Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Diodo direto na rede para controlar potência de dobradora de acrílico?

Avalie este tópico:


Posts em destaque

 


Meus cumprimentos a todos!

Eu construí 1 dobradora de acrílico conforme os materiais que eu tinha disponíveis.

Falta, porém, a alimentação elétrica pois minhas fontes mal deram para testar dobras em chapa de 3 mm.

Estou usando o fio de resistência nichrome com comprimento de 730 mm e 0,8 mm de bitola. Pretendo dobrar acrílicos de até 70 cm e até 6 mm de espessura.


Gostaria de saber se seria razoável usar diodos de alta corrente direto na rede 220 ou 110V para baixar a potência. E se não, saber porque não.

20220219_211359.jpg

image.png

Editado: por struggler
Clareza do título.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • struggler alterou o título para Diodo direto na rede para controlar potência de dobradora de acrílico?

o trafo de micro ondas é para gerar alta tensão, ou seja, seus enrolamentos são para baixa corrente.

Não sei como se faz , mas deve ter algum meio de voce contatar algum membro de Uberlândia que tenha um trafo na sucata e possa fazer uma doação , tenho vários mas, o custo do envio não compensa

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joao lima RV Não precisa mexer em nada no trafo; basta ligar invertido.

Ligado invertido ele pode fornecer por volta de 20 amperes.

 

Os trafos de microondas eu tenho alguns aqui.

 

Editado: Opa! Errei!

Erro 1: É por volta de 20 VOLTS.

Erro 2: É bom cortar um dos fios que está ligado à carcaça, por questão de segurança, óbvio, e para ligá-lo à saída.

Editado: por struggler
Correção de erro de informação.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@William_R

Ok, Whilian, obrigado!

Tentei o enrolamento de 1 trafo microondas e também encontrar trafos mais próximos, como os de nobreak. Em todos os casos aconselhados pelos colegas não pude prosseguir por falta de algum conhecimento técnico, instrumentos ou ferramentas.

 

Comprei recentemente 1 amperímetro alicate e atualmente estou tentando entender o enrolamento do transformador de 1 estabilizador SMS Revolution Speedy 300VA mas, apesar de ter o esquema dele

ainda não consegui resolver.

Se alguém puder me ajudar com dicas de como decifrar a fiação das bobinas, agradeço.

 

Como podem ver na foto abaixo toda a fiação está enfileirada do mesmo lado. Já identifiquei as bobinas e os 3 fios de entrada de energia bivolt, mas não estou seguro quanto como fazer as ligações com segurança.

Se precisarem de mais informações ou de mais fotos do estabilizador é só dizer.

Obrigado a todos pela atenção.

20220327_142218.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já ví em algumas seladoras de plastico utilizarem o fio nicromo direto na rede elétrica....   é claro que o usuário está ciente do perigo e não vai meter a mão no fio.   Mas se quiser mais segurança, mande enrolar um transformador isolador. Se sua rede é 220 volts, mande enrolar um transformador 220/220 isolado. Só vai ter que calcular o valor da corrente necessária para o aquecimento do fio nicromo.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Essa é uma boa idéia....  uma resistência 110 ou 220 volts blindada.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...