Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Fonte ADP-240CR AA Playstation 4 fat com defeito, tem 5v standby mais não tem 12V

Avalie este tópico:


FábioJSilva86

Posts em destaque

9 minutos atrás, adrianopluz disse:

@FábioJSilva86 Parece que não é montado mesmo, R27 e R47 também não.

Sabe me informar porquê que o pino 3 do Q41 vai a tensão depois que armo a fonte? Preciso desta tensão para poder alimentar os outros ic do primário. Queria saber porquê essa tensão desaparece, com certeza está entrando em proteção a fonte mais não sei porquê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FábioJSilva86 O ideal seria um osciloscópio para verificar as proteções.

 

Verifique o IC132 e IC53, na dúvida você pode intercambiar o IC132 pelo IC131, e o IC53 pelo IC52 pois são o mesmo componente, ligue a placa com uma lâmpada em série para evitar queimar mais algum componente.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe informar de onde vem, de onde surge a tensão VDD do pino 2 do DNP015?

Em 26/11/2021 às 20:07, adrianopluz disse:

@FábioJSilva86 O ideal seria um osciloscópio para verificar as proteções.

 

Verifique o IC132 e IC53, na dúvida você pode intercambiar o IC132 pelo IC131, e o IC53 pelo IC52 pois são o mesmo componente, ligue a placa com uma lâmpada em série para evitar queimar mais algum componente.

 

 

 

Não mudou em nada, continua a mesma situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FábioJSilva86

2 horas atrás, FábioJSilva86 disse:

Alguém sabe informar de onde vem, de onde surge a tensão VDD do pino 2 do DNP015?

Essa tensão é a tensão auxiliar gerada durante o funcionamento do DNP015, vem do transformador T1, e é usada para alimentar todos os CIs do primário.

 

14 minutos atrás, FábioJSilva86 disse:

Alguém sabe informar se o ic do secundário com nome DAS09 é um OP AMP?

Esse CI é o controlador da retificação síncrona, 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, adrianopluz disse:

@FábioJSilva86

Essa tensão é a tensão auxiliar gerada durante o funcionamento do DNP015, vem do transformador T1, e é usada para alimentar todos os CIs do primário.

 

Esse CI é o controlador da retificação síncrona, 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Tem algum substituto que você conhece? Eu tenho um DAS01A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, FábioJSilva86 disse:

Encontrei dois resistores R187 de 10k e r188 de 10k alterados, os dois estão dando 1k. Alguém sabe informar se isso interfere no funcionando da fonte?

Substitui os resistores mais ainda esta com o mesmo sintomas, quando eu ligo para gerar os 12v o DNP015 no pino 3 feedback e o 4 que é o pino de trava param de ter suas tensões, alguém sabe informar porquê? O VDD no pino 2 também deixa de existir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FábioJSilva86

Em 29/11/2021 às 22:09, FábioJSilva86 disse:

quando eu ligo para gerar os 12v o DNP015 no pino 3 feedback e o 4 que é o pino de trava param de ter suas tensões, alguém sabe informar porquê? O VDD no pino 2 também deixa de existir.

O DNP015 pode estar sendo desabilitado via pino 4 pelo IC151, ou outra proteção interna do DNP015 pode estar atuando.

 

Qual a tensão no pino 2 do DNP015?

Editado: por adrianopluz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, adrianopluz disse:

@FábioJSilva86

O DNP015 pode estar sendo desabilitado via pino 4 pelo IC151, ou outra proteção interna do DNP015 pode estar atuando.

 

Qual a tensão no pino 2 do DNP015?

Fonte no standby fica 15.87v e quando é para gerar os 12v 10.5v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, adrianopluz disse:

@FábioJSilva86 Tente trocar o capacitor eletrolítico C25.

 

Você tem lâmpada em série para fazer os testes ou está ligando direto?

 

Possui fonte de bancada ajustável?

 

Não tenho lâmpadas em série, tenho fonte de bancada de 5 amperes. O capacitor 25 testei com capacímetro e está bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FábioJSilva86 Qual o valor nominal dele?

 

A principio pino 15 e 16 é entrada para medir a corrente de saída da tensão 5VSB, como você testou a fonte de 5VSB com carga e ela não desarmou essa alteração não está causando o defeito na linha de 12V.

 

Faça o seguinte teste, com a fonte desligada da tomada e os capacitores do primário descarregados, ajuste a fonte para 16V e alimente o emissor do Q41 e verifique qual a corrente consumida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, adrianopluz disse:

@FábioJSilva86 Qual o valor nominal dele?

 

A principio pino 15 e 16 é entrada para medir a corrente de saída da tensão 5VSB, como você testou a fonte de 5VSB com carga e ela não desarmou essa alteração não está causando o defeito na linha de 12V.

 

Faça o seguinte teste, com a fonte desligada da tomada e os capacitores do primário descarregados, ajuste a fonte para 16V e alimente o emissor do Q41 e verifique qual a corrente consumida.

Coloquei 16v no pino 2 do Q41 e deu 20 micro ampére

IMG_20211204_162600.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, adrianopluz disse:

@FábioJSilva86 Acredito que o consumo esteja normal, a fonte deveria conseguir suprir essa corrente nessa linha.

 

O ideal é providenciar uma lâmpada em série e ir desabilitando as proteções para identificar qual está atuando.

Não tenho, você tem outra sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, adrianopluz disse:

@FábioJSilva86 Sem a lâmpada acredito que só vai causar mais problemas se tentar isolar as proteções.

Eu acredito que o problema vai está no secundário, você acredita que vai está no primário? Eu comprei um osciloscópio mais vai chegar só daqui 15 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...