Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

esquema Nobreak APC Back-UPS 1200 Bi N BR1200 Microsol

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá a todos!

Tenho 14 unidades do nobreak descrito acima, 8 das quais estão com os CMOS estourados. 4 funcionam ok, e 2 com problemas no circuito carregador. São velhas e merecem uma boa reforma.

Há algum tempo publiquei no forum um esquema/simulador Proteus do circuito carregador desse Nobreak.  Mas, esses Nobreaks foram descontinuados pela APC e não conseguiria placas novas para eles.

Agora penso em dar alguma utilidade para essas caixas pifadas,. Pensei em recriar um inversor utilizando o mesmo transformador dessas unidades. Afinal, é o que ainda tem de útil, além da caixa metálica.

Mas,precisaria saber de mais detalhes desse trafo. Por isso volto aqui perguntar: Alguém já conseguiu o esquema desse Nobreak?

Agardeço por qualquer pointer/link que possam me indicar.

/Francisco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FACamargo ,boa noite

Acho que vale mais pela diversão, eu faria alguma coisa bem simples com o 3525 e LM324 e sem estabilização .

Há muitos anos comprei muitos (+ de 100) , no breakes fabricados e produzidos pela empresa americana TRIP LITE, cujo o lema era POWER PEOPLE (que a pronuncia seria pauer  pipou) , em uma tradução literária era power=ligar. pe(pi)=barulho do bip, pou=barulho que ele fazia queimando quando ligado.

Fiz umas plaquinhas usando o LM3524 (ele era transistorizado) para substituir o controle de potencia dele, inclusine co sincronismo.

• Joinha 1
Link para o comentário

@FACamargo continuando (parei para jantar e quando voltei estava transmitido)

O grande problema é que estas arquivos estão no Tango e não consigo exportar (mexi nas biblioteca).

Voce pode fazer isto de forma digital com micro processador, mas não tenho a mínima ideia como proceder.

Se quiseres desenvolver na forma analógica posso tentar ajudar

Sobre o transformador é alimentar e sair medindo. A única tensão que tenho certeza são dos enrolamentos de alta corrente do inversor = a 16v

• Joinha 1
Link para o comentário

18 horas atrás, FACamargo disse:

Olá a todos!

Tenho 14 unidades do nobreak descrito acima, 8 das quais estão com os CMOS estourados. 4 funcionam ok, e 2 com problemas no circuito carregador. São velhas e merecem uma boa reforma.

Há algum tempo publiquei no forum um esquema/simulador Proteus do circuito carregador desse Nobreak.  Mas, esses Nobreaks foram descontinuados pela APC e não conseguiria placas novas para eles.

Agora penso em dar alguma utilidade para essas caixas pifadas,. Pensei em recriar um inversor utilizando o mesmo transformador dessas unidades. Afinal, é o que ainda tem de útil, além da caixa metálica.

Mas,precisaria saber de mais detalhes desse trafo. Por isso volto aqui perguntar: Alguém já conseguiu o esquema desse Nobreak?

Agardeço por qualquer pointer/link que possam me indicar.

/Francisco.

Link para o comentário

2 horas atrás, Vagner Francisco Martinez disse:

Olá Vagner,

Poxa, não sei se isso viola as regras do forum, espero que não, mas talvez vc pudesse me enviar pelo whatsapp (11)x.xxxx-xxxx ? Ficarei imensamente grato...

[]'s

Francisco 

Editado: por FACamargo
Infringi uma regra que não conhecia...
Link para o comentário

@joao lima RV Tem uma forma de converter arquivos do Tango em PDF: No menu vá em ouput -> plot/print, selecione o driver postscript, e mande imprimir. Vai gerar um arquivo com a extensão PS. Aí, é só usar algum conversor online, como o ps2pdf.com, e converter em PDF. Eu fazia assim quando usava o Tango para os meus projetos. 

• Joinha 2
Link para o comentário

O esquema não detalha as tensões do transformador, mas ele tem os seguintes enrolamentos:

Principal: Tem o neutro (CN26), um tap de ~95V (CN25), ~115V (CN24) e ~135V (CN23). Obviamente essas tensões variam conforme a tensão da rede

Auxiliar: Cerca de 90V, entre CN21 e CN27. Esse enrolamento é conectado em série com o principal quando o nobreak é usado em rede 220V.

Inversor: 16+16V, são os fios grossos, e o tap central é ligado ao positivo das baterias

Carregador: 30..32V, vai no CN16

Amostragem: uns 12..15v se não me engano, vai no CN17. É um enrolamento de baixa corrente, serve apenas para prover uma amostra da tensão de saída para o processador. 

• Joinha 2
Link para o comentário

• 5 meses depois...

@Renato Bozzetti olá bom dia, vc ainda não tem créditos p downloads, se precisar de ajuda abra um novo tópico na área correta . Obrigada🤗

Para fazer downloads é necessário ter  

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
ou .

Para conseguir ajuda, inclusive para baixar o arquivo que precisa, abra um novo tópico na área correspondente.
O título do tópico deve seguir este padrão: Marca e Modelo + Modelo da Placa + Defeito.

Informe também todos os testes já realizados.

Segue alguns links que podem ajudar:

Link para o comentário

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...