Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise LENOVO - aclu1aclu2 uma nm-a272 - não liga!

Avalie este tópico:

Gabrowsk

Posts em destaque

ola a todos, estou com essa placa que não esta ligando. a placa gera as tensões de 5V e 3.3V, mas não as tensão  de +1.35

deu uma analisada nos sinal que o SIO manda e percebi que ele nao esta recebendo a tenção PM_SLP_S5# da pch, inclusive. o pino so SIO que devia receber esse sinal esta em curto com o GND, não sei se eles são relacionados mas acho que essa seja a causa do SIO não estar mandando o sinal SYSON para o PU1207 gerar os +1.35V. estaria isso correto? é possivel que a pch esteja danificada?

PM_SLP_S5#.png

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa dá muita zica na SIO. Se você tiver uma fonte de bancada, confere se existe um consumo entre 100 e 200mA logo ao alimentar a placa. Tenho umas três aqui que apresentam exatamente isso que você descreve e é justamente por conta da SIO. Além disso, em todas elas a SIO esquenta logo de cara.

• Joinha 1
Link para o comentário

@Gabrowsk Olá, amigo. Sem analisar o circuito, mas só por alto:
De todas as placas desse modelo que peguei o que mais encontro problema são no sio e pch.

Costuma muito do sio entrar em curto e levar junto o sy820bqn.

Depois de muita análises malucas que quase sempre me levaram ao sio, hoje mantenho estoque e sempre que chega uma desse modelo com problema, após análise básica, troco de cara para testar.

Boa sorte.

• Joinha 2
Link para o comentário

4 hours ago, Gabrowsk said:

@pedrorosasb @alexklein Obrigado pela resposta. estou desconfiando da SIO des do começo da analise, mas n tenho uma SIO para repor essa em minhas mãos, por isso, antes de comprar uma eu queria ter certeza de que era nela o problema

Se não me falha a memória, essa SIO é gravada. Se for comprá-la, fique atento para solicitar gravada.

Link para o comentário

Em 11/02/2022 às 16:55, Gabrowsk disse:

percebi que ele nao esta recebendo a tenção PM_SLP_S5# da pch

Você chegou a conferir se esses sinais EC_RSMRST# e PBTN_OUT# estão em nível alto. Esse EC_RSMRST# deve está e sem manter em nível logico alto quando o power for acionado. Já esse PBTN_OUT# deve está em nível logico alto e depois nível baixo quando acionar o botão power, só assim a PCH liberar os estados SLP.

Em 11/02/2022 às 16:55, Gabrowsk disse:

o pino so SIO que devia receber esse sinal esta em curto com o GND

Qual é a resistência desse pino que você diz está em curto? Analise do estado S3 da sequencia de start deve ser sempre pressionado o power. 

Link para o comentário

26 minutes ago, LEONTEC said:

Você chegou a conferir se esses sinais EC_RSMRST# e PBTN_OUT# estão em nível alto. Esse EC_RSMRST# deve está e sem manter em nível logico alto quando o power for acionado. Já esse PBTN_OUT# deve está em nível logico alto e depois nível baixo quando acionar o botão power, só assim a PCH liberar os estados SLP.

EC_RSMRST# antes de ligar: 0V, depois de apertar o power: 3.3V e se mantem assim.
PBTN_OUT# antes de ligar: 0,05V, depois de apertar o power: 3.31V e se mantem assim.

26 minutes ago, LEONTEC said:

Qual é a resistência desse pino que você diz está em curto?

PM_SLP_S5# antes de ligar: 130k ohms, depois de apertar o power: 13.7 ohms

Link para o comentário

1 hour ago, Gabrowsk said:

@pedrorosasb uma pergunta meio boba, mas confirmando. Ao trocar a SIO devo pegar uma que tenha a primeira linha de refencia igual certo? as outras duas nao importão tanto? no caso dessa placa, vou precisar de outra SIO IT8586E.

Só a primeira mesmo. As demais representam a data de fabricação, numero de série e outros parâmetros não relevantes para esse caso.

Abraço.

• Joinha 1
Link para o comentário

4 minutes ago, LEONTEC said:

Aqui deve ser ao contrario né? Esse pino é active low, ou seja, é ativo em nível logico baixo. 

pelo que sei, quando o nome da linha termina com #, ela e ativada com nivel logico baixo, então sim, mas não sei porque esta acontecendo o oposto do que deveria, testei essa linha com o multimetro no pino do SIO 3 vezes para ter certeza.

Link para o comentário

4 minutos atrás, Gabrowsk disse:

pelo que sei, quando o nome da linha termina com #

Isso mesmo! Se esse pino ficar em nível baixo antes do power ser acionado, ele vai está ativo e com isso a placa vai ligar sem pressionar o power, pois ele é a resposta do botão power. Vou usar a imagem abaixo para explanar melhor como tem que ser. 

Capturarxxx.PNG

Link para o comentário

Analisei essa mesma placa e diagnostiquei sio ruím, após trocar gravei ele,a bios e a placa nem acendeu led,aí pus na churrasqueira pra fazer um aquecimento foi então que notei q tinha feito aquecimento direto no cpu.

A sequencia de start é muito fácil nesse esquema.

Tem acin ?

image.png.20d729bbe6bddef0ea25d9205edd814e.png

image.thumb.png.cb23bd50a432bab1605afb0a3397c86c.png

Link para o comentário

On 2/14/2022 at 11:53 AM, LEONTEC said:

@Gabrowsk nos pinos 35 e 128 do IO existi tensão? Tensão no pino 8 do bios e demais pinos?

pinos 35 apresenta tensão depois do start da placa, ja o 128 da um pico de 1V junto com o start e logo depois volta a 0V. Bios esta com tensão em todos os terminais aparte do GND.

Editado: por Gabrowsk
Link para o comentário

@Átomos ACIN esta com 3V antes e depois do start da placa

On 2/14/2022 at 11:51 AM, vado said:

confere a alimentação marcada na figura.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

não consegui achar a tensão exata +3V_PCH, acredito que seja a +3VALW_PCH, essa sim esta presente.

Link para o comentário

On 2/14/2022 at 3:06 PM, Átomos said:

Analisei essa mesma placa e diagnostiquei sio ruím, após trocar gravei ele,a bios e a placa nem acendeu led,aí pus na churrasqueira pra fazer um aquecimento foi então que notei q tinha feito aquecimento direto no cpu.

A sequencia de start é muito fácil nesse esquema.

Tem acin ?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

image.thumb.png.cb23bd50a432bab1605afb0a3397c86c.png

medi o ACIN# no terminal do SIO, la ele esta sempre em 3V, mesmo após pressionar o power.

Link para o comentário

3 horas atrás, Gabrowsk disse:

ACIN esta com 3V antes e depois do start da placa

Esse 👆ACIN sem (#), é o sinal enviado pelo divisor resistivo PR326+PR233 certo? E chega no gate pino 2 do QE2 correto? Esse sinal avisa ao IO que tem um carregador (AC) plugado. Você diz que está em nível alto antes e depois do acionamento do botão power. Me corrigir se entendi errado.

3 horas atrás, Gabrowsk disse:

medi o ACIN# no terminal do SIO, la ele esta sempre em 3V, mesmo após pressionar o power.

Esse ACIN#, você diz também que ele está em nível alto antes de depois de acionar o power. Segue aí... Se o ACIN está saturando o mosfet QE2? O sinal ACIN# deveria está aterrado. Vejo que a placa tem EC_ON habilitando a integrado que geras as tensões de 3 e 5V stand, e isso só é possível pelo menos no que eu entendi da sequencia de start dessa placa é, o IO só envia esse sinal quando tem o sinal ACIN# em nível baixo. Vejo esse sinal ACIN# como a mesma função do ACOK# que tem em outros integrados, nesse caso tem um circuito separadamente fazendo esse sinal chegar ao IO em nível baixo. Podemos dizer que nessa arquitetura esse sinal tem que ser aterrado. Se eu entendi esse circuito errado por favor podem corrigir.;D

• Joinha 1
Link para o comentário

A tensão +3VLP não depende do sinal EC_ON para subir no estado S5, pois o integrado que gera essa tensão recebe alimentação e habilitação da linha de B+. O que podemos entender é, sempre vai ter +3VLP presente quando existir B+ em nível alto, isso pode se quando tem somente bateria plugado ou somente carregador plugado. Quando tem carregador e bateria, ACIN vai a nível alto para deixar ACIN# em nível baixo. 

Somente bateria plugado, não vai ter ACDET em nível alto que é proveniente da tensão de alta VIN, e no automático não vai ter ACOK. Então, ACPN vai continuar alto desfazendo o divisor resistivo PR326+PR233 aterrando ACIN. Com isso, não vai ter 3.3v no gate do QE2 liberando ACIN# para o nível logico alto, pois não tem um carregador plugado.

Veja aí se é isso mesmo?

• Joinha 1
Link para o comentário

@vado @LEONTEC @Átomos obrigado pelas dicas, consegui ter um avanço, agr a placa esta com um comsumo de 0,35 A quando aperto power, todas as tensões estão presentes, mas ainda nao esta ligando. a tela não liga( nem sinal do backlight) chequei o conector do lcd e está chegando os 19V e 3V. o cooler da uma mexidinha quando ligo, mais não chega a rodar, o processador esta esquentando bastante. bios.png.61cc7b6ce3f6f1c0c86a4376bc4e0e94.png

notei tb que na bios, os pinos que deveriam ativar com nivel baixo são os pinos 1, 3 e 7. mas ao ligar a placa, os que ficam em nivel baixo são os pinos 5 e 6.1834548548_cpuen.png.0facf318e6a56647d12dd7f24bfdcc93.png

tambem não consegui achar essas tenções, mas acho que é pelo fato da pch ser junto da cpu.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...