem menu claro. Patrick duvido um pouco que funcione o adm porque eu até já retirei esse conector todo e ela faz exatamente o mesmo.

Editado: por arraialp
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...