Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dispositivos necessarios numa Bancada

Avalie este tópico:

AltaVoltagem

Posts em destaque

Olá amigos. sou iniciante/intermediário em eletronica.. Aos poucos estou construindo um espaço para eu testar equipamentos e tentar recuperá-los.

Porém, percebi que existem muitas coisas boas a serem utilizadas na bancada, afim de evitar curto, testar barramentos de Led, lampada em série, disjuntor e etc.. 

Gostaria de sober dos senhores, que possuem mais experiencia, o que e quais artificios é interessante ter na banca.

se possivel tbm, ou esquema, ou video, ou desenho de como produzir o respectivo artificio.

Gostaria de possuir uma bancada organizada. Se puderem, me enviem tbm foto(s) das suas bancadas, para eu ter ideias de como organizar a minha.

desde já, muito obrigado! 

• Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja o topico abaixo, pois acho que tem praticamente tudo o que você vai necessitar:

No forum abaixo provavelmente você tambem achará respostas a muitas das suas duvidas:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

• Joinha 5
Link para o comentário

@William_R vlw... muito obrigado.. vou ver.

@rgb comput meu amigo ... eu possou essas peças.. só usei 1x, por enquanto. comprei um kitzinho no Mercado Livre.. 

@Robertorbt que toppppp... vlw.. po. comprei um microscoipio digital, desses de $70.. não vale nada... meu telefone funciona melhor... vi a gelera indicando um que ja vem com a LCD de 8"(se não me engano)

• Joinha 1
Link para o comentário

Amigo bancada e complicado vc antes precisa saber com o que vc vai querer trabalhar meu amigo. Tipo se voce for trabalhar com injeção eletrônica de veículos, vai precisar de mais espaço além de setups para teste dos módulos. Se voce for trabalhar com celulares, o espaço ja pode ser menor como do nosso amigo ai em cima que pode trabalhar com reparo de celulares ou notebooks. Agora se vc for trabalhar com TV vai precisar de mais espaço principalmente para desmontar a TV pq elas estão cada vez maiores e mais frágeis...Se for trabalhar com som de carro e outra bancada, som profissional e outra coisa. Mais equipos como multimetro, analogico/digital não pode faltar um bom conjunto de ferramentas idem...Se for trabalhar com placas pequenas, tem que ter microscópio, estação de ar quente, etc. Mais se for trabalhar com RF, precisa de injetor, pesquisador, analisador, etc...Por isso que depende muito do que vc pretende trabalhar amigo. Eletrônica é um mundo enorme, e cada vez aumenta mais...Vou nem falar de patinete eletrico, panela eletrica, cuktop, transmissores, etc

• Joinha 2
Link para o comentário

2 horas atrás, Robertorbt disse:

@AltaVoltagem deixo lhe foto da minha bancada, mas para inicio nao precisa de tudo que tenho , alem do que esta na foto tenho multimetro , gravador de bios , gravador de sio suportes de placas de celular, suporte para reball . boa sorte com os reparos amigo 👍IMG_8792.thumb.JPG.af7ab8cda42e1ea988f7174e7caebe97.JPG

Quem dera a minha bancada ficasse assim eu organizo tudo dura uma semana depois e placa e componente pra todo lado kkkkk

• Joinha 1
  • Haha 1
Link para o comentário

@AltaVoltagem entaum amigo no caso vc precisaria de material para esse tipo de trabalho, estação de solda, sensores (vários tipos dependendo do modelo de ar que vc vai trabalhar na bancada) uma maquina inverter para testar, embora cada compressor tenha sua peculiaridade e vc pode queimar a inverter se por em motor que não suporta... entaum existem varios casos diferentes, aconselho procurar saber mais sobre o assunto. Ake eu msm não trabalho com essas placas, mais trabalho com TV, Notebook, nobreak e amplificador e as bancadas aki so pela misericordia, são uma bagunça que só....

• Joinha 1
Link para o comentário

Como o colega @Newtv Box  disse, se for trabalhar com TV a bancada pode ficar enorme devido as TV serem cada vez maiores !  Lembrando que a bancada em alguns casos tem que ser desmontavel, pois tem que passar por uma porta para poder entrar ou sair da oficina em caso de mudanças.

Segue a baixo o desenho que tomei como base para fazer a minha bancada. Espero que ajude.

mesa_tec.jpg

• Joinha 2
Link para o comentário

Amigo eu sou pobre so agora depois de 40 anos que consegui comprar 1 osciloscopio e mesmo assim parece ate de brinquedo. e uma amarelinho que em comprei no aliexpress. Eu trabalho com isso ha muito tempo na epoca do video cassetes era uma porcaria trabalhar nem sem o equipo mais eu conseguia me acertar nas "tentativas e erro" na época não existia nem internet e nem esse fórum maravilhoso. Mais eu usava um multimetro analogico e sempre funcionava tudo ate chegarem as fontes chaveadas que começaram a bagunçar a vida engraçado e que era mais facil vc trabalhar uma TV pb e as primeiras coloridas depois eles começaram a meter os processadores nas tv que passaram a apresentar uns defeitos doidos... bom enfim tudo muda inclusive a bancada evolui. Mais eu continuo com meu multimetro analogico veio de guerra que para mim não pode faltar na bancada. O capacímetro tb ate pq hoje em dia capacitor que testávamos com o multimetro agora ja não da mais pra confiar. nem com o testador com esr eu confio. Na época do video cassetes semp toshiba da vida com fontes chaveadas eu ja trocava todos os eletroliticos e o PE413....kkkkkk quem se lembra disso????

• Joinha 1
Link para o comentário

Logico cada um e uma situaçao diferente eu sempre separo um dinheiro por mes pra compra de equipamento, com tempo vai comprando e aprendendo hj eu nao compro mais equipamento 2 em 1, hj tenho 2 bakon bk90 e outra estaçao de solda q comprei na china q usa ponta T12 os equipamentos digitais tem a vantagem de entrar em standby sozinho e aquecem muito rapido, outra coisa q comprei foi estaçao de retrabalho digital com turbina tenho uma yaxun ( nao me recordo o modelo) e outra vida, osciloscopio tenho um hantek 120mhz esse comprei a pouco a diferença q vejo desses portateis e na facilidade de ler sinais esses portateis parece q sofre de interferencia se a ponta nao estiver certinha e segurar bem fica dificil achar a onda mais de resto funciona bem. Fonte tenho uma wanptek 30v 6a e outra dessas q vem so o modulo q vende na china, o q presciso trocar e meu microscopio ele e vga a resoluçao e baixa mais ta me servindo bem.

• Joinha 1
Link para o comentário

@Newtv Box entendi tudo.. estou nessa mesma situaçao que vc. dificil comprar equipamento. alguns que tenho, foram amigos que me deram, como uma estacao de solda. mas estou tentando aos poucos ir comprando e fazendo equipamento. vi um video de uma tomada em série, fica clean para bancada. eu sempre usei um extensão com bocal para essa finalidade. um tempo atrás, vi um testador de barramento Led de TV, achei top. Tbm e ficou tudo exposto, agora estou querendo organizar essas coisas, deixar tudo mais clean e mais prático possivel. pesquisei uns botões 110/220 

para ligar toda banda ou outra coisa que seja mais eficiente. atualmente eu uso um filtro de linha com 1 botão. mas estava vendo um que tem vários botões, assim não preciso ficar ligando/desligando o ferro de solda da tomada toda vez. temos que investir em nós. pois com as coisas organizadas, percebi que não perco tempo. Estou afim de comprar um oscilador tbm.. mas preciso aprender usar certinho ajuda bastante em SMD.

@rgb comput não tem nada de mais. o basico. por isso meu interesse em conseguir fazer/comprar algumas coisas uteis. com testador de barramento led, os gravadores de bios que ja possuo. um oscilador. 

@infocel technology estou tentando fazer isso.. ainda não trabalho 100% com eletronica. mas estou pretendendo. meu intuito agora, é pegar uns serviços para comprar mais equipamentos. 

@William_R exclente, ajuda a ter uma ideia. organizar aqui... 

Estou precisando aprender esse metodo kelvin de curto. ja fiz algumas explicaçvoes que não ficaram muito claras. 

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 20/04/2023 às 18:49, Robertorbt disse:

@AltaVoltagem deixo lhe foto da minha bancada, mas para inicio nao precisa de tudo que tenho , alem do que esta na foto tenho multimetro , gravador de bios , gravador de sio suportes de placas de celular, suporte para reball . boa sorte com os reparos amigo 👍IMG_8792.thumb.JPG.af7ab8cda42e1ea988f7174e7caebe97.JPG

Bela bancada, tudo que esta nela é muito útil.

• Joinha 1
Link para o comentário

7 horas atrás, AltaVoltagem disse:

Estou precisando aprender esse metodo kelvin de curto

O método Kelvin é um bom auxiliar na localização de componentes em curto mas não é "tiro e queda" como dizem alguns youtubers e vendedores dos famosos medidores Kelvin no Mercado Livre. A interpretação das leituras obtidas indica qual é o componente com maior probabilidade de estar em curto, mas o resultado pode ser mascarado por sujeira, carbonização ou fugas na placa, especialmente em placas multicamadas. Mas é muito  melhor do que não ter nenhuma pista de onde possa estar o curto.
Se quiser mais informações no link abaixo há uma ótima explicação sobre o método, inclusive mostrando como montar um medidor desse tipo.

Veja também o vídeo abaixo

Editado: por JoeRob
correção
  • Joinha 2
  • Legal 1
Link para o comentário

@AltaVoltagem acho que um dos equipamentos indispensáveis na maioria das situações que você irá trabalhar é uma fonte de bancada ajustável, que no caso de você ainda não ter uma, não é um investimento tão caro. Uma fonte de 30V 5A irá lhe atender na maioria dos casos. Outra possibilidade é você construir a sua própria se tiver tempo pra isso.

• Joinha 1
Link para o comentário

@JoeRob obrigado.. vou ver e aprender.

@RST2112 vc tem toda razão.. eu consegui comprar uma, bem barata no aliexpres (ainda usei cupom kkk), não "muitoooo boa". mas tem me auxiliado bastante, só não é tão prático. Esses que só vem o visor. Ai liguei ele numa fonte de PC. ele vai até 32V com 5A. 

Duvida: se eu pegar uma placa muito suja. o quê usar para limpar, ja que, só o alcool isopropílico não limpa.
Da vontade de jogar detergente e lavar com a escova!!!! kkkkkkkk 😅

Editado: por AltaVoltagem
Link para o comentário

@AltaVoltagem Não sei se é aconselhável, mas eu mesmo já meti muita placa embaixo da torneira pra lavar com pincel e detergente.

Como você mesmo citou, tem algumas placas que o isopropanol não limpa nem a pau, kkk.

Deixando secar bem após a lavagem eu nunca tive problemas com este método.

Sou mais ou menos como você, aprendendo cada dia um pouco mais sobre eletrônica, ainda me considero um novato. Por aqui o que tenho é a lâmpada em série, a fonte assimétrica, gravador de eprom ch341a, multímetros analógico e digital, bom soprador e ferro de solda, microscópio eletrônico pra enxergar melhor os componentes pequenos... Além dos insumos necessários.

Editado: por elias.girardi
  • Joinha 2
Link para o comentário

1 hora atrás, AltaVoltagem disse:

@JoeRob obrigado.. vou ver e aprender.

@RST2112 vc tem toda razão.. eu consegui comprar uma, bem barata no aliexpres (ainda usei cupom kkk), não "muitoooo boa". mas tem me auxiliado bastante, só não é tão prático. Esses que só vem o visor. Ai liguei ele numa fonte de PC. ele vai até 32V com 5A. 

Duvida: se eu pegar uma placa muito suja. o quê usar para limpar, ja que, só o alcool isopropílico não limpa.
Da vontade de jogar detergente e lavar com a escova!!!! kkkkkkkk 😅

Eu nao sei que tipo de equipamento vc trabalha eu tbm tenho uma fonte dessas uso como secundaria pq alguns note mais novos essa fonte nao sei o motivo nao libera os gate do mosfet de entrada dando um falso problema na regiao. Pode tbm ser problema com a marca q comprei a outra q tinha tbm acontecia o mesmo.

Nao tem nada melhor pra lavar placa do que detergente neutro e agua ( a nao ser uma cuba ultrasonica) vc secando bem nao tem problema nenhum ak eu uso soprador depois deixo mergulhado e um recipiente com alcool isopropilico e coloco na estufa umas 6 horas fica como nova.

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 26/04/2023 às 11:05, infocel technology disse:

Eu nao sei que tipo de equipamento vc trabalha eu tbm tenho uma fonte dessas uso como secundaria pq alguns note mais novos essa fonte nao sei o motivo nao libera os gate do mosfet de entrada dando um falso problema na regiao. Pode tbm ser problema com a marca q comprei a outra q tinha tbm acontecia o mesmo.

Nao tem nada melhor pra lavar placa do que detergente neutro e agua ( a nao ser uma cuba ultrasonica) vc secando bem nao tem problema nenhum ak eu uso soprador depois deixo mergulhado e um recipiente com alcool isopropilico e coloco na estufa umas 6 horas fica como nova.

AS fontes novas para este notebooks mais modernos tem uma tensão de monitoramento que ao ser conectado o carregador ao note, é liberada esta tensão e faz com que o mesmo seja posto em pleno funcionamento. Os fabricantes com esta modelo de fonte , se precavem por conta do usuário efetuar a compra de fontes paralelas, obrigando o proprietária a comprar somente fontes originais, Geralmente estas fontes tem tensões que variam de 1.5 até 5 volts, e se tiver uma fonte como a minipa MPL3303 já resolveria este seu problema

image.png.0e323a5012f1e7b29c0417392b5f06fb.png

Boa Sorte       :)

• Legal 1
Link para o comentário

Não importa como comece, o importante é começar. Dê o primeiro passo em direção ao seu objetivo de se tornar um técnico de eletrônica. Cada pequeno passo é uma vitória e uma oportunidade de aprendizado. Lembre-se de que é normal sentir-se perdido ou desanimado às vezes, mas mantenha seu objetivo final em mente. Com perseverança, trabalho duro e um pouco de paciência, você pode alcançar qualquer coisa que desejar. Acredite em si mesmo e comece hoje!

Vou te mostrar como é o laboratório que montei em casa, também tenho o laboratório na loja, em casa faço os serviços a noite e finais de semana, trago os casos mais chatos e que requer mais tempo.

Ignore a bagunça, estava trabalhando antes de tirar a foto, hoje eu trabalho principalmente com reparo de vídeo games e notebooks. 
IMG_20230430_184517.thumb.jpg.19264e220d2f19bea7474ece83a0db86.jpg

Fiz uma bancada principal com 2.9m x 0.60m, ela é sustentada por 3 caibros de maçaranduba e fixada nas laterais, aguenta tranquilo uma pessoa de 100kg nela por que eu já usei pra dormir kkk. 

Em cima tenho 2 pratileiras sustentadas por 4 mãos francesas de 20kg cada, elas tem as medias: 2.9m x 0.45m.

Na bancada principal mantenho o notebook um conjunto com 14 tomadas, uma tv que fiz usando uma placa de tv ligada a uma tela led de notebook, na segunda pratileira mantenho os equipamentos: estação de solda, fonte assimétrica, impressora e área para ferramentas e acesso rápido, na terceira eu deixo para serviços em andamento para evitar que tenha que ficar abrindo e fechando toda hora. 

IMG_20230430_190012.thumb.jpg.958912c82fd9d8c38849478e2a74635f.jpg

Um armário de Aço é excelente para deixar os equipamentos organizados e o principal, um software de gerenciamento de laboratório, te indico um que você pode usar por uns 6 meses de forma gratuita e depois vale a pena comprar, você pode fazer cadastro de clientes, equipamentos, ordens de serviço, financeiro, estoque e outras funções é bem completo e barato para o que faz, segue o link: www.shoficina.com.br

Na sua bancada sempre trabalhe com uma manta, eu uso uma manta preta anti-chamas e antiestática, você encontra fácil em lojas de borracha e tecido. 

Boa sorte meu amigo, sempre que precisar estaremos aqui! 

• Joinha 1
Link para o comentário

@elias.girardi essa semana eu vou comprar algumas coisas para melhorar a funcionabilidade da minha bancada.. por enquanto é uma mesa... kkkk. vi uns suportes para microscópio feito com Conexão e bujão pvc. 
tenho que comprar um ssd para preparar um pc velho que tenho, só para deixar na bancada. pois toda hora tenho que ficar levantando para ir no meu notebook efetuar pesquisas (fica em outro como da casa, ligado em caixas de som e monitor extra)

@infocel technology rapaz... vc falando de fonte. eu ja passei por isso. mas não sabia que era a fonte.vou ficar mais atento a respeito disso!
sobre a lavagerm de placas, vou ver certinho então..  eu não tenho estufa, mas tenho um boa área externa coberta. kkkkkkk  estou com o objetivo de trabalhar com placas de ar condicionado, tenho alguns amigos proximos que trabalham com instalacao de manutenção. eles precisam dessa mão de obra em placas. preciso fazer um curso de placas inverter. 

@amorim.bardela Obrigado pelo apoio e força! Estou me dedicando bastante, não como eu gostaria. Porém esse ano esta sendo um ano de mudanças.
Eu tenho uma estante de ferro aqui, uso para guardar algumas coisas.. mas ainda é muita bagunça. Tenho uma caixa grande plástico que coloco as placas sucatas (só isso, ja deu uma arruma nas coisas) kkkkk
Preciso comprar ferramentas e boas ferramentas são caras. ainda não tenho como. mas pretendo colocar eletronica como renda passiva, assim, toda verba que entrar, eu consigo comprar equipamentos.
Estou vendo a possibilidade de adquirir um DSO-TC3 , acho que é compacto e muito eficiente. mas o preço nao esta compatível!
Vi que utiliza um microscópio USB. tenho um desses, mas ele não funciona direito, só da zoom, não abre imagem como deveria, e só funciona em 640x640. qual programa vc utiliza para controlar? 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...