Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Aspire e1-571 - Q5WVH - Mb La-7912p RV 2.0 intel SLJ8C Sem vídeo.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

- Estou com esta placa em analise. Vindo de uma tentativa de reparo, a placa penas ligava led azul.

- Testes: memoria, CPU i3 não foi testada, não possuo modelo compatível. Foi feito ME na PCH.

- Conferido BIOS e detectados arquivos incompatíveis. Ambos os flash estavam com o arquivo do U42 1 mb. Apos regravar o U36 e U42, cada qual com seu arquivo. A placa voltou a ligar em estado mais normal.

- PCH aquecendo dentro do normal.  CPU aquece também e gira FAN conforme necessidade de resfriamento.

- Teste sem a CPU liga e se desliga apos uns 3 a 4 segundos.

- Carrega Bateria- liga tanto pela bateria quanto pelo carregador.

- Voltagens estranhas diferem do diagrama na PL15 que recebe +VCCSAP 1.5v esta com 0.9. Sem voltagem na PL22. U22 com 5v/18.5 pino 4 U21 3.38v/18.5v  pino 4. Sem voltagens na USB JUS01. as 2 USB na JUS02 flat ok.

- Consumo de corrente 19v/0.7 na fonte de bancada.

- Como de praxe nestes modelos, limpeza e ressolda de componentes na região touch com sinais pequenos de oxidação.

- Enfim mais uma do modelo que gera o baile sem gerar vídeo, nem em monitor externo.

Conto com algumas dicas dos amigos para tentar resolver a  bucha.

Editado: por evandrocarlosv
Postado

u12?

u21 e u 22 temos 5v e 3v nos pinos 1 e 8 quando a placa da essa rápida ligada?

esses componentes no source só irá apresentar tensão quando a placa liga confira eles

pelo consumo que a placa esta parece que temos algo por ai

ahhhhhhhh PL15 é de 0,9V mesmo 

deves ter confundido  ela com a PL9 da memoria que essa sim deve ter 1,5v

Postado
58 minutos atrás, wjinformatica disse:

u12?

u21 e u 22 temos 5v e 3v nos pinos 1 e 8 quando a placa da essa rápida ligada?

esses componentes no source só irá apresentar tensão quando a placa liga confira eles

pelo consumo que a placa esta parece que temos algo por ai

ahhhhhhhh PL15 é de 0,9V mesmo 

deves ter confundido  ela com a PL9 da memoria que essa sim deve ter 1,5v

Recapitulando; a placa fica ligada normalmente.

Placa em Off U21 pinos 6 a 8 3.3v / U22 em 6  a 8 5v.

Placa startada: U21 pinos 2 a 3, 6 a 8 3.3v / U22 2 a 3, 6  a 8 5v. Pinos 4  de ambos 18.7V

Parece que o responsável por acionar o source não esta vindo com corrente necessária. Estou um pouco perdido neste diagrama.

Por hora grato pela resposta

U21.jpg

U22.jpg

Postado

@evandrocarlosv ta meio confuso isso que você disse 

dos pinos 5 a 8 do u21 e u22 temos 3,3v e 5v respectivos?

dos pinos 1 a 3 temos  do u21 e u22 temos 3,3v e 5v?

pino 4 esta correto pelo que deu para entender esses dois circuitos estao funcionando nomalmente

confira u12 por favor temos que ter 1,5v nos pinos 1,2,3,5,6,7,8 e no pino 4 temos que ter próximo de 19v amigo 

Postado

Bobina da memória não temos tensão? Isso? Confere todas bobinas e passa quais não possuem tensão 

Postado

Regrave a BIOS novamente 

Faça ME clean na BIOS 

Pois na maioria dos casos essa pl22 não ter tensão é BIOS

Postado

Obrigado pelas dicas. Confesso humildemente este procedimento de limpeza da região ME um tanto novo para mim. Nunca usei em todos os consertos que fiz até hoje. Como esta placa veio mexida, nem pude ter backup da original do U36 via gravador. Obtive um arquivo do mesmo modelo, só que a Rev é 01 e a placa que estou mexendo é Rev 02. mesmo seguindo o modelo da placa e o numero do modelo: E1-571-6601 talvez esteja aí mesmo o problema. 

Ao abrir os arquivo no aplicativo tenho a seguinte tela:

Basicamente seria salvar o novo arquivo e aplicar pelo gravador?

É interessante sabermos isso, pois ao fazermos up de arquivos bios já poderíamos enviar limpo, facilitaria muito a vida de quem vai usar e não esta de posse de um original.

Grato pela atenção.

ME-CLEEN.jpg

• evandrocarlosv alterou o título para Aspire e1-571 - Q5WVH - Mb La-7912p RV 2.0 intel SLJ8C Sem vídeo.
Postado
Em 13/03/2019 às 20:18, wjinformatica disse:

Regrave a BIOS novamente 

Faça ME clean na BIOS 

Pois na maioria dos casos essa pl22 não ter tensão é BIOS

Perfeito sua dica, apos o clean o vídeo subiu, mas como nada é fácil, continuo sem a USB on e o touch não detecta. A saga  continua, agora próxima etapa.

Postado (editado)
Em 14/03/2019 às 08:42, evandrocarlosv disse:

Basicamente seria salvar o novo arquivo e aplicar pelo gravador?

@evandrocarlosv sim

Em 14/03/2019 às 08:42, evandrocarlosv disse:

É interessante sabermos isso, pois ao fazermos up de arquivos bios já poderíamos enviar limpo, facilitaria muito a vida de quem vai usar e não esta de posse de um original.

alguns já procedem assim, mas esse caso é só quando a maquina não esta em perfeito funcionamento, por isso os arquivos aqui não são todos limpos pois nem sempre é necessário

13 horas atrás, evandrocarlosv disse:

apos o clean o vídeo subiu

ótimo parabéns

13 horas atrás, evandrocarlosv disse:

continuo sem a USB on e o touch não detecta

esta sem o sinal USB on ou com defeito na  USB  ?

Editado: por cristi
Postado
44 minutos atrás, cristi disse:

@evandrocarlosv 

Esta sem o sinal USB on ou com defeito na  USB  ?

Sem sinal morta, não tenho voltagem e nem sinal nesta USB. As externas via Flat funcionando. Conector checado e sem avarias, o problema esta na geração deste sinal/voltagens ou em pior das hipóteses defeito na PCH, mas é difícil pois esta mesma linha leva a Wlan que esta funcionando. Terei que analisar o diagrama deste circuito assim que voltar na placa, para ver de onde sai, e até onde chega sinal.

E o Touch Pad, morto, ambos defeitos podem ter ralação por usarem 5v.

Informações  no diagrama Touch Pad Pag 40  e USB pag 39. Assim que eu analisar os sinais posto o resultado.

Por hora grato.

Postado
1 hora atrás, evandrocarlosv disse:

defeitos podem ter ralação por usarem 5v.

@evandrocarlosv creio estar ai seu problema, veja se tem os 5v na usb e sem tem dados com o scope nos 2 pinos centrais, deve ter algo conectado, veja tbm se nao a terra nos pinos da usb

Postado (editado)
Em 15/03/2019 às 12:45, cristi disse:

@evandrocarlosv creio estar ai seu problema, veja se tem os 5v na usb e sem tem dados com o scope nos 2 pinos centrais, deve ter algo conectado, veja tbm se nao a terra nos pinos da usb

Surpresa ao voltar nesta placa hoje. Ao conectar o carregador pressionar power, nem sinal de vida, placa morta. Apos tentei com a bateria, não carrega, mas a bateria boa com carga ligou por umas vezes, agora na bateria só pisca o led  rapidamente.

Terei que consertar primeiro isso, para depois dar sequencia no defeito da USB e Touch Pad.

O placa de tirar o cara do sério.

Seguindo alguns defeitos parecidos aqui do fórum neste modelo, testei o charger pu4 recebo apenas os 19v no pino 19/ resistores perto do pd9 (ausente nesta placa), recebo o VIN no PR 60 e outro lado 6.8v no PR 63 nada. 

Editado: por evandrocarlosv
Postado

@evandrocarlosv amigo faça sua própria analise as vezes os problemas são iguais mas a solução não, claro que as vezes da sorte de ser a mesma coisa, pois isso a dica nos ajuda e exite aqui no fórum, se não tem mais nada na placa passe as tenções e veja se a curto em alguma PL

Postado
41 minutos atrás, evandrocarlosv disse:

PQ 9 não arma, fazendo uma direta, pu5 frita.

@evandrocarlosv deve ter curto na linha VIN / B+ teste PQ9 fora da placa, depois veja se a curto com o terra nos pads do PQ9 havendo curto injete tensão nessa linha (não injete direto os 19v começe com 10v) e veja quem aquece antes de PU5, pra não sair trocando o PU5 já de arrancada, a não ser que tenha outro dai já pode matar essa charada.

teria mais testes mas vamos por partes

• Legal 1
Postado

Vou condenar esta placa. É muito defeito em série. Os curtos estavam nos PQ da fonte PQ 16,17,18 e 19. Apos trocar apareceu mais curto na linha de 3, abrindo  JP1 acabou saindo o curto na bobina pl6 3 v. O problema realmente foi trilhas mal de vida no PU5, o que sugere que esta placa levou curtos mais pesados. Sendo que veio de outras tentativas de reparo. Agradeço a ajuda dos amigos. Vou orçar uma nova.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.