Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo ThinkPad E430 - LA-8131P - Não liga na bateria

Avalie este tópico:


Rafael Khawar

Posts em destaque

Boa tarde pessoal , beleza ? Devido a excesso de trabalho fiquei um bom tempo sem postar mas voltei !

 

Estou com essa placa na bancada e estou quebrando a cabeça..Gostaria de ajuda de vocês pois não sei mais o que fazer nessa placa..

 

Estou com o esquema dela..

 

Ela funciona perfeitamente no carregador porém na bateria não funciona....Tirou o carregador da do jack , a placa desliga....Tenho uma placa idêntica que usei de base...Mais o esquema.

 

Ela não liga na bateria e se tirar o carregador desliga...Bateria perfeita..Carregador perfeito...O problema é na placa mesmo pois tenho outra perfeita aqui comigo para testes..

 

O que achei estranho na placa:

 

 

Com a fonte conectada o PD302 e o PD303 estão sem voltagem...

O PQ302 PINO 4 teria que passar 3.3v e está passando 19v...Quando encosto com a ponteira nele , o notebook desliga na hora..Isso não acontece na placa boa que acusa os 3.3v

 

O resistor de 200k que fica acima do PD302 quando encosto a ponta nele , ele começa a fazer barulho..Ja troquei os PD302 , PD303 e esse resistor  , o pq308 , PQ311 , PQ309 , PQ306, ,o PQ302, o PQ314 e o PQ312 e mesmo assim não vai !!!!

 

Agradeço a todos e tomara que resolvemos esse problema chato !!

20190221_165407.jpg

Screenshot_20190221-165319_Gallery.jpg

Editado: por Rafael Khawar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, RA Informática disse:

pr305 e pr307 estão com as resistencias corretas? pq311, pq308, pc311 estão ok em relação ao terra da placa?5.png

 

 

Opa..pq311, pq308, pc311 estão ok em relação ao terra da placa...

 

O PR305 ok...o PR307 não consigo achar na placa pois na placa não tem nomenclatura de alguns PR...To tentando achar ele mas não sei a posição dele 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, RA Informática disse:

ve se tem continuidade com o pino 4 do pq302, se tiver é ele.

Olha o mistério...Nenhum resistor dessa foto acima ( desse lado da placa ) tem continuidade com o pino 4 do PQ302..

 

Os 2 únicos que tem continuidade com o pino 4 do pq302 são esses da foto abaixo como marquei do outro lado da placa..

AE.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Khawar esse de 47k da foto seria o pr305 que vc falou que tava ok? o pr307 tem que ter 10k e nao 200k, se for temos uma alteração no valor. A retirada desses resistores inviabiliza a chegada de tensão no pino 4, voce poderia aplicar 3v com um fonte assimetrica e verificar o resultado( isso entendendo que a tensão VIN deve ter uma queda de tensão ate a chegada no pino 4 do pq302)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RA Informática Sim sim...O problema que não sei quem é o PR307....Eu tenho uma placa boa aqui e marca os mesmos valores nesses 3 resistores..Por isso que fiquei confuso...hahaha..Nunca injetei na assimetrica não mas posso tentar...Primeiro temos que localizar o bendito pr307

@Gercinei Eu ia fazer isso mas envolta do pwm parece está tudo ok...Mas não cheguei a fazer as medições do pwm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Rafael Khawar disse:

@RA Informática Sim sim...O problema que não sei quem é o PR307....Eu tenho uma placa boa aqui e marca os mesmos valores nesses 3 resistores..Por isso que fiquei confuso...hahaha..Nunca injetei na assimetrica não mas posso tentar...Primeiro temos que localizar o bendito pr307

@Gercinei Eu ia fazer isso mas envolta do pwm parece está tudo ok...Mas não cheguei a fazer as medições do pwm

Analise o pq306 e o pq 309, eles estão ligados ao gate do pq303

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então me parece que o problema está mais pra frente, parece que a tensão da bateria não está chegando onde deveria chegar para alimentar o notebook, então você terá que olhar toda essa linha, no esquema entre os drenos dos dois mosfets desce uma linha então seria onde começar a pesquisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...