Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Resistores r112 e r113 estao torrados alguem tem o esquema ou sugere algum valor pra eles??

Edited by Betinhodaeletronica
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

@Betinhodaeletronica  antes de substituir os resistores você verificou se havia algum curto nos terminais desses resistores ou nos componentes ligados a eles? Pela foto o R112 parece ser ligado a um dos terminais do T101.
Normalmente resistores carbonizados indicam excesso de corrente circulando por eles, assim a pura substituição dos mesmos sem identificar a causa do superaquecimento trará como resultado mais resistores carbonizados. Eu acho que os resistores que você colocou só não carbonizaram por terem uma potência maior do que os originais. Aliás, como você chegou ao valor de 15 k ? Você se baseou nos valores de R114 e R115 ?
Outra coisa, faltam mais informações como os sintomas do amplificador (ele não ligava, ligava mas não tinha áudio nos dois canais, ligava mas só funcionava um dos canais, ligava mas apresentava ruido, etc).
Você conseguiu ao menos identificar a que estágio esse circuito pertence (fonte, pré-amplificador ou amplificador de potência) ? Fez alguma medição de tensões nos componentes desse circuito ? As tensões das fontes estão normais ? A partir dessas informações você terá subsídios para analisar o problema e tentar uma solução.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
Posted (edited)

@JoeRob eu encontrei esse resistor de 220r aberto,o amplificador liga normal,so ta aquecendo esses componentes,vou ve se acho a causa da queima desse 220r,mas queris tambem saber o valor correto do r112 e r113

Screenshot_2021-05-19-16-09-33~2.png

Edited by Betinhodaeletronica

Share this post


Link to post
Share on other sites

@JoeRob procurando os componentes perto de errado eu achei esse resistor,os bds tao ok,o transistor t101 tambem,eles n ficam no circuito da fonte,eles estao no ampliticador de potencia 

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

@ohm vc teria o esquema do aparelho ou saberia o valor dos dois resistores que falo? R112 e r113... esse amplificador tava com um resistor de 220 r aberto,coloquei outro abriu de novo 

Share this post


Link to post
Share on other sites
22 horas atrás, Betinhodaeletronica disse:

@JoeRob eu encontrei esse resistor de 220r aberto,o amplificador liga normal,so ta aquecendo esses componentes,vou ve se acho a causa da queima desse 220r,mas queris tambem saber o valor correto do r112 e r113

Screenshot_2021-05-19-16-09-33~2.png

@ohm Esse resistor de 220r r120 que eu marquei tava aberto,esquentava de torrar o r112 e r113 que coloquei de 15k pra teste pois n sei o valor ainda,quando coloquei um resistor bom no r120 220r,ele fumaçou,e n achei oque tá fazendo ele abrir...me dá uma ajuda nessa verificação??o amplificador liga normal,o problema tá nesse estágio de potência 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá,

 

@Betinhodaeletronica Não tenho esse esquema.

 

Essas fotos que você tirou ficou muito ruim, focou somente os componentes danificados e nao tirou da placa inteira. Não tem como minguem saber o que é dessa forma. Da próxima vez tira dos componente danificados e da placa inteira.

 

Você esta sofrendo à toa. Tenha mais atenção, tá fácil!

Esse amplificador provavelmente seja um classe AB com dois canais distintos. Só olhar os valores do resistores do outro canal que faz a mesma função.

 

Lhe adianto, tem mais problema ai. Resistor não "paga fogo" sem causa. Conferiu os transistores smd?

Por fim, use lâmpada série e não substitua os resistor ate achar o culpado deles estarem queimando.

 

 

 

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

@ohm uma amigo conseguiu vê os valores desse dois resistores pra mim,eu acabei colocando de 15k mas são de 3k3,vou mandar a foto da placa inteira pra vc me ajudar 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Um amigo tem um do mesmo e consegui vê o valores dos dois resistores que queimou @ohm vou te mandar fotos da placa toda,pra me ajudar a vê o motivo de queimar o resistor de 220r

C0E4267B-2CB1-41A1-920F-E985E1D47110.jpeg

Share this post


Link to post
Share on other sites

Confira com calma os transistores smd. Retire um de cada vez e retorne para a placa para nao misturar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom, vamos lá...

 

analisando o circuito, e (e usando algumas técnicas de psicografia :D), desenhei um resumo do esquema:

image.thumb.png.62d3c940d53ff2d6b0b0ea47510cbe81.png

 

Marcados em vermelho estão os resistores que abriram inicialmente, e em amarelo os de 220R. 

 

Pelo que deu pra deduziar, o amplificador é um circuito convencional de 3 estágios: Um amplificador diferencial (T101 e T102), um driver de tensão (T105, com a base no coletor do T102), e o estágio de saída, com transistores em configuração darlington. T103 forma uma fonte de corrente constante para o amplificador diferencial, e aquele transistor sem identificação no meio do desenho é o servo de bias (o que fica lá no dissipador, entre os dois transistores de saída.

 

 

Aparentemente o resistor de 220R que fumegou é o que fica no emissor do pré-driver de saída do lado negativo. Se for ele, com certeza pelo menos um dos transistores de saída já era. E, se os dois marcados em vermelho fumegaram, é provável que o T105 tenha queimado também, e talvez o par Q101/Q102

 

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Hi, burned smd resistors - check the transistors, the base-emitter junction of the transistor is about 0.7V.
I check the power transistors and, if they are in order, short-circuit points A and B for the duration of the repair, eliminating the quiescent current to protect the power transistors. in addition, I power the amplifier from the alternating current network by connecting a 40-100W bulb to the circuit, limiting the current. I limit the losses of mistakes that I can make.

 

regards all

image.thumb.png.62d3c940d53ff2d6b0b0ea47510cbe81.png

  • Like 3

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By Jefferson Ferreira de Souza
      Boa noite Galera
      Estou estudando e preciso do Boardview rx 580 para uma placa que tenho, poderiam me ajudar?
    • By Von Held
      Olá pessoal,
       
      Estou com esta impressora Zebra S4M onde a mesma estava com a cabeça danificada. Fiz a troca e os ajustes necessários onde a impressão está normal. O problema é que o cliente utiliza uma etiqueta adesiva com largura de 112mm ( largura total ) e 108mm area da etiqueta dividida em 3 colunas, onde cada etiqueta tem 34 mm de largura e entre as colunas 3mm de distância, onde chegamos ao valor de 108mm de área de impressão. Considerando estes valores, não consegui fazer a impressão usando o espaço total da etiqueta do lado direito, pois, segundo a especificação do fabricante a área de impressão neste modelo usando 203dpi é de 104mm ( tamanho padrão que uso nas etiquetas de testes e na maioria dos modelos utilizados pelos clientes ). Este cliente disse que já usava esta etiqueta com 112mm nesta impressora e agora estou com este problema. Já tentei diversas opções e nada.
       
      Sei que este modelo tem ainda a opção de trabalhar com 300dpi, mas neste caso além da mudança no sistema de engrenagens e tração do rolete de saída a cabeça também teria que ser outra e desde o momento que peguei este equipamento para reparo toda a configuração ( mecânica e cabeça ) era de 203dpi. 
       
      Observando a cabeça, ela tem área que alcança toda a etiqueta e o ribbon também chega na borda direita da mesma, mas na impressão fica faltando um pedaço.
       
      Gostaria de saber se alguém já pegou este problema ou se conseguiu ver algo do tipo e encontrou uma solução para esta impressão em mídia mais larga que o padrão da impressora. Agradeço a ajuda de todos.
       
      Abs.
    • By Thasilva
      Estou com este dell inspiron na bancada que liga, acende os leds, gira o cooler e desliga, sem apresentar video. Já fiz teste com memoria nova, tenho tensão em todos os capacitores, bobinas, no circuito do processador e memoria, conseguir que o mesmo ligasse, entrei no setup, iniciei com HD, porem ao desligar e no dia seguinte a placa não deu mais sinal. Alguma dica?
    • By Sperotto
      Olá!
       
      Esse nobreak estava muito sujo e necessitava troca da bateria.
       
      Após troca e limpeza, notei que não está bipando e, principalmente, o cooler gira com dificuldade. Além disso, o led de atenção sempre acesso.
      Cooler está bom. A tensão medida na placa é de 4,3V, o que me parece insuficiente para que ele gire, mesmo que lentamente.
      Não encontro o esquema específico.
      Placa PDVPR(AC_0R1)
      Grato
       

    • By wallsbs
      Ola pessoal, 
       
      Tenho um megabox que nao reconhece o cabo de rede, o CI U105 esta até aberto em cima (conforme imagem), no caso seria ele o responsável pela interface de rede ? qual seria o código de referencia dele ? 

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...