Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Vostro 14-5480 /DAJW8GMBC1 rev c1/ não liga

Avalie este tópico:

Tor Soluções

Posts em destaque

Olá pessoal, estou com este note que chegou aqui na assistência com o mosfet localizado na pq46 torrado, não consigo ver bem mas parece ser um FDMC8884, quando eu coloco a memória do cliente a pl8 entra em curto, com outra memória nova sai o curto, pesquisando eu percebi que este modelo acontece bastante de queimar este mosfet, gostaria de saber de alguém que tem experiência nesta placa se, eu apenas trocar este mosfet a placa volta ao normal? 

508FB9E5-0CF2-4A59-B462-770CCC402688.jpeg

image.jpg

Editado: por Tor Soluções
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Tor Soluções alterou o título para Vostro 14-5480 /DAJW8GMBC1 rev c1/ não liga
5 minutos atrás, Tor Soluções disse:

Olá pessoal, estou com este note que chegou aqui na assistência com o mosfet localizado na pq46 torrado, não consigo ver bem mas parece ser um FDMC8884, quando eu coloco a memória do cliente a pl8 entra em curto, com outra memória nova sai o curto, pesquisando eu percebi que este modelo acontece bastante de queimar este mosfet, gostaria de saber de alguém que tem experiência nesta placa se, eu apenas trocar este mosfet a placa volta ao normal? 

508FB9E5-0CF2-4A59-B462-770CCC402688.jpeg

image.jpg

Parece estas em curto a memória que o cliente te enviou junto com a maquina, mas se ao colocar o mosfet e a memória nova o curto some, acho que o problema mesmo esta na memória que veio junto, é uma PC3L ou a PC3 normal??

Boa Sorte    :)

• Legal 1
Link para o comentário

44 minutos atrás, Tor Soluções disse:

@Maru pc3l, realmente parece estar queimada, porem meu medo e comprar  o mosfet que tem um frete muito caro (na minha opinião), e ter algum outro problema 

Isto é verdade, mas para se ter certeza, troque o mesmo, verifique se não existe mais nada em curto e somente depois efetue os testes a quente, energizada, se não houver mais nenhum curto na placa ela deverá ligar e acusar a falta da memória, então passe a usar a memória sua nela e veja o que acontece, mas se ela ligar normal comunique ao proprietário que a memória deverá ser trocada por estar danificada.

Faça todos os tentes antes de ligar, se o curto sumiu ela esta pronta pra ser ligada, mas use a sua memória.

Boa Sorte    :)

• Joinha 1
Link para o comentário

1 hour ago, Tor Soluções said:

@Maru pc3l, realmente parece estar queimada, porem meu medo e comprar  o mosfet que tem um frete muito caro (na minha opinião), e ter algum outro problema 

Você tem sucatas aí? Não precisa colocar exatamente o mesmo fet não. Coloque outro com as mesmas specs e tudo certo. Se precisar de ajuda com qual escolher, posta aqui.

Abraço.

• Joinha 2
Link para o comentário

18 minutes ago, Tor Soluções said:

@pedrorosasb obrigado pela dica amigo, se possivel gostaria sim, de saber um compatível tenho alguns notes na sucata 

Temos que ficar atentos aos seguintes pontos:

image.png.195e490331189ee8258c8cebe86ac2c9.png

Dá uma olhada nas suas sucatas pelos FETS de entrada (geralmente um par que fica logo após do jack e são os de proteção contra inversão e passador de tensão). Poste o modelo deles e vamos analisar o datasheet para ver se suprem as specs que postei.

image.png

• Joinha 2
  • Legal 1
Link para o comentário

8 minutes ago, Tor Soluções said:

@pedrorosasb muito obrigado pela dica, eu contrei alguns aqui que se parecem fisicamente, são os "ST1002" , "7408 GA7L65", "7506 gv7l2y"  e "7408 GA7f35", ate procurei o esquema mas nao consegui fazer a comparação

Daria para usar o AON7408 que você tem aí:

image.png.833539fcb714c32fa1d46e11bbb45f5a.png

image.png

Link para o comentário

3 minutes ago, Tor Soluções said:

@pedrorosasb beleza, vou fazer o teste e posto o resultado aqui

Beleza. Só verifica antes se o FET está bom. Para testá-lo, basta colocar o multimetro em escala de continuidade e verificar se temos continuidade entre o source e o dreno após encostar a ponta de prova positiva no gate (e mantendo a negativa no source ou no dreno).

Link para o comentário

9 minutos atrás, Tor Soluções disse:

@pedrorosasb @eed a placa voltou a ligar apos substituir o mosfet carbonizado, porem agora ele liga e fica beepando como se fosse defeito de memoria, mesmo com uma memoria nova

Faça a limpeza dos contatos do slot da ou das memórias, pode haver sujeira e teste se voltou a funcionar, caso não, dê uma olhada nos dois capacitores que fica do lado do slot das mesmas, veja se algum dos dois esta aberto e ou com fuga, poste os resultados amigão.

Boa Sorte     :)

• Joinha 1
Link para o comentário

11 minutes ago, Tor Soluções said:

@pedrorosasb @eed a placa voltou a ligar apos substituir o mosfet carbonizado, porem agora ele liga e fica beepando como se fosse defeito de memoria, mesmo com uma memoria nova

Quantos beeps: 4? Meça a tensão existente na bobina do circuito da RAM e veja se tem os 1.35v (DDR3L) ou 1.5v (DDR3).

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...