Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pra quem não tem gravador de Bios.

Avalie este tópico:

leandro.bra

Posts em destaque

Pessoal, aqui vai a dica pra quem tem problemas com Samsung RV415 com problema de bios, que não inicia, e não tem um gravador de bios disponível para usar.

O esquema é semelhante ao utilizado nas placas mãe de desktop, porém, muito mais arriscado, pois é necessário remover o chip de Bios com a placa LIGADA.

Estou postando pq eu fiz e obtive sucesso em 100% dos casos, no próximo aparelho que eu completar a operação farei um vídeo mostrando todo o procedimento.

O esquema é o seguinte, vcs irão precisar de um chip de bios na versão 01PI, 02PI ou 03PI(os quais serao utilizados inicialmente para ligar o Notebook), a PCI com a bios que não inicia, um HD com sistema operacional instalado e tudo o que for necessário para ligar o notebook, sem gabinete. Com a placa montada no lcd, mouse e hd devidamente aterrado, utilizando uma estação de Hot Air, retire a bios com defeito e coloque uma bios que faça a Placa inicializar(tem que ser versão 01PI, 02PI ou 03PI). Com O Sistema operacional inicializado, retire o chip que funciona e coloque o chip com defeito, muita cautela é necessária durante esse processo, pois qualquer curto pode danificar a placa completamente, com a placa conectada a rede lan, com conexão a internet, utilize o programa Samsung Bios Update Software para rodar a atualização de bios. Finalizado o processo de atualização de bios Para o 04PI, a placa vai reiniciar o sistema operacional com o chip atualizado rodando a nova versão de bios normalmente.

Eu ttenho comigo uma centena dessas placas, muitas com defeitos variados, por isso tenho recursos em caso de danos durante o processo, por isso arrisquei fazer dessa forma. Deu certo, coloquei todas as placas que estavam com esse problema pra funcionar e não tive problema com nenhuma delas, em breve estarei postando o vídeo com o procedimento completo.

Espero ter ajudado os desesperados como eu que buscam uma solução sem muitos recursos tecnológicos ou conhecimento específico em gravação de bios.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Administrador

Esta técnica é muita boa e ja utilizei muito com placa de PC. Mais depois que comprei o gravador não foi mais necessário fazer este procedimento.

Fico no aguardo do vídeo vai ajudar muito técnico por alguma razão esteja sem o gravador, como fiquei uma vez. O meu queimou e não tive coragem de comprar no Brasil.  :)

Link para o comentário

Amigos, nunca fiz esse procedimento. Isso tambem serve para outros modelos? Ou apenas no samsung que da certo?

Nunca fiz o teste em outros modelos amigo, mas deve servir pra muitos, vai depender de posição da bios na placa. Cada placa tem suas particularidades. Nas de samsung eu garanto que é fácil, preciso testar outras.

Link para o comentário

Eu ja tentei isso uma vez em uma placa de note, nao lembro o modelo agora, eu acho que foi cce win nao lembro, nao deu certo, porque na hora que retirei a bios ele desligou na hora.

Eu tambem fazia muito isso naquela epoca dos duron, atlhon xp, k6 2 - 500.

De certo nao funciona com todos os modelos.

Link para o comentário

Leandro da pra fazer o seguinte, pra ficar menos arriscado (ou mais arriscado huahauh), vc retira a bios antes e liga o note com ela encostada nos terminais (sem solda-la), da pra gravar tambem só com a outra encostada. Fiz muito isso em placa mae de pc e funciona com todos os modelos de notes, mesmo aqueles que tem a bios dual!

Link para o comentário

Leandro da pra fazer o seguinte, pra ficar menos arriscado (ou mais arriscado huahauh), vc retira a bios antes e liga o note com ela encostada nos terminais (sem solda-la), da pra gravar tambem só com a outra encostada. Fiz muito isso em placa mae de pc e funciona com todos os modelos de notes, mesmo aqueles que tem a bios dual!

Eu até tentei fazer dessa forma, mas dava mal contato e não completava a operação de atualização, pra ligar o note tava beleza, mas na hora de atualizar não dava certo.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

querido amigos estou com o rv415 na bancada apenas 19v nos fets voltagem de o33v no conector da bateria e 073v na bios. nao aecende led algum (morto) nao identifiquei nenhum possivel curto na mb alguem teria a rom da bios para download fazendo favor. pode ser realmente a bios porque no caso do g42 vc encontra os 3.3v do start e tals ele so nao acende o jack mas nesse note achei estranho nao encontrar nada!!! nao e o primeiro tem mais 2 rv410 com o mesmo sintomas nao nota nenhum curto,nenhum aquecimento por favor sou novo no forum mas o que eu poder ajudar irei ajudar alguem me da um help

Link para o comentário

Cara mais se por ventura eu encostar um terminal em um ponto de outro terminal? posso danificar a Bios ou a placa ou preciso tomar muito cuidado para só esbarrar nos respectivos terminais mesmo? Acredito que esse metodo é mais seguro do que  com a estação de retrabalho! ???

Link para o comentário

• 2 meses depois...

pessoal sei que aqui não é o lugar de perguntar isso mas se estamos falando de gravar bios gostaria de uma dica não sei qual gravador devo adiquirir vi no Mercado livre (en25t80 Programmer Usb Series Spi Flash Bios E Memos 24cxx.) por 70,00 Reais um outro Gravador Bios Usb Spi 25x Series En25xxx por 79,00 reais mas não sei o que comprar tem alguma dica para me informar agradecido!

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...