Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung NP550P5C Placa BA41-01898A - Não Liga

Avalie este tópico:

mail.ademir

Posts em destaque

Olá amigos do fórum, preciso de ajuda nesta placa que chegou aqui pra mim.

A descrição vai ficar um pouco longa, mas segue o que já fiz na placa:

Ela chegou totalmente morta, sem sinal nenhum, nenhum LED acendia, nada nada.

Fiz uma análise e encontrei um ponto com oxidação na região do TPS51125 (U29 no Boardview, mas no esquema elétrico é o U28). Consegui contornar esse problema, soldando alguns componentes e trocando o próprio LDO, porém não tenho as tensões de 3,3V nem a de 5V que era para ser gerada pelo TPS51125.

Após substituir o TPS51125, ele aquecia um pouco, mesmo com a linha de P3.3V_AUX aberta (L510, abri também dois resistores trilha), ao aferir as tensões V3REG e V5REG, a tensão de 5Vreg estava dando 2,21V, então segui esta linha e encontrei o TPS51117 esquentando um pouco ao injetar 5V nele, então troquei e a tensão V5REG estabilizou.

Procurei por curto na placa e pra variar o AON7410 de alta (Q71 no boardview) estava em curto, substitui por um SM3316NSQG, pois eu não tinha o 7410 aqui, e pra ficar igual, substitui também o Q79 (7410) pelo SM3316NSQG.

No entanto, ainda havia problema com baixa na linha do P3.3V_AUX, estava apresentando 2 ohms, foi onde abri a bobina L510 e injetei tensão pra localizar o culpado, e o chip de rede aqueceu.

Removi o chip de rede e fiquei com uma resistência de 28 ohms, ainda assim não fiquei muito otimista, pois o consumo nessa linha estava em 2,15A aproximadamente, mas acredito que seja isso mesmo, o chipset dá uma leve aquecida.

Voltei a bobina e injetei tensão VDC, agora pelo menos um led acende, porém a placa não liga. 

Regravei a bios(U15), na verdade precisei substituir, pois estava dando erro na verificação dos dados após a gravação.

No TPS51125, aferi as tensões conforme aqui:

O que acontece é que a placa ainda não liga, não gera as tensões de 3,3V e 5V.

Ao colocar a bateria o led muda de cor e fica piscando, acredito que esteja realizando a carga da mesma.

Alguém teria alguma dica, já estou um tanto desanimado com essa placa e agradeço quem puder ajudar.

link do boardview:

Editado: por mail.ademir
correção gramatical
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/09/2022 às 16:57, Jhones disse:

@mail.ademir amigo, quase certo que o curto do chip da rede tenha passado para o chipset, esse consumo está alto e não é normal. Geralmente quando pegamos uma placa e tem curto pra todo lado nela, acaba não compensando o reparo, e na maioria das vezes nem tem jeito mesmo. 

Expandir  

Você acha que essa resistência de 28ohms na linha do P3.3V_AUX está baixa?

Link para o comentário

Em 07/09/2022 às 17:30, WJinformatica2016 disse:

@mail.ademir essas placas da Samsung os 3 e 5v são secundários. Só aparecem quando a placa liga 

Como estamos com um possível curto no secundário ela não vai ligar e não vai aparecer os 3 e 5v 

Samsung é sempre assim amigo. 

Expandir  

Bem zica mesmo, achei que ia ser um reparo mais tranquilo, mas faz parte.
Será que o RT8205M é compatível com o TPS51125?

Link para o comentário

Em 07/09/2022 às 17:37, WJinformatica2016 disse:

@mail.ademir que eu saiba não amigo.

mas creio que teu problema não esteja ai e sim no pch que esta aquecendo com uma tensão de 3v secundario que ele não deveria aquecer 

Expandir  

Não fosse o pino 18, daria pra usar aqui, mas pelo esquema elétrico desse sansumg, ele usa o pino 18.

Que pena isso.
Acho que vou abandonar essa placa, já está além do que eu estava disposto a ir, infelizmente eu não tenho equipamento pra fazer BGA, embora seja uma placa bem cara.

Link para o comentário

Bem amigos, coloquei o RT8205L no lugar do TPS51125, a tensão de

P3.3V_AUX apareceu, porém o chipset aquece com maior intensidade agora, mas também não liga.

A tensão de P5.0V_AUX não surgiu completamente, estava em torno de 2V, parece ser problema mesmo com o chipset, então vou finalizar como devolvido sem solução. 

Provavelmente a tensão VIN tenha passado pelo Q71 e queimado o chipset.

Não sei como agradecer aos amigos que se dispuseram a prestar ajuda.

Link para o comentário

@mail.ademir acontece amigo. Por gentileza faça isso sim, edite a sua primeira mensagem finalizando o tópico como sem solução. Para agradecer usamos no fórum os joinhas como gratificação, sempre distribua aos companheiros que se dispuserem a te ajudar nos tópicos. Valeu e vamos para as próximas demandas.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...