Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise TV Monitor Marca AOC 19" LCD TV - modelo L19W931 - não aciona a retro iluminação do LCD - backLigth apagado

Avalie este tópico:

Maru

Posts em destaque

Olá colegas, como a maioria já sabe este não é nosso nicho de trabalho, por este motivo é que recorremos aos universitários do fórum para nos auxiliar a resolver estes problema que aqui vos apresento abaixo.

Bem, esta TV Monitor Marca AOC 19" LCD TV - modelo L19W931 - não aciona a retro iluminação do LCD - (backlight apagado) deu entrada em nosso laboratório com este sintoma, fizemos a abertura da mesma, efetuamos a troca de todos os capacitores eletrolíticos da fonte antes de mais nada, verificamos as lâmpadas e notamos que uma não esta operante, ok, isolamos a mesma e enganamos a fonte usando um capacitor de 1uF x 2KV e mesmo assim a iluminação não esta sendo acionada, verificamos os demais componentes e nos parece estarem bons. o que mais poderíamos fazer com relação a testes para que possamos resolver este problema???

Contamos com a ajuda de todos neste problema aqui apresentado. Abaixo segue algumas fotos do equipamento já aberto.

IMG_20220211_143223.jpg

IMG_20220211_143122.jpg

IMG_20220211_143144.jpg

IMG_20220211_143341.jpg

IMG_20220211_143208.jpg

IMG_20220211_143151.jpg

IMG_20220211_143204.jpg

IMG_20220211_143111.jpg

IMG_20220211_143056.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maru Tenho utilizado este kit nos monitores que pego com defeito em lâmpadas, por estar cada vez mais difícil de conseguir e sempre deixo claro para o cliente que se trata de uma adaptação para que o monitor não seja descartado, não tenho tido problemas e acaba dando um efeito muito bom. 

Kit Led Monitor1.jpg

• Joinha 2
Link para o comentário

11 horas atrás, ohm disse:

Olá,

@Maru achei esse valor do seu capacitor alto. Tente com 470pF 2kv.

Testei novamente as lâmpadas, e realmente notei que uma não esta boa, troquei para o capacitor informado e mesmo assim não ascendeu o Backlight, alguma nova dica??? de por onde começar, pois as tensões que vão a placa lógica todas estão normais. o problema esta na parte de iluminação mesmo.

Link para o comentário

11 horas atrás, GameMax disse:

@Maru Tenho utilizado este kit nos monitores que pego com defeito em lâmpadas, por estar cada vez mais difícil de conseguir e sempre deixo claro para o cliente que se trata de uma adaptação para que o monitor não seja descartado, não tenho tido problemas e acaba dando um efeito muito bom. 

Kit Led Monitor1.jpg

Mas este circuito mantém a iluminação ligada o tempo todo e ou tem como efetuar se desligamento como no original???.

Link para o comentário

@Maru tente um valor mais baixo, talvez a frequência seja mais alta, imagine na casa dos 40khz.  De 100pF ou 47pF. Com o capacitor a gente aproveita a reatância capacitiva, entretanto é alterada de acordo com a frequência.

A tensão de 12v não está caindo?

Editado: por ohm
  • Joinha 1
Link para o comentário

1 hora atrás, ohm disse:

@Maru tente um valor mais baixo, talvez a frequência seja mais alta, imagine na casa dos 40khz.  De 100pF ou 47pF. Com o capacitor a gente aproveita a reatância capacitiva, entretanto é alterada de acordo com a frequência.

A tensão de 12v não está caindo?

Este teste não fiz, mas tentei ligar a fonte sem o trafo das lâmpadas e notei que os dois Cis  que chaveiam os 12 volts estão inoperantes e são iguais conforme imagem abaixo, alguma outra dica??? pois não achei nada na NET a respeito deles, pois chega os 12 volts neles, e dela não sai nada pro trafo que alimenta as lâmpadas

WIN_20220211_14_40_28_Pro.jpg

WIN_20220211_14_40_40_Pro.jpg

Editado: por Maru
Link para o comentário

17 minutos atrás, ohm disse:

A carga principal da fonte de 12 v é justamente o inverter. Ligar sem o trago não tem problema 

Legal, sim, liguei e de no pino 1 e 2 tenho os 12 volts presentes ok em ambos, mas do outro lado nos pinos 5,6,7 e 8 não tem nada, esta morto idem nos pinos 3 e 4, o que me leva a crer que os dois IC's A4616 estão ruins.

image.png.b64baba97d9dceb6ca57e0dcd0732385.png

Editado: por Maru
foi anexado informação errada, editado para ser arrumada com informação correta
Link para o comentário

47 minutos atrás, Maru disse:

al, sim, liguei e de no pino 1 e 2 tenho os 12 volts presentes ok em ambos,

se media a tensão entre pino 1 e gnd e entre pino 2 e gnd, está correto ter 12v em ambos. É um mosfet canal P. So conduzirá quando a tensão do pino 2 (em relação ao gnd) for para próximo de zero.  12v em ambos indica ausência de pwm e consecutivamente ic 801 está em proteção.

Link para o comentário

3 horas atrás, ohm disse:

se media a tensão entre pino 1 e gnd e entre pino 2 e gnd, está correto ter 12v em ambos. É um mosfet canal P. So conduzirá quando a tensão do pino 2 (em relação ao gnd) for para próximo de zero.  12v em ambos indica ausência de pwm e consecutivamente ic 801 está em proteção.

Bem, este IC 801 é o PWm OZ9938, esta ativo a proteção, neste caso o que eu faço pra desabilitar o mesmo??? trocando o IC801??? ou ainda tem algo a mais que devo olhar,

Link para o comentário

1 hora atrás, TP.Eletron disse:

so lembrando, se trata de um procedimento de TESTE!!!!! ,a partir dai se segue para a substituição das lâmpadas ,caso necessário. nao se deve deixar isso como solucao do problema.

depois de feito o teste, este PWM deverá ser trocado???? pois ele danifica, ou simplesmente ele volta a funcionar como antes, tenho de testar mais algum componente??? pois como disse não é a minha praia e sim material médico e hospitalar, mas como o patrão manda a nós obedecemos e por estarmos em uma localidade que ninguém mais faz ai sobra pra nós resolvermos, justamente por atendermos prefeituras também da região.

Link para o comentário

13 horas atrás, Maru disse:

Mas este circuito mantém a iluminação ligada o tempo todo e ou tem como efetuar se desligamento como no original???.

Sim tem como desligar como original, está é uma das funções da plaquinha, desliga a iluminação assim que o monitor é desligado, consegue ter um certo ajuste de brilho com ela também.

• Legal 1
Link para o comentário

8 horas atrás, GameMax disse:

Sim tem como desligar como original, está é uma das funções da plaquinha, desliga a iluminação assim que o monitor é desligado, consegue ter um certo ajuste de brilho com ela também.

Isto é legal, pois havia lido aqui no fórum que ao ser feita esta modificação o iluminação permanecia ligada, tendo de desligar na tomada ou mesmo adaptar uma chavinha pra este fim, este eu não sabia que tinha, tens algum material a respeito desta modificação para que nós podermos ver, pois dias a trás necessitamos de algo assim e por falta de conhecimento a respeito deixamos de atender um cliente .

Link para o comentário

12 horas atrás, Maru disse:

Isto é legal, pois havia lido aqui no fórum que ao ser feita esta modificação o iluminação permanecia ligada, tendo de desligar na tomada ou mesmo adaptar uma chavinha pra este fim, este eu não sabia que tinha, tens algum material a respeito desta modificação para que nós podermos ver, pois dias a trás necessitamos de algo assim e por falta de conhecimento a respeito deixamos de atender um cliente .

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Tenho comprado no Ali porque acaba saindo mais em conta, mas no mercado livre também tem e se pesquisar no Ali talvez encontre até mais em conta do que este link. A ligação da plaquinha é bem simples porque vem indicando os pinos onde vc tem que ligar na fonte do monitor. Acho que tem até vídeos no YouTube  mostrando a ligação mas vai ver que é bem simples. 

Outra coisa que esqueci de mencionar é que estas barras de led elas vem para o tamanho máximo de 24 polegadas mas vc consegue cortar e diminuir ela para utilizar em tamanho menores sempre cortando de 3 em 3 leds.

Editado: por GameMax
  • Joinha 1
Link para o comentário

Olá a todos, estou tendo dificuldades de encontrar no mercado local e nas redondezas  o CI AO4616, algum colega saberia informar se poderíamos utilizar outro no lugar ou mesmo onde poderemos comprar o mesmo, tentamos no ML mas a qualidade é péssima, componente remarcado.

Cordialmente

Link para o comentário

11 horas atrás, Maru disse:

Olá a todos, estou tendo dificuldades de encontrar no mercado local e nas redondezas  o CI AO4616, algum colega saberia informar se poderíamos utilizar outro no lugar ou mesmo onde poderemos comprar o mesmo, tentamos no ML mas a qualidade é péssima, componente remarcado.

Cordialmente

Para testar se tem mais defeito, é trabalhoso, entretanto dá para finalizar o diagnóstico. Coloque mosfet’s normais nos respectivos pinos (um canal P e um N).

Semi condutores está sendo sorte mesmo :'(

• Legal 1
Link para o comentário

• 3 semanas depois...
10 horas atrás, CLOUD SERVICES disse:

Ja fez o teste jumpeando o pino DIM da fonte no pino 12v e o pino N/F em 5v ?

Fazendo isso você consegue testar o CI, verificando se nela há saida de PWM

caso não esteja saindo pode o substituir.  

Efetuamos so testes conforme orientado e os mesmos não estão bons, efetuamos o pedido dos mesmos para substituição, estamos no aguardo do envio e recebimento, assim que os mesmos chegarem, retornarei aqui para repassar o que ocorreu .

Desde já vos agradeço a atenção e as ajudas.

Cordialmente

Maru    :)

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...