Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Lenovo ThinkPad E430 - LA-8131P - Não liga na bateria

Featured Replies

Postado

Boa tarde pessoal , beleza ? Devido a excesso de trabalho fiquei um bom tempo sem postar mas voltei !

Estou com essa placa na bancada e estou quebrando a cabeça..Gostaria de ajuda de vocês pois não sei mais o que fazer nessa placa..

Estou com o esquema dela..

Ela funciona perfeitamente no carregador porém na bateria não funciona....Tirou o carregador da do jack , a placa desliga....Tenho uma placa idêntica que usei de base...Mais o esquema.

Ela não liga na bateria e se tirar o carregador desliga...Bateria perfeita..Carregador perfeito...O problema é na placa mesmo pois tenho outra perfeita aqui comigo para testes..

O que achei estranho na placa:

Com a fonte conectada o PD302 e o PD303 estão sem voltagem...

O PQ302 PINO 4 teria que passar 3.3v e está passando 19v...Quando encosto com a ponteira nele , o notebook desliga na hora..Isso não acontece na placa boa que acusa os 3.3v

O resistor de 200k que fica acima do PD302 quando encosto a ponta nele , ele começa a fazer barulho..Ja troquei os PD302 , PD303 e esse resistor  , o pq308 , PQ311 , PQ309 , PQ306, ,o PQ302, o PQ314 e o PQ312 e mesmo assim não vai !!!!

Agradeço a todos e tomara que resolvemos esse problema chato !!

20190221_165407.jpg

Screenshot_20190221-165319_Gallery.jpg

Editado: por Rafael Khawar

Postado

Seu tópico foi movido para a área correta -> Fórum -> Informática -> Notebooks.

Postado

pr305 e pr307 estão com as resistencias corretas? pq311, pq308, pc311 estão ok em relação ao terra da placa?5.png

Postado
  • Autor
25 minutos atrás, RA Informática disse:

pr305 e pr307 estão com as resistencias corretas? pq311, pq308, pc311 estão ok em relação ao terra da placa?5.png

Opa..pq311, pq308, pc311 estão ok em relação ao terra da placa...

O PR305 ok...o PR307 não consigo achar na placa pois na placa não tem nomenclatura de alguns PR...To tentando achar ele mas não sei a posição dele 

Postado
  • Autor
16 minutos atrás, RA Informática disse:

ve se tem continuidade com o pino 4 do pq302, se tiver é ele.

Olha o mistério...Nenhum resistor dessa foto acima ( desse lado da placa ) tem continuidade com o pino 4 do PQ302..

Os 2 únicos que tem continuidade com o pino 4 do pq302 são esses da foto abaixo como marquei do outro lado da placa..

AE.jpg

Postado

Amigo, só um esclarecimento, a nomeclatura PD se refere a diodos.

Postado

@Rafael Khawar esse de 47k da foto seria o pr305 que vc falou que tava ok? o pr307 tem que ter 10k e nao 200k, se for temos uma alteração no valor. A retirada desses resistores inviabiliza a chegada de tensão no pino 4, voce poderia aplicar 3v com um fonte assimetrica e verificar o resultado( isso entendendo que a tensão VIN deve ter uma queda de tensão ate a chegada no pino 4 do pq302)

Postado
  • Autor

@RA Informática Sim sim...O problema que não sei quem é o PR307....Eu tenho uma placa boa aqui e marca os mesmos valores nesses 3 resistores..Por isso que fiquei confuso...hahaha..Nunca injetei na assimetrica não mas posso tentar...Primeiro temos que localizar o bendito pr307

@Gercinei Eu ia fazer isso mas envolta do pwm parece está tudo ok...Mas não cheguei a fazer as medições do pwm

Postado

@Rafael Khawar Veja quanto você tem nos drenos do pq303, pr303 e o pr 304 formam um divisor de tensão, levando a tensão ao gate do pq303 para que ele faça seu trabalho. seria bom analisar todos esses componentes ligados ao pq303.

Postado
5 minutos atrás, Rafael Khawar disse:

@RA Informática Sim sim...O problema que não sei quem é o PR307....Eu tenho uma placa boa aqui e marca os mesmos valores nesses 3 resistores..Por isso que fiquei confuso...hahaha..Nunca injetei na assimetrica não mas posso tentar...Primeiro temos que localizar o bendito pr307

@Gercinei Eu ia fazer isso mas envolta do pwm parece está tudo ok...Mas não cheguei a fazer as medições do pwm

Analise o pq306 e o pq 309, eles estão ligados ao gate do pq303

Postado

Amigo espero ter ajudado com o pouco que sei, boa sorte e muito sucesso e estamos por aqui.

Postado

Veja quanto tem no gate do pq303, pesquise o datasheet dele

Postado
6 minutos atrás, Rafael Khawar disse:

@Gercinei 1.9v no gate do pq303

Na placa que você como referência, é essa tensão que tem mesmo?

Postado

Então me parece que o problema está mais pra frente, parece que a tensão da bateria não está chegando onde deveria chegar para alimentar o notebook, então você terá que olhar toda essa linha, no esquema entre os drenos dos dois mosfets desce uma linha então seria onde começar a pesquisa.

Postado
6 minutos atrás, Rafael Khawar disse:

@Gercinei sim

Com o carregador plugado você já mediu os de conexão da bateria para ver se tem tensão de alimentação da bateria?

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.