Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

acer 5750z não liga preciso de ajuda com mediçoes

Avalie este tópico:

edgarespecial

Posts em destaque

Boa tarde estou com um notebook acer aspire 5750z qndo aperto o botão de power ele acende o led e girando o cooler e para, não sobe video, já foi feito o reballing da bga da ponte norte u33 e o video voltou a funcionar (detalhe bga foi feito por terceiro enviei a placa por correio e recebi de volta) mas qndo montei na carcaça não funcionou, fiz medições de tensões e não encontro tensão nas bobinas pl20, pl21 e pl18, estou em dúvida se o problema é processador ou pwm, as tensões dessas bobinas são tensões de alimentação do processador, o que pode ser? e como eu faço as medições nesse pwn p saber se o defeito é ele..?

Este link

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
é o esquema elétrico da placa se alguém puder me ajudar a resolver este problema ficarei grato.  obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso estar errado, pois sei muito pouco sobre esquemas elétricos, sempre que preciso consultá-los para serviço, desdobro tranquilo, mas não sou nenhum estudioso no assunto. Mas esse PU11 é alimentado por 5V no pino 5. Eu começaria assim:

Retiraria as bobinas que são alimentadas por ele e ligaria o notebook e assim realizaria as medições no ponto de solda delas, dessa forma se existir curto nos circuitos que elas alimentam que acredito ser o processador (CPU Core) e a placa de vídeo (VGFX Core), novamente não sei se estou certo, mas esse modelo não tem PN e sim uma PS alocada no U33, não impedirá que o CI ISL venha a gerar as tensões desses circuitos.

Como vc fez o serviço com terceiros, retire a placa novamente e teste-a se ela ligar, só não liga quando montado, pode ser algum ponto da carcaça que está gerando curto, mas não acredito que possa ser o seu caso, pois vc está realizando medidas nela e provavelmente o faz com ela desmontada, então aconselho a reenviar para o terceiro e esse refazer o retrabalho.

Link para o comentário

Bom pelo que você postou o PWM primário está ok, o próximo passo e checar se tem os 3.3v no botão de ligar Pino 7, 3.3v na alimentação do Super I/O U20 Pino 9 e 3.3v na alimentação da Bios U38 Pino 8.

Depois da uma lida neste tópico pra entender melhor como medir uma placa que não liga.

Link para o comentário

Em 23/03/2014 às 17:23, tecnotrilha disse:

Bom pelo que você postou o PWM primário está ok, o próximo passo e checar se tem os 3.3v no botão de ligar Pino 7, 3.3v na alimentação do Super I/O U20 Pino 9 e 3.3v na alimentação da Bios U38 Pino 8.

Depois da uma lida neste tópico pra entender melhor como medir uma placa que não liga.

Boa tarde eu efetuei as medições e encontrei no pino 7 do botão liga 2,75v, na Bios u38 pino 8 3,3v, e no I/O u20 pino 9 3,3v,

outras mediçoes que fiz  PL1=19V, PL2=0,67V, PL3=19V, PL4=3,3V, PL5=5V,PL7=19V,PL8=0V QNDO LIGA 1,5V, PL11=0V QNDO LIGA 1,8V, PL12=0V QNDO LIGA 0,90V, PL13=19V, PL14=0V QNDO LIGA 1,05V, (PL18,PL20 E PL21=0V QNDO LIGA 0V), PL22=19V

O Problema será que esta no processador?

Link para o comentário

Eu tenho tensão nesse resistor r311 dos dois lados 3,3v, não está aberto estou começando aa achar que o problema é no PU12 ele tem tensão de 19v no pino 23 e 5v qndo liga no pino 22v mas qndo ligo com o processador no socke tcontinuo não tendo tensõess na pl20, 21 e 18 , procurei curto nessas bobinas e suas linhas e não tem curto.

Link para o comentário

Em 24/03/2014 às 19:27, tecnotrilha disse:

Amigo qual a situação da placa neste exato momento:

"Não liga", "liga e não aparece imagem" ou "liga e desliga antes de aparecer imagem"?

No momento está desmontada somente a placa mãe na bancada e qndo tento ligar com o processador, memoria e bateria cmos e monitor externo ela placa tenta ligar por 3 vezes e desliga, não aparece imagem.

Link para o comentário

Eu não analisei esse esquema, mas antes de analisar gostaria de fazer algumas perguntas  muito importante:

Esse notebook é processador intel ou amd?

-a Placa estava funcionando quando enviaram pra vc?

-voce montou a placa mãe com o notebook energizado (cabo flat, cooler )

- serviço que vc terceirizou ele fez fou o reballing mesmo desse notebook?

estou muito desconfiado que sua placa está perfeita, e vc queimou o seu Super io. é muito comum queimar isso nesse modelo de notebook.

Link para o comentário

Em 24/03/2014 às 19:39, diego.lv disse:

Eu não analisei esse esquema, mas antes de analisar gostaria de fazer algumas perguntas  muito importante:

Esse notebook é processador intel ou amd?

-a Placa estava funcionando quando enviaram pra vc?

-voce montou a placa mãe com o notebook energizado (cabo flat, cooler )

- serviço que vc terceirizou ele fez fou o reballing mesmo desse notebook?

estou muito desconfiado que sua placa está perfeita, e vc queimou o seu Super io. é muito comum queimar isso nesse modelo de notebook.

Boa tarde Diego o processador dele original é um Intel® Pentium® Processor B940 (2M Cache, 2.00 GHz), eu enviei está placa para fazer o reballing pois qndo ela deu entrada aqui ela ligava mas não tinha video.

O reballing foi feito e funcionou por 4 dias na bancada desse meu amigo que fez o reballing, tenho certeza que o reballing foi feito e que funcionou.

Quando chegou a placa pelo correio efetuei a montagem na carcaça e liguei e começou a apresentar este defeito atual tenta ligar por 3 vezes e não dá imagem, eu montei a placa utilizando pulseira antiestática aterrada, tenho um processador aqui mas acho que ele não é compatível apesar de ter o mesmo encaixe coloquei e não ligou com esse processador também mas como é um Intel® Core™ i3-370M Processor (3M cache, 2.40 GHz) não se esse teste pode ser considerado pois não sei se a placa é compatível com esse processador.

O que será o defeito dessa placa? Já estou quase desistindo dela..me ajudem a solucionar esse caso... obrigado a todos que tem ajudado..

Link para o comentário

Visitante: ciceromiau2011

Cara sou novato aqui, mas Ja peguei Alguns Casos de Acer que foi so verificar a Bateria CMOS por incrivel que Pareça se As tensoes dela estiverem Abaixo de 2,42 ela nao deixa dar video, nao custa tentar. é so uma dica ok

Link para o comentário

Em 24/03/2014 às 20:50, ciceromiau2011 disse:

Cara sou novato aqui, mas Ja peguei Alguns Casos de Acer que foi so verificar a Bateria CMOS por incrivel que Pareça se As tensoes dela estiverem Abaixo de 2,42 ela nao deixa dar video, nao custa tentar. é so uma dica ok

não é a bateria cmos eu troquei por uma nova 3v e continua não ligando..
Link para o comentário

Em 24/03/2014 às 20:44, tecnotrilha disse:

Amigo essa tensão de 2.7v no botão de ligar está muito estranha, o certo seria 3.3v, acredito que o problema está no Super I/O (troca)

No esquema pagina 40 no conector do JPWR diz 3v no pino 1 e 3v no pino 5, estas tensões estão normais. essa 2,7v estou encontrando no pino 7 mas no esquema não mostra o valor correto de tensão deste pino. Acredito que seja normal está tensão meste pino 7

Link para o comentário

Em 24/03/2014 às 22:33, tecnotrilha disse:

Amigo essa tensão de 2.7v no botão de ligar está errada, o certo seria 3.3v, acredito que o problema está no Super I/O (troca) pois esta tensão vem do Super I/O mais exatamente do pino 32

Vou fazer novas medições e posto os resultados , obrigado por enquanto.

Link para o comentário

Eu falo isso de experiência própria peguei um Notebook dessa mesma placa semana passada, funcionava perfeitamente, o meu cliente pegou só para reparar a carcaça é quando ligou o Notebook novamente ele, n ligou, resolução do problema foi troca do super Io... Muita atenção na ressolda do super Io e quando conectar cooler e tela remova até a bateria da cmos... Nunca vi uma placa tão sensível igual a essa...

Abraço, e boa sorte

Link para o comentário

Em 24/03/2014 às 22:33, tecnotrilha disse:

Amigo essa tensão de 2.7v no botão de ligar está errada, o certo seria 3.3v, acredito que o problema está no Super I/O (troca) pois esta tensão vem do Super I/O mais exatamente do pino 32

Eu falo isso de experiência própria peguei um Notebook dessa mesma placa semana passada, funcionava perfeitamente, o meu cliente pegou só para reparar a carcaça é quando ligou o Notebook novamente ele, n ligou, resolução do problema foi troca do super Io... Muita atenção na ressolda do super Io e quando conectar cooler e tela remova até a bateria da cmos... Nunca vi uma placa tão sensível igual a essa...

Abraço, e boa sorte

Fiz uma medição no pino 32 do super I/O tem tensão 3,04v já no pino 7 do jpwr tem 2,75v será que o problema é no super I/O mesmo?

Link para o comentário

Em 25/03/2014 às 04:34, gilsonam disse:

Verifica o pino 37 Ec Rst e também o pino 100 rsmrst no super i/o. Precisa ter 3,3v nesses pinos. Verifica também no chip de bios se tem a tensão entre 1,5 e 2,0v.

Amigo efetuei as mediçoes super i/o pino 37=3,18v, pino 100= 3,3v, bios u38 pino8=3,3v e u36 pino8=3,3v(qndo liga), o que acha??

Este defeito pode ser o PN(u33) que foi feito o bga queimado? Ou os sintomas seriam outros? Pelo que vi nos foruns esse modelo de acer tem muito defeito que não liga ou tenta ligar e não parte igual ao que estou tendo, parece ser um defeito tipico dessa série.

Alguém mais pode me ajudar com alguma dica??

Link para o comentário

Em 25/03/2014 às 16:09, edgarespecial disse:

Verifica o pino 37 Ec Rst e também o pino 100 rsmrst no super i/o. Precisa ter 3,3v nesses pinos. Verifica também no chip de bios se tem a tensão entre 1,5 e 2,0v.

Amigo efetuei as mediçoes super i/o pino 37=3,18v, pino 100= 3,3v, bios u38 pino8=3,3v e u36 pino8=3,3v(qndo liga), o que acha??

Este defeito pode ser o PN(u33) que foi feito o bga queimado? Ou os sintomas seriam outros? Pelo que vi nos foruns esse modelo de acer tem muito defeito que não liga ou tenta ligar e não parte igual ao que estou tendo, parece ser um defeito tipico dessa série.

Alguém mais pode me ajudar com alguma dica??

Amigo, pela experiencia que tenho, posso falar com quase certeza, pois não estou com a placa na mão para garantir o que estou falando agora, que o problema esta no BGA, ou o rebaling não foi feito corretamente, ou o chip foi pro vinagre, essa máquina o maior defeito é no BGA.
Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...