Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Vaio SVF152 da0hk9mb6d0 rev d Não liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

A tensão de entrada ta parando no mosfet pq35 na entrada pq ele tem 19v no gate e ele é canal P. O charger está bom, mas essa tensao nao sai dali e não chega no pwm primário. Reparei q a bobina de 5v está com a resistencia baixa, mas não de curto total. Retirei a bobina dos 5v e vi q a resistência baixa está para o lado sem ser o do pwm. Está com a resistência baixa para a saída, injetei até 5v ali e ficou em 0,11A o consumo. Não sei se é normal. Fato é que a tensão não chega ao pwm primário, pq não passa do PQ35. 

Postado (editado)
7 hours ago, fabiano.julio said:

@Motta Álvaro bom dia,

Você já verificou se a bateria do RTC tem 3v ?

Fez reset na CMOS?
Verificou se tem curto no dreno de PQ35
se todos os passos mencionados acima forma checados, por favor passe as tensões de PQ2A/B?

Ja verifikei a bateria, já fiz reset e não tem curto no dreno do pq35.

Só tenho 19v nos pinos 3 (emissor) e 4 (base) do PQ2B, que são as tensões que aparecem no gate e source do PQ35. O resto está tudo em 0V, tanto do PQ2A qnt PQ2B, q é um transsitor duplo

Editado: por Motta Álvaro
  • Joinha 1
Postado
9 hours ago, fabiano.julio said:

Passe também as tensões de PQ35 G,D,S?

Eu fiz um jumper do dreno pro source do pq35 e a tensão passou a chegar no vin do pwm primário.

Tenho no pino 1- 1,99v (VREF2)

2- 0v tonsel

3- 5v V5FILT

4- 9,9V EN LDO

5- 0V VREF3

6 - 19V Vin

7- 5v LDO

Mas nao tenho EN1 nem EN2, (pinos 14 e 27) estão em 0v. 

Não sei se é normal, pq essa placa as tensoes de 3 e 5v nao aparecem, só quando liga. Pelo q eu vi no esquema elas não sao always presents.  Primeira placa q pego assim. Nesse caso o enable só vem do super I/O quando for ligada? Ou era pra estar já presente o EN1 e EN2 e o problema pode estar no super i/o?

Postado (editado)

@Motta Álvaro PQ2 está fuga, não era pra ter 19v no coletor pino4, ali deveria ter uma tensão em torno de 9,5v que passa pelo divisor de tensão PR1 e PR7

Remove ele da placa primeiro depois mede novamente nos mesmos terminais de PQ35?

image.thumb.png.92c1a3bf4d38bb8d7d3806097c06d852.png

Editado: por fabiano.julio
Postado
On 10/24/2021 at 10:32 PM, fabiano.julio said:

@Motta Álvaro PQ2 está fuga, não era pra ter 19v no coletor pino4, ali deveria ter uma tensão em torno de 9,5v que passa pelo divisor de tensão PR1 e PR7

Remove ele da placa primeiro depois mede novamente nos mesmos terminais de PQ35?

image.thumb.png.92c1a3bf4d38bb8d7d3806097c06d852.png

PQ35 estava ruim. Trokei ele e voltou a passar os 19v. Mas a placa permanece sem ligar. Eu acho q o problema esta na linha de 5v. Pq a bobina dos 5v com o multimetro na escala de diodo em continuidade beepa com o terra e marca 063 no multimetro. Mas ja injetei até 5v na kinha e o consumo nao passa de 0,14 e ngm aquece.  E o problema nao é o pwm primario, pq levantei a bobina e o multimetro beepa na escala de diodo para o outro lado sem ser o q vai de encontro ao pwm primário. Alg sugestao?

Postado (editado)
1 hour ago, adrianopluz said:

@Motta Álvaro Verifique o PU15, ele gera os +3VPCU que vão alimentar o SIO.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Tenho 5v no pino 3 do VIN e 4,19v no pino 1shdn, mas tenho 0V no pino 4 VOUT e 0v no pino 5 SET.  Removi o PU15 e o PC170 e a linha do pino 4 mesmo sem esses dois componentes está beepando no multimetro.

Postado

@Motta Álvaro Utilize a escala de resistência para medir a resistência do pino 4 com o GND, a escala de continuidade é mais para uma verificação rápida, ela começa a beepar logo abaixo de 100 ohms, o que induz ao erro.

Se a resistência estiver baixa, utilize a fonte de bancada para injetar uma tensão e vá aumentando a corrente aos poucos e tente localizar algum componente esquentando.

Postado
42 minutes ago, adrianopluz said:

@Motta Álvaro Utilize a escala de resistência para medir a resistência do pino 4 com o GND, a escala de continuidade é mais para uma verificação rápida, ela começa a beepar logo abaixo de 100 ohms, o que induz ao erro.

Se a resistência estiver baixa, utilize a fonte de bancada para injetar uma tensão e vá aumentando a corrente aos poucos e tente localizar algum componente esquentando.

Sim, ta zerado. Injetei tensao, mas fui até 3A e nada esquentou. Posso aumentar a amperagem? Fikei com receio de ir além 

Postado

@Motta Álvaro Essa linha é de baixa corrente então não aconselho aumentar muito mais que 3A.

Verifique no esquema quais componentes essa tensão alimenta, os principais componentes a verificar são, SIO e os capacitores KC conectados a ele.

Como a resistência é baixa talvez o componente não esquente muito, então fique atento a qualquer alteração de temperatura, se você tiver spray congelante é bom utilizar para ajudar a localizar.

Postado (editado)
1 hour ago, adrianopluz said:

@Motta Álvaro Essa linha é de baixa corrente então não aconselho aumentar muito mais que 3A.

Verifique no esquema quais componentes essa tensão alimenta, os principais componentes a verificar são, SIO e os capacitores KC conectados a ele.

Como a resistência é baixa talvez o componente não esquente muito, então fique atento a qualquer alteração de temperatura, se você tiver spray congelante é bom utilizar para ajudar a localizar.

Nao é o super i/o o problema. Vou ver os outros

Postado

PU15
Segundo o datasheet o sinal: "SHDN" deve estar em alta para que funcione corretamente o Ci:

image.png.a376d4dec31001605f8cc3a843f641e9.pngSHDN"

mais uma confirmação que esse sinal deve estar em alta, também está no datasheet com a "Aplicação Típica"

image.png.7524f681f6699ffcfd09e3c478de1172.png

Remova o PU15 pra ver comportamento na placa!!

Postado
23 horas atrás, Motta Álvaro disse:

PQ35 estava ruim. Trokei ele e voltou a passar os 19v. Mas a placa permanece sem ligar. Eu acho q o problema esta na linha de 5v. Pq a bobina dos 5v com o multimetro na escala de diodo em continuidade beepa com o terra e marca 063 no multimetro. Mas ja injetei até 5v na kinha e o consumo nao passa de 0,14 e ngm aquece.  E o problema nao é o pwm primario, pq levantei a bobina e o multimetro beepa na escala de diodo para o outro lado sem ser o q vai de encontro ao pwm primário. Alg sugestao?

@Motta Álvaro  Mede na condução reversa primeiro (ponta positiva no terra e negativa no positivo) veja se da a leitura de um diodo ?

Postado

@Motta Álvaro na maioria das vezes quando alimentamos  a placa e logo em seguida botamos pra medir a resistência da linhas positivas o multímetro bipa porque ainda existem mosfet saturado e eles demoram a desarmar.
Medindo na condução reversa isso não vai ocorrer.
Mas é sempre bom medir em ambas para ter certeza.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...