Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise HP G42 - DAAX1JMB8C0 REV: C AX1J - USB energizada mesmo com notebook desligado

Avalie este tópico:

XkawagataX

Posts em destaque

Boa tarde colegas, estou com esse notebook em bancada com 2 sintomas estranhos, o primeiro é que o notebook não liga se tiver apenas na bateria, quando plugo o carregador ele informa que está carregando a bateria e se eu ligar o notebook na fonte e retirar ele permanece ligado. Porém se ligo apenas com a bateria ele não liga. Verifiquei a tensão do botão power com a bateria plugada e está presente, assim como as tensões do mosfet comutador (bateria/carregado).O segundo problema que estou encontrando (se é que é problema) é que as portas USB ficam energizadas mesmo quando o notebook está desligado. Mesmo quando apenas a bateria está conectada ele apresenta a tensão de 5v nas portas USB. Eu verifiquei no esquema e vi que o sinal vem diretamente do Super I/O mas não sei se isso é realmente um problema ou se tem alguma função de carregamento via USB nesse modelo de notebook que faz com que as portas fiquem energizadas. Gostaria da ajuda dos colegas para verificar esses problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito em 2 problemas distintos. Em relaçao a ligar seria interessante medir e passar as tensões no charger quando esta plugado e não plugado. Vai ajudar muito a comparar qual sinal pode estar faltandoe ja te dar um norte. Pode ser o outro problema mas começaria com ele. Em relação ao usb de uma conferida nesse U11. Boa sorte.

Screenshot_20230411-182808.jpg

Link para o comentário

1 minuto atrás, Rods disse:

Acredito em 2 problemas distintos. Em relaçao a ligar seria interessante medir e passar as tensões no charger quando esta plugado e não plugado. Vai ajudar muito a comparar qual sinal pode estar faltandoe ja te dar um norte. Pode ser o outro problema mas começaria com ele. Em relação ao usb de uma conferida nesse U11. Boa sorte.

Screenshot_20230411-182808.jpg

então, quais sinais vc se refere quando plugado? pois quando eu coloco o carregador ele liga normal e mostra que está carregando a bateria. Quando eu retiro o carregador e tento ligar somente na bateria é que ele não liga, mas gera a tensão de 3v no botão power normalmente. Com relação ao U11 eu verifiquei no pino de habilitação e ele recebe o sinal mesmo o notebook estando desligado. Eu já substitui ele 3 vezes mais todos tem o mesmo comportamento.

Link para o comentário

Estranho pois o simbolo # diz que o nivel baixo habilita esse ci. Estando alto era para estar desabilitado. Mas posso estar enganado. Esse sinal vem do pino 97 do SIO e diz ser nivel baixo. Se esta saindo alto pode ser ele o problema, o que possibilita tbm o SIO ser o responsavel pelo problema de nao ligar. Esse note tem placa filha usb? Confira um problema no flat/conector no pino 3. Sinais q digo são do ci de charge. Algumas tensôes como acdet acok e varias outras podem nao aparecer nos seus 2 cenarios entende? Aqui no Forum tem um ótimo material sobre ci de charge.  Com esse sintoma tbm é importante aferilo. 

Screenshot_20230411-192717.jpg

Screenshot_20230411-193320.jpg

Editado: por Rods
Link para o comentário

4 horas atrás, Rods disse:

Estranho pois o simbolo # diz que o nivel baixo habilita esse ci. Estando alto era para estar desabilitado. Mas posso estar enganado. Esse sinal vem do pino 97 do SIO e diz ser nivel baixo. Se esta saindo alto pode ser ele o problema, o que possibilita tbm o SIO ser o responsavel pelo problema de nao ligar. Esse note tem placa filha usb? Confira um problema no flat/conector no pino 3. Sinais q digo são do ci de charge. Algumas tensôes como acdet acok e varias outras podem nao aparecer nos seus 2 cenarios entende? Aqui no Forum tem um ótimo material sobre ci de charge.  Com esse sintoma tbm é importante aferilo. 

Esses notebook G42 (tanto mos AMD como o Intel) tem uma placa filha que volta e meia fica dando curto. Eu tentaria fazer um teste desconectando o flat que liga as duas placas. Apesar de ser um problema (aparente) no chip do super IO. 

Link para o comentário

23 horas atrás, Rods disse:

então o problema acontece mesmo sem a placa filha conectada.

Link para o comentário

Provavelmento o SIO como citado pode ser o problema. Trocou? Comentei sobre tensões do charge. Mediu? Ja foram idéias. Ao meu ver a maquina funciona ainda. Passe ao cliente o risco de condenar a placa. Se nunca trocou um SIO treine antes em placas sucatas pois sempre existe um risco que corremos. E use sempre um NOVO.

Editado: por Rods
Link para o comentário

@XkawagataX , já realizou o reset do BIOS? Já checou se nas configurações do BIOS tem a opção de desabilitar as USB,s no S5 da placa? Com 3.3v no pino EN do Ci U11 com a placa em Standby, era pra deixar esse Ci U11 no estado de suspenção, ou seja, não deveria está com a saída em nível alto. Só no start da placa, o Ci era pra ser habilitado, nível baixo no pino EN. Sendo que o sinal USBPW_ON# é um sinal Active LOW, o estado bin vai se invertendo 1 para 0 e 0 para 1 de acordo com o comportamento da placa, sendo 0 nível logico baixo e 1 nível logico alto.  

Se não for assim, então vai está errado!! Eu pergunto aos amigos se teria a possibilidade desse Ci U11 está com fuga entre ? 

Capturarbg.PNG.8e7164cf802bf97d71b5815cf1422cd5.PNGCapturardre.PNG.96c6a0376683e6d41a719b1458bf8b9e.PNG

Sobre a placa não ligar somente com bateria plugada, seria interessante realizara as aferições somente com bateria plugada e de preferencia uma que você tenha certeza que esteja funcionando e com isso analisar o comportamento do start da placa. 

Link para o comentário

Em 18/04/2023 às 20:00, Rods disse:

Provavelmento o SIO como citado pode ser o problema. Trocou? Comentei sobre tensões do charge. Mediu? Ja foram idéias. Ao meu ver a maquina funciona ainda. Passe ao cliente o risco de condenar a placa. Se nunca trocou um SIO treine antes em placas sucatas pois sempre existe um risco que corremos. E use sempre um NOVO.

Sim, troquei 3 vezes. Embora sejam de sucata eu acho pouco provável os 3 estarem com o mesmo defeito. Mesmo assim eu pedi novo para desencargo.

Link para o comentário

Em 19/04/2023 às 09:30, LEONTEC disse:

@XkawagataX , já realizou o reset do BIOS? Já checou se nas configurações do BIOS tem a opção de desabilitar as USB,s no S5 da placa? Com 3.3v no pino EN do Ci U11 com a placa em Standby, era pra deixar esse Ci U11 no estado de suspenção, ou seja, não deveria está com a saída em nível alto. Só no start da placa, o Ci era pra ser habilitado, nível baixo no pino EN. Sendo que o sinal USBPW_ON# é um sinal Active LOW, o estado bin vai se invertendo 1 para 0 e 0 para 1 de acordo com o comportamento da placa, sendo 0 nível logico baixo e 1 nível logico alto.  

Se não for assim, então vai está errado!! Eu pergunto aos amigos se teria a possibilidade desse Ci U11 está com fuga entre ? 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Sobre a placa não ligar somente com bateria plugada, seria interessante realizara as aferições somente com bateria plugada e de preferencia uma que você tenha certeza que esteja funcionando e com isso analisar o comportamento do start da placa. 

Então baseado na sua análise eu retirei o Ci U11 da placa (sendo esse responsável pelas portas USb que ficam soldados na própria placa) e testei a porta USb da placa filha, e a mesma continua energizada mesmo após a retirada do componente. nesse caso eu acredito que a menos que eu tenha um problema nos 3 integrados que testei deve ter mais alguma coisa que não estou conseguindo ver. Por que o mesmo sinal de enable vai para os 2 integrados, um na placa filha e o outro na placa mãe. se o problema estivesse no ci da placa mãe, ao retirar o ci da placa filha estaria normal correto?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...