Jump to content
Sign in to follow this  
vlira

Itautec w7425 - clevo e51q0 - Morto

Rate this topic

Recommended Posts

Ae galera, chegou este note para mim, com o p2808 torrado, então fui e removi ele e fui testar se o I/O também tinha ferrado, jumpiei o pino 1 e 8, conectei o carregador e o I/O ferveu, enfim, troquei o I/O, só que quando conecto o carregador, não acende o led, verifiquei que existe os 3v e 5v na placa, mais na bios (serigrafia U10 ) não tem 3v, aparece em torno de 0,66v , já regravei a bios, verifiquei curto na linha de 3v e 5v e não encontrei curto.

esse i/o nao ta mal soldado nao. se vc ligar com o fio o pino 1 ao pino 8 o led teria que ascender. entao pode ser a bios o i/o com solda fria ou ruim ou regulador de 3 e 5 volts danificado tambem.

Já troquei I/O e ressoldei 2x, a bios já regravei, mais regravei apenas por testes, pois ela não está sendo alimentada.

Olhando o esquema, não dá para entender porque o SIO torrou, uma vez que o mesmo à princípio não tem nada haver com o Vin 1, a não ser que no curto que vc deu (pino 1 com 8) no PU4, tenha sido transferido a tensão VA (19V) para o pino 6 também (interno ou possivelmente externa) já que os pinos 8 e 6 estão bem próximos, e ai jogou 19V no SIO.

Qto à BIOS, é alimentada com 3,3 VS, portanto só será energizada após acionar o botão de power on (ou seja é alimentado por uma fonte secundária) que depende da SIO e do Ponte Sul.

pu4_2808_itau.JPG.bc7281f3b00d74b52713a8b6daa4fecf.JPG

vlira, Qual foi seu objetivo ao curto-circuitar o pino 1 e 8 do 8208 ?

Amigão, jumpeando o pino 1 a 8, estarei alimentado o restante do circuito da placa ( 3v e 5v ) exceto o setor de charge, que para isso seria necessário jumpeando o pino 2 ao 8, então sempre que chega essa placa com o p2808 torrado, eu faço este teste para saber se o defeito é apenas o p2808 ou o I/O também queimou, pois se vc olhar no esquema , o pu4 recebe tensão do power no pino 6 que vem do I/O, Por isso que em alguns casos o I/O queima, pois com o problema causado no PU4, em alguns casos vaza tensão de alta para o pino 6, consequentemente queimando o I/O.

Só pra alertar ,

não que esse sege o caso mas por experiencia própria..

No itautec só troco o 2808 e faço aquela modificação de por 2 diodos+um pnp+r de 10k

acho que em muitos casos o SIO vai pro espaço em descuido ou estes testes..

Galera , criei o tópico nao para tirar duvida como fazer a adaptação do p2808 ou para saber se o I/O esta danificado, independente de jumpear, colocar transistor, etc, o problema que estou enfrentando é que a bios nao esta sendo alimentada, ja foram testados 3 I/O da mesma referencia e nao foi resolvido o problema, amanha vou colocar a placa na bancada e analisar novamente.

Galera , criei o tópico nao para tirar duvida como fazer a adaptação do p2808 ou para saber se o I/O esta danificado, independente de jumpear, colocar transistor, etc, o problema que estou enfrentando é que a bios nao esta sendo alimentada, ja foram testados 3 I/O da mesma referencia e nao foi resolvido o problema, amanha vou colocar a placa na bancada e analisar novamente.

Irmão, dá uma verificada nos fets PQ14 (a e b). Essa fonte 3v3Vs corre a placa toda, e qualquer componente que tiver danificado(curto) nessa linha vai derruba-la.

Irmão, dá uma verificada nos fets PQ14 (a e b). Essa fonte 3v3Vs corre a placa toda, e qualquer componente que tiver danificado(curto) nessa linha vai derruba-la.

Beleza, vou da uma verificada e posto qualquer coisa, valeu!

amigo vc tem o esquema dessa placa ? estou precisando

Hidden Content

Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Create New...