Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Multifuncional Hp Inktank 416 - Placa E307069 GE-1 - Puxando várias folhas e não imprime

Avalie este tópico:

ribeirodanilo93

Posts em destaque

Bom dia amigos do fórum !
Essa impressora é minha de uso pessoal e de um tempo pra cá ela ficou meio descontrolada, solicitava impressão e ela começava a puxar papel loucamente, cópias às vezes funcionava em pequenas quantidades, às vezes imprimia apenas metade da folha e demorava bastante. Como não mexo com impressora levei em uma assistência e o técnico simplesmente condenou a placa, foi bem perceptível que o cara não tinha nenhuma noção de eletrônica e não tava afim de perder tempo pra consertar, simplesmente trocar. Pois bem, ele me cobrou R$500 em uma placa semi-nova e não achei viável. Pelas referências da placa lógica tentei ver se encontrava algo ou até mesmo pra comprar no aliexpress mas sem êxito. Gostaria de saber dos amigos se quem manja aí de impressoras poderia me dar uma força pra tentar arrumar essa placa, afinal é uma impressora muito boa, completa e estou precisando dela.

WhatsApp Image 2022-02-18 at 09.33.29 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-02-18 at 09.33.29.jpeg

Editado: por ribeirodanilo93
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• ribeirodanilo93 alterou o título para Multifuncional Hp Inktank 416 - Placa E307069 GE-1 - Puxando várias folhas e não imprime

Primeiro, o cara querer te cobrar R$ 500,00 nessa placa já está te passando um valor absurdo pois pesquisando rapidamente encontrei placas na casa dos R$ 260,00 + frete. 

Agora vamos ao problema.

Sobre puxar e ejetar várias folhas ao enviar impressão pode estar relacionado ao sensor do papel que fica embaixo da impressora, o cabo que o alimenta e talvez até a placa lógica mas para ter certeza qual o causador só testando cada um. Para isso precisaria de pelo menos um sensor do papel igual.

O sensor é esse...

Para saber se algum fio está rompido poderá usar o multímetro em teste de continuidade colocando uma ponta na solda da placa do sensor e a outra no conector que vai ligado na placa lógica.

image.png.f8d46ee780ee1527289ddd8edd80cf83.png

Editado: por xandy_73
  • Joinha 1
Link para o comentário

Então, fiz o básico que a amiga @luciana336 recomendou que seria limpar os roletes com uma flanela úmida, tirei toda poeira visível com um pincel e montei novamente a máquina e o problema persiste.
Amigo @xandy_73 eu acredito que realmente o problema possa estar relacionado ao sensor, eu consegui acessar apenas o rabicho dele que vai na placa, achei o acesso dele um pouco complexo e não me senti seguro em desmontar. A impressora liga, instala os drivers normal, mas até na própria impressão da folha de teste ela dá o erro, puxa umas 3 folhas rapidamente, todas saem em branco e depois dá esse erro como na foto a seguir. @xandy_73 vc teria um link desse sensor pra me enviar ? Pois dependendo do valor eu poderia comprar um a nivel de teste..

WhatsApp Image 2022-02-18 at 11.21.54.jpeg

Link para o comentário

No painel está acusando erro de alimentação do papel, como falei pode ser o sensor, a alavanca do sensor quebrada ou por último a placa lógica.

Sim, é bem complicado a troca dele pois vai ter que desmontar 99% da impressora.

Para ter uma ideia seria desmontagem equivalente a essa do vídeo...

As duas peças indicadas nas setas também tem que serem tiradas para ter acesso ao sensor, o circulado é a alavanca que o papel encosta para ativar o sensor. Ainda tem por baixo mais uma tampa para tirar e liberar o sensor da carcaça da impressora.

image.png.8fe1dd4ff24bec3605e96e552314c965.png

Editado: por xandy_73
Link para o comentário

Consegui desmontar ela em pelo menos 80%, tirei o carro de impressão, abri a tampa debaixo, mas nessa parte onde vc marcou realmente não tive avanço. Fiz alguns teste aqui...

Nesse video dá pra ver que o sensor está acionando, está reconhecendo papel.

E esse é o erro ao vivo, dá pra ter alguma noção do que pode ser ? 

Link para o comentário

Em 18/02/2022 às 09:34, ribeirodanilo93 disse:

Bom dia amigos do fórum !
Essa impressora é minha de uso pessoal e de um tempo pra cá ela ficou meio descontrolada, solicitava impressão e ela começava a puxar papel loucamente, cópias às vezes funcionava em pequenas quantidades, às vezes imprimia apenas metade da folha e demorava bastante. Como não mexo com impressora levei em uma assistência e o técnico simplesmente condenou a placa, foi bem perceptível que o cara não tinha nenhuma noção de eletrônica e não tava afim de perder tempo pra consertar, simplesmente trocar. Pois bem, ele me cobrou R$500 em uma placa semi-nova e não achei viável. Pelas referências da placa lógica tentei ver se encontrava algo ou até mesmo pra comprar no aliexpress mas sem êxito. Gostaria de saber dos amigos se quem manja aí de impressoras poderia me dar uma força pra tentar arrumar essa placa, afinal é uma impressora muito boa, completa e estou precisando dela.

WhatsApp Image 2022-02-18 at 09.33.29 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-02-18 at 09.33.29.jpeg

vamos lá....se o sensor do disco encoder estiver com problemas, pode causar impressões pela metade ou erros semelhantes...........

image.png.8fe1dd4ff24bec3605e96e552314c965.png

Link para o comentário

@home service removi o sensor do disco encoder e limpei com isopropílico, problema persiste. Fiz alguns testes básicos, como é um circuito bem simples não há muito o que ser verificado. Nesta situação, me recomendaria substituir quais sensores a nível de teste ?

Link para o comentário

@ribeirodanilo93 Aquele que já te indiquei no primeiro post que é o sensor que fica embaixo da impressora (indicador2), ele é o responsável por detectar o papel quando ele é puxado para ser impresso.

Nessa impressora só existem dois sensores do papel, um é o que detecta o papel na bandeja (indicador1) (fica atrás da impressora) e o que detecta a passagem do papel para começar a impressão que é o que fica embaixo (indicador 2).

image.png.050d8b016d8c23e9cb7f65a3ea26bd8f.png

Link para o comentário

5 horas atrás, xandy_73 disse:

@ribeirodanilo93 Aquele que já te indiquei no primeiro post que é o sensor que fica embaixo da impressora (indicador2), ele é o responsável por detectar o papel quando ele é puxado para ser impresso.

Nessa impressora só existem dois sensores do papel, um é o que detecta o papel na bandeja (indicador1) (fica atrás da impressora) e o que detecta a passagem do papel para começar a impressão que é o que fica embaixo (indicador 2).

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

10 horas atrás, ribeirodanilo93 disse:

@home service removi o sensor do disco encoder e limpei com isopropílico, problema persiste. Fiz alguns testes básicos, como é um circuito bem simples não há muito o que ser verificado. Nesta situação, me recomendaria substituir quais sensores a nível de teste ?

sinto muito, mas limpeza com álcool não resolve. 
raramente os sensores de papel dão problemas.

já o sensor do disco enconder.......já substituir inúmeros.....

Link para o comentário

23 minutos atrás, ribeirodanilo93 disse:

@home service  substituído sensor do encoder, problema persiste.

Como falei no meu segundo post, isso é problema no sensor de alimentação do papel, o que fica embaixo da impressora. Pode ser o cabo dele partido, o próprio sensor danificado ou placa lógica. 

Link para o comentário

1 hora atrás, xandy_73 disse:

Como falei no meu segundo post, isso é problema no sensor de alimentação do papel, o que fica embaixo da impressora. Pode ser o cabo dele partido, o próprio sensor danificado ou placa lógica. 

Além de verificar se os cabos dele estão inteiros, existe algum outro teste que eu posso fazer pra garantir que é ele ou só substituindo mesmo ? Vou ver com o colega que me emprestou esse sensor do encoder, se ele consegue esse outro pra eu testar. Continuarei na tentativa desse reparo, vou postando os resultados.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...