Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Brother dcp-l5652dn - Problema de Fixação de Toner

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Olá a todos, estou com um problema de fixação de toner em uma impressora Brother DCP-L5652DN.  em meu trabalho, sou responsável pela manutenção das impressoras, e temos uma DCP-L5652DN onde está apresentando o problema. no final do ano passado, a película do fusor dela acabou rasgando, como estávamos sem películas em estoque, levamos ela para uma autorizada da brother para fazer a troca, foi efetuada a troca da película, e em poucos dias de uso ela apresentou uma má fixação de toner. A impressão dela sai perfeita, sem nenhum defeito (usamos toners e fotocondutores originais) , no entanto, como trabalhamos em escola, começamos a receber reclamações de alunos que usavam borracha na impressão e acabava saindo por inteiro. acabei fazendo o teste de um colega aqui do fórum , colocando em modo etiqueta, no entanto, sem êxito, a fixação do toner de fato melhorou, no entanto, continua a sair o toner da folha. Em pesquisas pela internet, me deparei com um vídeo de um técnico informando que poderia ser a película de fusor de baixa qualidade, que estava causando isso, e sugeriu também adaptar dois resistores de 3k3 nos dois termistores da impressora (o que não pretendo fazer, tendo em vista o risco que pode me acarretar). O que acham que pode ser? acham que pode ser algum problema na película do fusor? o fusor está com seus dias contados? ou outro problema pode acarretar a má fixação de toner?

Em anexo segue imagens da má fixação, uma sem usar borracha, e outra após usar borracha.

1318184417_WhatsAppImage2022-02-18at09_46_07.thumb.jpeg.b3b563eb48c4d72bdeef628ee4409282.jpeg

1372402880_WhatsAppImage2022-02-18at09_46.07(1).thumb.jpeg.48201d3b3d2e5279fce6888c33f9e5af.jpeg

Editado: por JEBM
  • JEBM alterou o título para Brother dcp-l5652dn - Problema de Fixação de Toner
Postado (editado)

@xandy_73 o papel que usamos, é o mesmo das demais impressoras (temos duas HL-L5102dw) e não apresentam o mesmo problema. sobre a placa fonte, teria como me informar uma forma de testa-lo? 

Editado: por JEBM
Postado

Levando em conta que a potência de pico dessa impressora é cerca de 1.193W sugiro um transformador de 2000VA para ter uma folga.

Se sua rede elétrica for 110v aconselho ligar ela direto na tomada elétrica.

image.png

Postado

usamos um transformador de 2000VA nela, pela dúvida, coloquei ela em um de 4000VA que temos, o problema continuou, irei comprar uma nova película de fusor e um novo lubrificante e efetuar a troca, tem alguma recomendação de película e lubrificante de alta qualidade? agradeço!

Postado
  Em 18/02/2022 às 12:49, JEBM disse:

Olá a todos, estou com um problema de fixação de toner em uma impressora Brother DCP-L5652DN.  em meu trabalho, sou responsável pela manutenção das impressoras, e temos uma DCP-L5652DN onde está apresentando o problema. no final do ano passado, a película do fusor dela acabou rasgando, como estávamos sem películas em estoque, levamos ela para uma autorizada da brother para fazer a troca, foi efetuada a troca da película, e em poucos dias de uso ela apresentou uma má fixação de toner. A impressão dela sai perfeita, sem nenhum defeito (usamos toners e fotocondutores originais) , no entanto, como trabalhamos em escola, começamos a receber reclamações de alunos que usavam borracha na impressão e acabava saindo por inteiro. acabei fazendo o teste de um colega aqui do fórum , colocando em modo etiqueta, no entanto, sem êxito, a fixação do toner de fato melhorou, no entanto, continua a sair o toner da folha. Em pesquisas pela internet, me deparei com um vídeo de um técnico informando que poderia ser a película de fusor de baixa qualidade, que estava causando isso, e sugeriu também adaptar dois resistores de 3k3 nos dois termistores da impressora (o que não pretendo fazer, tendo em vista o risco que pode me acarretar). O que acham que pode ser? acham que pode ser algum problema na película do fusor? o fusor está com seus dias contados? ou outro problema pode acarretar a má fixação de toner?

Em anexo segue imagens da má fixação, uma sem usar borracha, e outra após usar borracha.

1318184417_WhatsAppImage2022-02-18at09_46_07.thumb.jpeg.b3b563eb48c4d72bdeef628ee4409282.jpeg

1372402880_WhatsAppImage2022-02-18at09_46.07(1).thumb.jpeg.48201d3b3d2e5279fce6888c33f9e5af.jpeg

Expandir  

vou tentar ajuda-lo!
ao que parece, esta faltando um pouco de potência de calor para fixar 100%
antes de trocar a película, verifique os termistor................. 

• 2 semanas depois...
Postado

@JEBM Provavelmente, essa película foi montada com excesso de lubrificante, o ideal seria remover a película do elemento aquecedor, remover totalmente a "graxa" lubrificante. Depois de limpo aplicar uma fina camada de graxa, somente na chapa metálica do elemento aquecedor. Lembrando que a graxa tem que ser  própria para uso em fusor.    

Postado

@JEBM A possibilidade apresentada pelo @Henderson Barreira pode ser relevante, uma vez que você citou que o problema começou após a troca da película. As impressoras da Ricoh possuem em sua parte traseira duas alavancas para selecionar entre papel comum ou envelopes e agora não tenho certeza se nas brothers tem algo parecido em seu mecanismo. Poderia verificar isso também...

Comentei sobre as ricohs porque quando está selecionado envelopes e você manda imprimir com papel comum o sintoma de toner mau fundido é o mesmo pelo qual você está passando.

Não esqueça de atualizar o tópico com os resultados dos seus testes! 🙂

Postado

@elias.girardi Procurei na parta traseira, e no compartimento do fusor dela em busca de algo relacionado a isso, no entanto sem êxito, ao que me parece, as impressoras brother não vem com essa alavanca. irei efetuar a troca da película essa semana, e trago resultado dos testes!

Postado

outra coisa que notei nela, não sei se poderia ajudar a esclarecer o problema... ela está demorando mais tempo do que o normal para esquentar antes de mandar a impressão. Antes, ao mandar uma impressão nela, em questão de 3 segundos ela já esquentava e logo em seguida mandava a impressão, com o passar do tempo, ela começou a demorar cerca de 15 a 20 segundos para começar de fato a imprimir.

• 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...