Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Nobreak SMS Power Sinus PCB T00003-00 PIBD 000200 - Não funciona corretamente no Modo Rede

Avalie este tópico:

William_R

Posts em destaque

Recebi esse nobreak sem etiqueta traseira de identificação e acho que eh um uSS1200, pois ele usa um Atmel ATMEGA8535.  A alegação inicial que que ele so ficava no Modo Bateria e apitando direto.

Estou usando o esquema:

As tensões de ALFA = 24V, Vcc = 15V e +5V estão OK.

Percebo que ele funciona normal e carregando as baterias quando abaixo a tensão de entrada para 110Vac e quando subo para 127Vac o defeito aparece e para de carregar as baterias.

Baterias são novas e todos os 5 reles foram retirados da placa e testados e foi trocado o IC4 (LM324).  Foram testados na placa todos os transistores que acionam os reles bem como os diodos que ficam em paralelo com as bobinas e nao apresentavam estar em curto e aparentemente normais.

Alguem tem alguma dica de onde procurar o causador do problema ?

Desde ja agradeço a todos.

Editado: por William_R
Mudança do Prefixo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joao lima RV eh conexão de terminais Faston com o chicote do trafo !  Verifiquei se não havia mau-contato e estava aparentemente em ordem.

Troquei o IC11 (TL074) e nada mudou.

Coloquei LEDs nas bobinas dos reles.

Desligado, porem conectado na rede em:

100V apenas LEDs REL4 e RL5 acendem

120V apenas LEDs REL4 e RL5 acendem

130V apenas LEDs REL4 acende e não carrega a bateria.

Ligado e conectado na rede:

100V todos os LEDs acendem

120V apenas apaga o LED do REL3

127/130V apenas apaga o LED5 e entra no Modo de Bateria

Adição LEDs
Link para o comentário

@William_R não entendi qual o defeito que aparece com a rede em 110 e 127, é so o carregador que para de funcionar ?

Ele tem um gerador de tensão negativa (-6v) para alimentar o TL

image.png.696070d16ece77761fc50e73453b489b.png

Com a referencia no fio preto (neutro) do trafo, há tensão nos fios , lilas, amarelo e laranja ?

Link para o comentário

Estando em 110Vac o nobreak funciona normal, tanto em rede como na bateria, jah em 127Vac ele so funciona no Modo Bateria.

As tensões do trafo alimentando em 110Vac são:

Preto = 0V

Violeta = 98V

Amarelo = 110V

Laranja = 128V

Marrom = 210V

Vou trocar os capacitores dessa fonte de -6V para ver se muda algo.

Link para o comentário

2 horas atrás, William_R disse:

@joao lima RV eh conexão de terminais Faston com o chicote do trafo !  Verifiquei se não havia mau-contato e estava aparentemente em ordem.

Troquei o IC11 (TL074) e nada mudou.

Coloquei LEDs nas bobinas dos reles.

Desligado, porem conectado na rede em:

100V apenas LEDs REL4 e RL5 acendem

120V apenas LEDs REL4 e RL5 acendem

130V apenas LEDs REL4 acende e não carrega a bateria.

Ligado e conectado na rede:

100V todos os LEDs acendem

120V apenas apaga o LED do REL3

127/130V apenas apaga o LED5 e entra no Modo de Bateria

Relés:

RE1 - Saída para as tomadas

RE2 - RE3 - Estabilização

RE4 - Seleção 110/220V

RE5 - Rede/Bateria

• Joinha 2
Link para o comentário

1 hora atrás, joao lima RV disse:

@William_R As tensões estão coerentes.

Pelo que entendi do defeito , quando a rede atinge 127v ele passa para bateria, é isto ?

O circuito circuito que le a rede é formado pelo 324

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Jah troquei o LM324 e conferi os resistores R55/R55/R56/R68 E ESTAVAM ok.  Vou verificar o restante dos componentes.

1 hora atrás, JAROD disse:

@William_R Esse equipamento é somente 220 volts?   ou somente 110 volts?

Não tenho como afirmar ao certo pois o aparelho veio sem a etiqueta traseira, mas estou questionando o tecnico da empresa que instalou o mesmo.

Se eu tomar como base o Varistor VR1 que esta instalado na placa que eh um 271K e não 175V conforme o esquema ai então poderia ser de ate 220V.

VR1.png.fba6620fb3aa5b6341adac749ec83f47.png

• Joinha 1
Link para o comentário

Veja que o terminal RS/TR, logo à direita do varistor na foto que vc postou está ligado no terminal NA do relé RE4. Ou seja, o nobreak só deve funcionar em apenas uma tensão....   ou 220 ou 110.

Não conheço esse modelo, mas em vários que tenho visto, o NA do relé fica conectado para 220 volts.    Seria bom conferir para que tensão ele foi fabricado.

Link para o comentário

@William_R Se todos os reles estiverem montador ele é 110/220. O varistor esta na saida , que é 115v.

No variac , ate o ponto de desligamento estabilizador  funciona normalmente.

A maioria dos SMS off line a tensão de saida varia de 108  a 123v (115v ±6%), pode ser que esteja lendo a tensão de entrada errada

Link para o comentário

22 minutos atrás, JAROD disse:

Veja que o terminal RS/TR, logo à direita do varistor na foto que vc postou está ligado no terminal NA do relé RE4. Ou seja, o nobreak só deve funcionar em apenas uma tensão....   ou 220 ou 110.

Não conheço esse modelo, mas em vários que tenho visto, o NA do relé fica conectado para 220 volts.    Seria bom conferir para que tensão ele foi fabricado.

No terminal RS/TR não tem conexão com o trafo e tem um jumper J2 ligando o NA do RL3 com o NA do RL4 e do fio amarelo

J2.png.4f3b06b82d9cba7666c6a368554563f8.png

• Joinha 1
Link para o comentário

Assim que eu conseguir fazer ele funcionar eu meço a tensão que entra no inversor.  Sumiu a tensão de +5V e o MICON e paralisou tudo, inclusive a tensão Alfa que controla os reles !

Isso aconteceu quando eu retirei o rele 3 da placa para conferir as ligações e depois que recoloquei na placa, tudo parou de funcionar.

• Joinha 1
Link para o comentário

Voltei na encrenca, o transistor Q16 (BC327) abriu o bico e dai sumiu os +5V.  Acho que devo ter provocado algum curto no coletor desse transistor (TF42).

1946539803_uSS1200B-Q16.png.04bcdd0d614d21f92101f49899c652d4.png

Em 06/09/2022 às 22:01, joao lima RV disse:

@William_R , com quantos volts ele entra em inversor com rede baixa ?

Com a rede baixa aparece em TF28 (AZ/TR ) / TF29 (BCO/TR) = 11,5Vac e com a rede alta ele cai para 11Vac e entra no Modo Bateria.

IC7 ((IR2151) entrando em TF44 +14,9 e saindo em TF45 -15,8V

1946489643_15Ve-15V.png.5b1acad7597b1e0c06745ec891789760.png

Link para o comentário

Removido da placa e testado na bancada os reles RE2 e RE3 com auxilio de uma lampada serie de 110V/250W e ambos passaram no teste !

Removido e testado Q7 e Q8 estando ambos OK.  Medidos os componentes em torno dos transistores e todos estavam normais.

Segue no esquema as tensões encontradas nos terminais do trafo entrando com 110Vac.

2057222051_TensesdoTrafoRE2RE3.thumb.png.99ca6e645737d58b9025a852281db5c6.png

Informe de Q7 e Q8
Link para o comentário

Por final noto que as tomadas de saida apresentam 100Vac quando o nobreak esta alimentado em 110Vac e ao subir a tensão de entrada para 127/130Vac ele entra no Modo Bateria e o inversor joga na saida 110Vac medidos em True RMS.

Estourou o limite de horas de trabalho nesse aparelho e vou devolver sem conserto. Acho que deva ser um problema com o Firmware e ai não vai mais valer a pena devido aos custos envolvidos para o reparo.

Link para o comentário

@William_R

2 horas atrás, William_R disse:

Por final noto que as tomadas de saida apresentam 100Vac quando o nobreak esta alimentado em 110Vac e ao subir a tensão de entrada para 127/130Vac ele entra no Modo Bateria e o inversor joga na saida 110Vac medidos em True RMS.

Estourou o limite de horas de trabalho nesse aparelho e vou devolver sem conserto. Acho que deva ser um problema com o Firmware e ai não vai mais valer a pena devido aos custos envolvidos para o reparo.

Se você está utilizando uma rede de 110 volts, é normal que ao subir a tensão de entrada, acima de um determinado limite, o nobreak passe a operar em bateria.   Aqui a minha rede é de 220 volts e faço o teste de nobreaks e estabilizadores com um variaq, que varia desde 0 volts até uns 240 volts. Faço os testes variando a tensão de entrada no nobreak e tenho percebido esse efeito.  Aliás, é o correto. Se a tensão de entrada subir, o nobreak protege a saída desativando a rede de entrada e ativando as baterias.

Link para o comentário

Caro @JAROD , a concessionária daqui da minha regiao (DME - Poços de Caldas) estipula uma variação máxima entre 116V e 133V para a rede de 127V ou seja -8% e +5% aproximadamente.  Sim eu tambem uso um Variac para checar os aparelhos em bancada.

Como se trata de um modelo muito antigo, creio que ele não atenda essas especificações e não pretendo mudar o projeto do aparelho em questão e por isso que estou devolvendo sem conserto.  E o proprio cliente esta disposto a substituir por um modelo novo.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...