Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Positivo XCi7660 mobo NS4SL01 MB rev:1.3- Congelando com qualquer O.S. que instale nele

Avalie este tópico:

Luciano Corrêa

Posts em destaque

Boa noite amigos! 

Estou com um notebook positivo XCI7660, e pelo o que vi dá bastante problema.

Vamos lá, a placa dele é uma NS4SL01 MB rev:1.3, o que acontece com ele: quando tento instalar qualquer O.S. ou até mesmo usar aquelas distros live nele, ele trava e não faz mais nada, no linux ele até aparece erro de microcode da intel e mais dois erros de firmware no log , mas acabei não tirando foto. As tensões estão ok, a bios eu regravei ela, mas sem sucesso, ele continua congelando com qualquer O.S. 

Uma coisa que reparei é que a inicialização de boot dele e bem demorada viu.

Alguem pode me ajudar? Pensei em fazer um reflow do processador/ chipset(que estão no mesmo corpo integrados).

O processador dele é um I3 6006U ta com 4GB de ram DDR3L. O teclado que estava com tecla presa desliguei.

IMG_20230214_233316880.jpg

IMG_20230213_005335120.jpg

Editado: por Luciano Corrêa
titulo fora do padrão do forum
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Luciano Corrêa alterou o título para Positivo XCi7660 mobo NS4SL01 MB rev:1.3- Congelando com qualquer O.S. que instale nele

Veja se algum desse te serve....

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

• Joinha 1
Link para o comentário

2 horas atrás, Rods disse:

Quase todas mas maquinas que peguei com esse sintoma, era problemas nas esferas BGA ali na PCH. Não precisa jogar muito calor ali para diagnosticar, mas talvez seja necessário.

Ah sim meu amigo obrigado, vou fazer isso hoje a tarde, ai  qualquer coisa eu faço um reflow nele pra ver se resolve

Link para o comentário

OK amigo, um detalhe que não o vi mencionar. Teste com outra fonte, teste apenas com a bateria e com outra fonte tbm. Quando ha um problema na alimentação de energia, tanto pela fonte quanto pela bateria, esse sintoma tbm pode acontecer. Não o vi mencionar que testou com outra fonte e outro HD/Ssd.

Editado: por Rods
  • Joinha 2
Link para o comentário

Em 16/02/2023 às 14:09, Rods disse:

OK amigo, um detalhe que não o vi mencionar. Teste com outra fonte, teste apenas com a bateria e com outra fonte tbm. Quando ha um problema na alimentação de energia, tanto pela fonte quanto pela bateria, esse sintoma tbm pode acontecer. Não o vi mencionar que testou com outra fonte e outro HD/Ssd.

Ei amigo ja testei sim, ja coloquei um SSD nele, e ja testei com outra fonte e tambem ja testei só com bateria.

Link para o comentário

Em 22/02/2023 às 07:53, py2eb disse:

Analisou todas as tensões com osciloscópio pra ver se não tem ripple? 

Tem que monitorar até o momento que congela, principalmente o VCORE.

Se não for isso, provavelmente é problema de PCH como o @Rods disse.

Ei meu amigo, nem fiz a medição com o osciloscópio, mas vou seguir sua dica e dar uma olhada, eu ia executar o reflow no sábado pra ver se também não tem esfera trincada ou com solda fria, mas vou medir com o oscilopio pra ver se tem alguma variação no VCORE na hora do congelamento.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...