Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer e1-572_Br800 - V5WE2 LA-9532P rev. 1A - problema ao ligar LCD

Avalie este tópico:


felipeberto

Posts em destaque

Bom dia,

Estou com um problema em duas placas iguais de Acer e1-572 br800, só liga através do HDMI e o CI PU602 (apl5930kai) fica fritando.

Descobri que o problema ocorreu após eu retirar o flat cable do LCD da placa, somente tirei o LCD da placa com ela desligada mas energizada pela bateria e o CI U8 (g5243t11u sot23-5) queimou. Conforme vi em outros tópicos aqui que já tiveram problema parecido, seria somente trocar esse CI U8 para resolver o problema, então eu fiz um jumper nesse CI, tentei pelos pinos 1 e 5 e nada, mas consegui fazer a tela voltar a funcionar fazendo jumper nos pinos 3 e 4, as tensões dos pinos estavam assim.

Pino 1 - 2.5v

Pino 2 - terra 

Pino 3 (EN) - 1.8v

Pino 4 - 3.3v

Pino 5 - 3.3v

 

Após o jumper no 3 e 4 subiu o display funcionando perfeitamente.

 

A minha dúvida é a seguinte, se eu deixar esse jumper e continuar utilizando o notebook sem trocar o componente U8 o que pode acarretar?

 

Não tenho experiência e nem equipamento para microsoldagem e esse CI U8 está difícil de encontrar, só na China.

 

Alguém pode me dar uma luz no que fazer?

Obrigado

Att,

Felipe Berto

 

 

 

 

 

 

 

16351626799237344850286874752414.jpg

16351627413911629203003955640619.jpg

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode adquirir o componente, de uma placa doadora,ou ainda caso não encontre no mercado interno, recorra a sites da China, tipo aliexpress.

Quanto a equipamentos de bancada, se faz necessário o uso de máquina de retrabalho em smd, como tambem estação de solda com temperatura controlada, microscópo e insumos específicos como fluxo de solda para smd ou bga.

Caso não tenha os recursos necessários, pode solicitar o serviço a um técnico que faz reparos em placas de notebook.

Recursos como jampes em placas eletronicas podem ser utilizados para testes, porem não é indicado de forma permanente, sob risco de outros danos, que podem inviabilizar de vez o reparo da placa mãe.

Editado: por regisfatef
corrigir texto.
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, regisfatef disse:

Pode adquirir o componente, de uma placa doadora,ou ainda caso não encontre no mercado interno, recorra a sites da China, tipo aliexpress.

Quanto a equipamentos de bancada, se faz necessário o uso de máquina de retrabalho em smd, como tambem estação de solda com temperatura controlada, microscópo e insumos específicos como fluxo de solda para smd ou bga.

Caso não tenha os recursos necessários, pode solicitar o serviço a um técnico que faz reparos em placas de notebook.

Recursos como jampes em placas eletronicas podem ser utilizados para testes, porem não é indicado de forma permanente, sob risco de outros danos, que podem inviabilizar de vez o reparo da placa mãe.

 

Entendi. Eu acabei removendo o U8 e ligando direto através de jumper e o LCD liga porem notei que o Pu602 está fritando, será que ele está aquecendo por faltar o U8?

 

Obrigado pela ajuda.

50 minutos atrás, CJ disse:

@felipeberto 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

@regisfatef  Último Aviso sobre postar em tópicos em desacordo com as regras. Por favor, nos ajude a manter o fórum organizado e evite punições .

 

Ok, corrigi o título, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/10/2021 às 14:07, Rods disse:

@felipeberto Quando preciso fazer um jumper, sempre uso um diodo.

Veja o U8, o jumper deve ser feito dos pinos 5 e 4 (mesma linha) ao pino 1. Com ele fora da placa, meça o pino 4 para analise.

 

 

2021-10-26 (1).png

Eu já tinha feito jumper do pino 5 ao 1 e não obtive nenhum resultado, resolvi fazer um jumper do 4 para o 3 e o LCD da imagem normal assim,.on3 é o Enable e ele está dando tensão de 1.8v sendo q ele tem q ter 3.3v para alimentar o LCD, acho que trocando esse CI normaliza a tela LCD,.o problema agora está na entrada VGA tbm, pois não dá vídeo por ela e o CI PU602 do lado do VGA está fritando.

Sem o jumper a placa só da imagem pelo HDMI

Editado: por felipeberto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/10/2021 às 14:29, Rods disse:

Essas medições que vc passou, foi com o u8 fora da placa? Antes ou depois do jumper? Retire-o e diga as tensões, dos pinos 4, 5 e 3.

Essas medições sao do U8 funcionando na placa antes do jumper, com o Jumper no pino 3 e 4 a tela funciona. 

 

Obs.: Tenho muito pouco conhecimento em eletrônica, estou iniciando, eu fiz o jumper cm um fio soldado direto entre os pinos, para.o teste eu só ligava e já desligava a placa .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipeberto Veja, a tensão do pino 3 é uma tensão de habilitação do componente, é como se fosse uma chave de liga e desliga. Esse sinal tem uma corrente muito baixa e essa tensão de 1,8V esta correta, e só chega no componente se toda a sequencia do start antes estiver correta. Por isso é necessário vc medir os pinos sem o jumper pra saber qual tensão esta faltando. O seu pensamento de que a tensão do pino 3 que alimenta o LCD esta errada e pode ser a causa do aquecimento do PU602.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Rods disse:

@felipeberto Veja, a tensão do pino 3 é uma tensão de habilitação do componente, é como se fosse uma chave de liga e desliga. Esse sinal tem uma corrente muito baixa e essa tensão de 1,8V esta correta, e só chega no componente se toda a sequencia do start antes estiver correta. Por isso é necessário vc medir os pinos sem o jumper pra saber qual tensão esta faltando. O seu pensamento de que a tensão do pino 3 que alimenta o LCD esta errada e pode ser a causa do aquecimento do PU602.

Exatamente, é isso mesmo, troquei o U8 e a tela voltou a ligar normal, o pino 3 agora está com 3.3v, mas o problema do PU602 continua, está fritando e a entrada VGA do note não funciona, será q se trocar esse PU602 normaliza ? Ou seria outro componente q estaria causando esse aquecimento nesse CI? Nada mais foi alterado nessa placa, o problema dela foi um curto ao retirar o flat cable da tela.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/10/2021 às 08:59, Rods disse:

Ja removeu ele da placa p ver o que acontece? A saida VGA tem vai ser usada para algum fim?

Removi sim e nada aconteceu, eu quero arrumar pra vender o notebook, aí já viu, a pessoa as vezes precisa do VGA para ligar em monitor, projetor, etc 

Ainda não sei oq está ocorrendo com o Pu602, ele esquenta tanto q queima o dedo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipeberto Com ele fora da placa, meça os pinos e nos passe. 'Nada acontece' seria o notebook ligar normalmente ou o notebook não liga? A HDMI esta funcionando depois que trocou o U8?. Ha conversores hdmi-vga bem baratos, o que não seria um grande empecilho para usar a placa. A troca do componente talvez seja necessária. Eu acredito que o jumper que fez do 3 ao 4 no U8 alimentou o sinal 3,3V do pino 4 na linha en do pino, 3. Mas teria que ver melhor para ter ctza. O PU602 gera um sinal +1,5 Vs/Vsp, que acredito ser a alimentação do CI de áudio, mas algum amigo que entenda um pouco melhor de esquema nos ajude.

 

2021-10-30.png

2021-10-30 (1).png

Editado: por Rods
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/10/2021 às 12:15, Rods disse:

@felipeberto Com ele fora da placa, meça os pinos e nos passe. 'Nada acontece' seria o notebook ligar normalmente ou o notebook não liga? A HDMI esta funcionando depois que trocou o U8?. Ha conversores hdmi-vga bem baratos, o que não seria um grande empecilho para usar a placa. A troca do componente talvez seja necessária. Eu acredito que o jumper que fez do 3 ao 4 no U8 alimentou o sinal 3,3V do pino 4 na linha en do pino, 3. Mas teria que ver melhor para ter ctza. O PU602 gera um sinal +1,5 Vs/Vsp, que acredito ser a alimentação do CI de áudio, mas algum amigo que entenda um pouco melhor de esquema nos ajude.

 

2021-10-30.png

2021-10-30 (1).png

O notebook liga sim se eu retirar o PU602.

O HDMI funciona mesmo sem o U8, esta normal.

Como eu meço os pinos do PU602 fora da placa? Desculpe mas eu não tenho certeza de como medir, seria na escala de resistência? 

Eu tentei medir o U8 quando retirei da placa, tbm tentei ler o novo q comprei e sem sucesso, não consegui medir.

Se for do áudio aí complica, note ficar sem áudio 😕

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/11/2021 às 09:30, Rods disse:

@felipeberto Vc não vai medir o componente, vai medir os pads da placa com ele retirado. Meça na escala de tensão continua. V-----. Se quiser facilitar, tire uma foto e anote as tensões que encontrou nos pinos correspondentes.

Amigo, antes de mais nada agradeço pela ajuda. Ainda não tive tempo de medir os pads do Pu602, vou tentar fazer isso hoje. Uma informação importante eu achei num fórum russo, o controlador VGA é o U42 ( it6511fn) ele fica próximo ao Pu602, estava dando uma olhada nele e notei que em cima dele tem um pequena marca, tentei limpar e não saiu, me parece marca de CI queimado, vou tentar tirar uma foto macro pra enviar aqui, tem como saber se ele torrou fora visualmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...