Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Monitor Samsung modelo 933BW model code LS19CMKKFVLZD com linhas brancas

Avalie este tópico:

Francisco Salvador

Posts em destaque

Prezados, o monitor estava funcionando perfeitamente e um dia começou a apresentar linhas brancas que piscam (ou andam?) em vários pontos da tela e a imagem também parece "rolar", como se fosse uma TV antiga que perdeu o sincronismo vertical (ver video anexo).

Abri o monitor e retirei a placa que acredito ser a fonte/potência.

Não há nenhum capacitor estufado (ver fotos anexas).

Alguém poderia me auxiliar a resolver este problema?

Tenho formação de técnico em eletrônica mas não trabalho na área de reparos.

Trabalho como voluntário na ONG Jaguaré que recupera micros doados e entrega para escolas públicas do bairro.

Qq ajuda é bem vinda.

Obrigado!

20230116_200954.jpg

20230116_200936.jpg

20230116_200941.jpg

20230116_200946.jpg

Editado: por Francisco Salvador
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro ponto, o capacitor não precisa necessariamente estar estufado para estar ruim ! Para tanto se mede: Capacitancia, ESR e EPR deles.

Geralmente eu costumo trocar direto TODOS os capacitores eletroliticos da linha de +5V e 13/15V sem pestanejar no caso de aparelhos antigos.

Segundo ponto, conforme o colega @altamiroeletro disse, ao que tudo indica o seu problema eh bem provavel ser na tela e não existe reparo nesse caso, so trocando a tela toda.

Boa sorte  ;)

• Joinha 2
Link para o comentário

Obrigado pelas orientações. Comprei um  limpa contato para limpar o flat cable conforme o Altamiro sugeriu. Se não funcionar, vou trocar os capacitores (não tenho medidor e eles são relativamente baratos, vale o risco). Depois informo aqui o resultado. Obrigado !

• Joinha 2
Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Prezados,

Os capacitores chegaram e eu troquei os capacitores ( 2 x 330uF/25V + 2 x 1000uF/16V) próximos ao flat cable que conecta a placa de potência à placa de sinais e também troquei os capacitores (3 x 470uF/25V) próximos às saídas para a tela. 

O monitor ligou perfeitamente.

Isso não acontecia antes.

Porém, deixei na bancada ligado e depois de uns 15 minutos o defeito retornou !

Desliguei e liguei e o defeito permaneceu.

Desliguei e voltei a ligar hoje cedo.

Novamente o monitor ligou corretamente e depois de uns 15 minutos o defeito retornou.

Seria possível vocês me darem alguma orientação?

Será que algum componente está sobre aquecendo ?!?

Link para o comentário

Se limpou os contatos do Flat-Cable que liga a placa principal a tela e o defeito continua, ao meu ver so trocando a tela mesmo.

Geralmente o defeito fica na TCON (placa traseira da tela) e não existe documentação disponibilizada pelos fabricantes de tela !  A indicação dos fabricantes de monitores para com as autorizadas eh de fazer a troca do Display (tela) por completo.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...