Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Notebook Itautec W7430 Placa Mãe: DA0SW9MB6E0 REV: E Defeito: Acende os Leds Mas Não Liga Adequadamente

Avalie este tópico:

James Walker

Posts em destaque

Boa Tarde Eletrônica BR!

Estou com um Itautec W7430 que tinha o seguinte defeito: Quando conectado a fonte ele ligava e não dava vídeo. O cliente relatou que se insistisse em ligar o notebook acabava por dar vídeo. De fato, com insistência, ele dava vídeo. 

Vi aqui na comunidade um cliente com um caso desses que conseguiu resolver trocando o famoso (...Ou ''infâmio''?) Nec Tokin por quatro capacitores de 330uf 2.5V. Comprei os componentes (10 capacitores de tântalo de 330 e12) de um fornecedor de minha confiança e os instalei. A placa passou a apresentar um comportamento diferente.

Quando ligado a fonte e apertado o botão power, ela liga o cooler, não dá vídeo e o processador aquece de forma normal. Mas ao desligar a fonte e conectar novamente ela acende o led laranja e liga o cooler e logo depois desliga. O led laranja fica acendendo e apagando com uma certa frequência. Esses dois comportamentos ficam se alternando quando se desliga a fonte e tenta-se ligar novamente a placa.

Agradeço muitíssimo desde já pela atenção prestada e aguardo ansiosamente por uma resposta :)

Editado: por James Walker
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Observe o comportamento, quando liga somente pela bateria externa.

Faça medição de tensão em todas as bobinas, e verifique se não falta alguma.

Referente o capacitor de tantalo nectokin, voce pode ainda colocar um capacitor eletrolitico, com valor de 1500 micro farad, em paralelo, para teste, caso tenha duvida sobre a filtragem na área do processador.

Caso tenha colocado 4 capacitores de tantalo de 330 micro farad, em substituição ao capacior nectokin, parece correto.

Pode ainda fazer um reset, retirando todas as fontes de energia, e fechar um curto no conector da bateria interna de 3 V, por uns 30 segundos, após recolocar e ligar a placa. Faça a medição da bateria interna e verifique se tem 3 Volts.

Quando a placa ligar, e fazer medição de tensão em todas as bobinas, e parecer correto, pode ainda colocar um monitor externo ligado na saída vga.

Boa sorte.

Editado: por regisfatef
corrigir texto.
  • Joinha 1
Link para o comentário

@regisfatef Fiz como sugeriu. Resetei a BIOS e fiz as medições. 

Mas dessa vez ficou somente no segundo quadro que relatei. Mais tarde tento liga-la até ficar com a situação do primeiro.

L12: 5.11 após start e cooler parado
L14: 3.36 após start e cooler parado
L13: 1.13 no ato de start. Após o cooler parar cai para 0
L10: 1.47 no ato de start. Após o cooler parar cai para 0
L11: 0.23 no ato de start. Após o cooler parar cai para 0
L7: 0 em ambas as situações
L6: 0 em ambas as situações
L8: 0.02

Fiz um teste meio radical com os componentes que comprei. Retirei um Nec Tokin de uma placa que tenho funcionando e soldei os capacitores de tântalo e a placa subiu vídeo. O que prova que os componentes estão bons. 

Sabe de mais algum teste que posso estar fazendo afim de achar o ocasionador do problema?

Link para o comentário

Vejamos, antes de analisar a situação de filtragem na área do processador, que pode estar impedindo de formar o vídeo, temos de manter a placa em situação de ligada.

Para a placa ligar, é necessário que tenha a tensão primária de 3 e 5 V alw. Após o pulso de start, tem de ligar as tensões secundárias. 

Verifique se tem na placa a tensão de + 15 V alw.

Segue esquema.

image.png

inserir texto.
  • Joinha 1
Link para o comentário

Este circuito é um somador de 5 V, sendo que inicia com 5 V, passa para 10 V e termina com 15 V.

a saída de tensão final deste circuito, está no PD 18 e PC 196.

Faça a leitura de tensão neste ponto da placa, e informe.

corrigir texto.
  • Joinha 1
Link para o comentário

@regisfatef Bom dia registatef!

Primeiramente gostaria de estar agradecendo uma vez mais pela ajuda :)

Fiz as medições solicitadas e no  PC193 tem 5,11V. Enquanto ao PD 18, não sei se fiz certo, rsrs, mas tirei mais uma foto no microscópio e marquei as tensões encontradas. 

Screenshot_3.png

• Joinha 1
Link para o comentário

Sim, a tensão de 15 V alw, em torno de 12,55 V parece aceitável.

A placa tem as tensões primárias de 3 V pcu e 5 V pcu.

Os testes a seguir, tem de verificar as tensões transferidas, de 3 VS e 5 VS, conforme o esquema nas paginas 37 e 39.

Uma informação, voce tem fonte assimétrica para teste de injetar tensão na placa ?

• Joinha 1
Link para o comentário

@regisfatef Como solicitado fiz as medições. E o resultado foi o seguinte: a 1V 1A no PQ12 nos pinos 1,2,3= 0a. Nos pinos 5,6,7,8= 0a. A 5V: Pinos 1,2,3= 0,10a. Pinos:5,6,7,8=0,08

PQ55: a 1V 1A: Pinos 1,2,3= consumo variante entre 0,01 e 0,02a. Pinos: 5,6,7,8=0a. A 3V Pinos 1,2,3= 0,24a e Pinos: 5,6,7,8=0,04.

A tensão em todos os testes de injeção se manteve inalterada na fonte assimétrica e nenhum ponto se aqueceu de forma a ser perceptível ao toque. 

Espero que entenda meu ''relatório'' e se tiver ficado alguma coisa confusa peço que me corrija e me instrua de modo a poder explica-lo para que entenda da forma mais clara possível :) 

Link para o comentário

Sim, está correto, a idéia é sempre injetar tensão no source do mosfet que faz a transferencia de tensão, observe que são os pinos 1, 2 e 3 que ficam interligados, neste caso.

Se não houve curto ou sobrecarga, neste setor de distribuição de energia na placa, voce deve seguir os demais circuitos. Por exemplo, circuito de LAN , PQ 22 saída pino 4 = + 3 V lanvcc.

image.png

PQ 11 e PQ 36 tambem.

image.png

• Joinha 1
Link para o comentário

@regisfatef Como solicitado, injetei tensão nos pontos que solicitou, exceto um, o PQ36. Já estou a procurando há um bom tempo e não acho esse ponto na placa. Achei o PR239, mas não o encontro perto. Já esquadrinhei cada ponto da placa!

Enquanto aos demais pontos, não há consumo, portanto não há curto.  Teria uma foto da região que ele se situa na placa? Será que a serigrafia apagou? Ou estou ficando cego?  O.o

Link para o comentário

Certo, vamos deixar o PQ 36 para depois, pode ser que não tenha sido utilizado neste modelo de placa.

Se atente, aos demais mosfets, conforme indicado no post 9, o qual se refere as paginas 37 e 39 do esquema.

Faça as medições conforme voce entende, e depois poste o resultado. Uma vez vencida esta etapa de análise, vamos voltar para o setor do super io, para verificar os sinais iniciais da placa.

Qualquer duvida retorne.

Link para o comentário

@regisfatef  Realizei novamente a injeção de tensão nos PQ22 e PQ11 e o resultado foi esse:

PQ22: Pino 4 a 1V 1A = 0,00A e a 3V 1a= 0,04A

PQ11: Pino 1 a 1V 1A = 0,00A e a 5V 1A= 0,08A

Você disse para realizar injeção de tensão nas linhas de 3V e 5V conforme a pagina 37 e 39 do esquema.

Quer que injete tensão em cada um dos mosfets conforme essas paginas? Se sim, poderia postar, por gentileza, a pagina 39 do esquema?

Agradeço mais uma vez pela boa vontade e presteza em ajudar :)

Link para o comentário

• 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...