Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise DELL Inspiron 560s G43T-DM1 vA00 Liga e não reconhece memoria RAM

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Mencionaram a Bios, mas tem um detalhe que eu considero mais importante que isso: socket.

Recomendo comprar um testador de socket 775 do AliExpress (eu comprei de todos os sockets, ajudam bastante). Limpe o socket com cuidado, usando um pincel macio e Thinner 5000 (tira mais sujeira do que isopropílico), esfregando o pincel na direção pra "deitar" os pinos, e nunca na direção contrária pra levantar. Se não tiver testador de socket, faça inspeção visual e confirme se não tem nenhum pino torto, quebrado, faltando.

Também passe Thinner 5000 nos slots de memória, e na região das trilhas de comunicação entre processador e memória, fazendo inspeção visual se tem alguma trilha raspada ou eventualmente rompida.

Depois de conseguir resolver o aparente curto na região das memórias, faça isso pra conferir. É estranho, porque geralmente quando tem curto, a placa liga e desliga, ou até nem liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Canudo . Estive olhando o esquema da ECS que vc fez o upload e tenho mais algumas sugestões:

1 - Sobre o curto no pino 236 inspecione visualmente (não meça continuidade com o multímetro) os slots de memória para ver se não há pinos deformados fechando curto com os pinos do lado. Nos slots DIMM1 e DIMM2 o pino 237 é ligado ao GND. Já no SLOT DIMM4 o pino 236 é ligado ao pino 117 e o pino 116 é ligado ao GND, então se os pino 117 e 116 desse slot estiverem encostando um no outro o pino 236 apresentará curto com o GND. Dê uma olhada nas páginas 16 e 17 do esquema para entender melhor o que eu disse.

2 - Sobre não haver continuidade entre os pinos 236 dos slots e os pinos de 3,3V do conector da fonte, a causa pode ser o resistor R432 aberto. Ele funciona como um fusistor e o curto nos slots deve ter causado a abertura dele e por isso a proteção da fonte não atua. Veja a imagem da página 17 do esquema.

image.png.57aee0a9b5d6632ef5c91a49b7005b7d.png

Editado: por JoeRob
Informação complementar
Link para o comentário

3 horas atrás, JoeRob disse:

1 - Sobre o curto no pino 236 inspecione visualmente (não meça continuidade com o multímetro) os slots de memória para ver se não há pinos deformados fechando curto com os pinos do lado. Nos slots DIMM1 e DIMM2 o pino 237 é ligado ao GND. Já no SLOT DIMM4 o pino 236 é ligado ao pino 117 e o pino 116 é ligado ao GND, então se os pino 117 e 116 desse slot estiverem encostando um no outro o pino 236 apresentará curto com o GND. Dê uma olhada nas páginas 16 e 17 do esquema para entender melhor o que eu disse.

A principio não vi nada de anormal nos slots e os pinos 116 e 117 do DIMM4 não estão em curto.

3 horas atrás, JoeRob disse:

2 - Sobre não haver continuidade entre os pinos 236 dos slots e os pinos de 3,3V do conector da fonte, a causa pode ser o resistor R432 aberto. Ele funciona como um fusistor e o curto nos slots deve ter causado a abertura dele e por isso a proteção da fonte não atua. Veja a imagem da página 17 do esquema.

Realmente esse resistor está aberto. Como os pinos 236 não estão em curto com o GND, acredito que o problema esteja fora do circuito de memórias.

Link para o comentário

6 horas atrás, Canudo disse:

Como os pinos 236 não estão em curto com o GND, acredito que o problema esteja fora do circuito de memórias.

Agora fiquei confuso! 
Pelo que vc disse no post #19 eu entendi que os pinos 236 dos slots de memória estariam em curto com o GND e eu achei que por isso o resistor R432 teria aberto, deixando e eprom SPD das memórias sem alimentação.

Link para o comentário

Acredito que tenha verificado, ainda que a grosso modo, todo o circuito VCC3 sem encontrar nada errado exceto o resistor R432. De qualquer forma eu não tenho componentes para fazer o reparo. Como preciso viajar sábado, vou procurar alguma assistencia aqui na cidade, passar o que já descobri e ver se consertam. Caso não consiga, vou levar a placa comigo para outra cidade e utilizar a dica do @Jhones para tentar achar o que está em curto.

Link para o comentário

Só por curiosidade, vc chegou a medir a resistência entre os pinos de 3,3V do conector ATX e o GND ? Acho estranho a proteção não desligar a fonte com um curto nessa linha, o que ,na minha opinião, também colocaria a fonte sob suspeita.

De qualquer forma, nos dê um retorno sobre ter ou não conseguido reparar a placa.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

@Canudo  como o colega disse acima, encontrar um curto na linha de 3,3V é complicado, ela alimenta quase todos os CIs da placa, além de ter centenas de capacitores de desacoplamento ligados a ela.
Quando eu encontro um problema como esse uso o que chamo de "Adaptador Kelvin para Multímetro" para tentar localizar o componente em curto. É um circuito simples (usa um LM317, dois resistores e uma fonte de 5V - que pode ser até um carregador velho de celular) e que não precisa da fonte ajustável. No link abaixo tem uma explicação bem didática e detalhes sobre o circuito e como montar o adaptador.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Aqui no fórum também tem um post onde o assunto é bem detalhado.

Mas tenha em mente que, mesmo usando o método Kelvin, localizar o curto é uma tarefa demorada e que requer paciência.
Boa Sorte. 

Editado: por JoeRob
correção
Link para o comentário

• 5 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...