Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Fonte Notebook Lenovo Sem Modelo Nâo gera os 20v de saida

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom dia pessoal.

Gostaria de umas dicas de vocês, estou com uma fonte de um notebook Lenovo na bancada. Gostaria de recuperar ela.
Cliente trouxe informando que o notebook não carregava, mas ele adquiriu uma nova fonte e com a nova funcionou, então o problema era a fonte. Ao testar, vi que não gera os 20v da saida dela. Desmontei, e vi que o pino de saida positivo estava em curto com as blindagens da fonte. O problema, é que é a saida não está em curto com o pino negativo da saida da fonte. E ao medir a continuidade na entre o negativo da saida e as blingadens, eu não tenho o curto que era esperado.
Achei que pudesse estar enganado, mas a marcação na parte superior da fonte indica que não. Medi também a voltagem de saida, e o que eu tenho são 0.9v no lado NEGATIVO da fonte.
Durante a desmontagem toquei na blindagem, e ela estava dando choque.
Também medi o capacitor de entrada da fonte, e onde eu deveria estar medindo 220v (ou 110v) apenas consigo uma oscilação no valor do meu multimetro. Ele exibe 110v, 0v, 110v, 0v.... o video do multimetro pode ser visto nesse link 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

A ponte retificadora aparentemente está ok, conduzindo apenas do lado positivo, os diodos estão ok, retirei o mosfet, o diodo e o capacitor que estão proximos a saida pra ter certeza de que não poderia ser algo causado por eles, mas o sinto continua.

Agradeço qualquer sugestão

Fonte lad inferior.jpg

Fonte lado superior.jpg

Editado: por Antonio Wengratt
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antonio Wengratt 

 

seu tópico foi movido para a área correta.

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Bom dia!

Mesmo você usando o multímetro em AC não deveria oscilar como foi descrito, 110-0-110-0... alguma coisa tá errada por aí, ou a forma de medir ou o capacitor bulk (aquele grande marrom, pós ponte retificadora) pode ter defeito, dá uma conferida nele. Esse capacitor vai medir algum ripple (oscilação, em escala AC) com carga na saída, não em aberto. E também não da forma que foi descrito, é normal alguns volts de ripple, não tudo isso.
Quanto a tomar choque na blindagem... depende a "quantidade" do choque, se me entende. Existe uma pequena corrente de fuga, as blindagens não estão flutuando, nem o secundário (ou seja, não é 100% isolado da rede elétrica como em um trafo isolador). Na primeira foto você tem uma carreira de resistores na parte inferior direita, no outro lado da placa tem um capacitor (redondo e azul). A função deles é não deixar o secundário "flutuando", servindo de antena de ruído. O capacitor vai ser pequeno de valor e os resistores na casa de alguns mega ohm (somados), ou seja, a corrente de fuga é muito baixa, mas se você está de pé descalço ou encostando em outra parte da fonte, ou em algum aterramento de bancada, vai sentir. O que você tá medindo no secundário, esses 0.9V, pode ser por conta dessa fuga.

Enfim, começa conferindo o bulk da fonte. Confere também a carreira de resistores e o capacitor azul redondo. Testa os SMD que conseguir. Está tudo Ok? Possível problema no foto acoplador, no 431 (me parece que tem um SMD ali), PWM da fonte, trilha aberta/com intermitência, o que como foi dito pelo amigo acima, é relativamente normal, visto que clientes atiram essas fontes de um lado pro outro, derrubam no chão, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...