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dúvida Sony Dualsense PS5 / Ajuda para entender como adaptar uma nova bateria

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AugustoMaia

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Olá amigos e amigas do Eletrônica BR, tudo bem com vocês?

 

Gostaria de pedir uma ajuda aos mais experientes sobre adaptações de baterias.

Estou com um joystick Dualsense que comprei em uma feira da minha cidade recentemente, e consegui resolver o defeito dele que era a manta dos botões frontais.

Porém o controle veio sem bateria, e eu vi que uma bateria nova custa na média entre 80 a 100 reais.

Eu já tenho um Dualsense do meu PS5 e retirei a bateria para testar neste controle da feira, deu tudo certo.

Observei que esta bateria utiliza 3 fios, diferente do controle do PS4 que são apenas 2.

Eu tentei adaptar algumas baterias de celular que utilizam 3 conexões também, mas sem sucesso, o Dualsense simplesmente não inicia.

O controle pisca 3 vezes a luz laranja e para.

Com a bateria original ele liga de primeira.
O que será este terceiro fio da bateria? Eu acreditava que era algum sensor de carga, ou temperatura interna, e que talvez uma bateria de celular fosse igual...

O que eu poderia fazer para tentar resolver esse mistério? Talvez alguma resistência ligado em algum polo ? unir no negativo ? Alguém teria alguma sugestão ou ideia?

 

Desde já agradeço a atenção e ajuda de todos(a)!

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Olá amigo, então o correto é comprar uma bateria original mesmo, já ganhou dinheiro comprando o controle barato investir em uma bateria seria a melhor opção, porém, pra que sirva de experiência para todos nós você teria que pegar a bateria original do outro controle, descarregar ela completamente até 0v (o que não seria bom pra ela, mas só uma vez acredito que não terá problema), após estiver 100% DESCARREGADA com o multimetro em escala de resistência medir o 3º pino em relação ao terra e ao positivo:

=> Caso você obtenha valores ohmicos nos 2 pontos, então o 3º pino é um divisor de tensão para checagem de load-balance, temperatura, nível de carga e corrente;

=> Caso obtenha valores somente em 1 dos lado, tente medir em escala de diodo como queda de tensão, porque pode haver um c.i. que faz autenticação dessa bateria e aí não terá como burlar o sistema, pelo menos até agora.

Lembrando faça por sua conta e risco, essas baterias são encapsuladas porque possuem um BSM dentro pra gerenciar a célula, então acho que a sony não investiria milhões pra desenvolver uma bateria específica de patente proprietária para poder ser substituída facilmente por outra de um nokia tijolão somente soldando 2 fiozinhos, caso for fazer os testes nos conte o resultado e lembre-se de reativar a bateria original antes de montar no controle para que ela possa inicializar o processo de carga depois de descarregada.

  • Joinha 1
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23 minutos atrás, MSoler disse:

Olá amigo, então o correto é comprar uma bateria original mesmo, já ganhou dinheiro comprando o controle barato investir em uma bateria seria a melhor opção, porém, pra que sirva de experiência para todos nós você teria que pegar a bateria original do outro controle, descarregar ela completamente até 0v (o que não seria bom pra ela, mas só uma vez acredito que não terá problema), após estiver 100% DESCARREGADA com o multimetro em escala de resistência medir o 3º pino em relação ao terra e ao positivo:

=> Caso você obtenha valores ohmicos nos 2 pontos, então o 3º pino é um divisor de tensão para checagem de load-balance, temperatura, nível de carga e corrente;

=> Caso obtenha valores somente em 1 dos lado, tente medir em escala de diodo como queda de tensão, porque pode haver um c.i. que faz autenticação dessa bateria e aí não terá como burlar o sistema, pelo menos até agora.

Lembrando faça por sua conta e risco, essas baterias são encapsuladas porque possuem um BSM dentro pra gerenciar a célula, então acho que a sony não investiria milhões pra desenvolver uma bateria específica de patente proprietária para poder ser substituída facilmente por outra de um nokia tijolão somente soldando 2 fiozinhos, caso for fazer os testes nos conte o resultado e lembre-se de reativar a bateria original antes de montar no controle para que ela possa inicializar o processo de carga depois de descarregada.


Boa tarde MSoler, obrigado por responder.

Entendi, vou descarregar a bateria e fazer estes testes.
No caso se houver valores em ambos os lados, há uma solução para uma "adaptação" ?

Assim que eu tiver a informação, volto aqui para responder.

E sim, eu realmente vou comprar uma bateria original, mas fiquei curioso para entender o que a Sony fez de diferente nesta bateria que não aceitou uma outra.

 

Abraço!

Editado: por AugustoMaia
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MSoler, bom dia.

Efetuei o teste da bateria, não conseguir descarregar 100%, mas ela ficou com apenas 0,03v

Os testes foram o seguinte:
voltagem.png.f46fb8ce3772c13e1e16ade7d3a271f7.png

 

Ai medi a voltagem, foi o melhor que pude.

 

brancoepreto.png.f63ab22851eefc6b871b9ccffb8e7a65.png

 

O fio do meio com o negativo, deu na escala de diodo: 1.899

 

brancoevermelho.png.4804d1821144ca276f16e21f993a609d.png

 

O Fio do meio com o positivo, deu infinito. Mudei a escala para todos os Ks e milhões possíveis e continuava dando nenhum resultado.

 

Pelo que você falou, não irei conseguir resolver com outra bateria caseira?

 

Abraço!

 

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Olá bom dia, olha em escala de resistência mede a resistência entre o pino central e o pino (+) e depois (-) e anote as resistências. depois em escala de diodo coloque a ponta vermelha no pino central e com a ponta preta meça os outros 2 pinos e marque o procedimento e os valores, depois inverta as pontas e marque novamente o procedimento e os valores pra nós tentarmos entender se existe um c.i. nesse circuito ou não. Aguardo reposta.

  • Joinha 1
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Se o fio do meio só der valores com o negativo acredito que seja uma malha resistiva, agora se com as pontas de prova invertidas der valores com o positivo também aí existe grande chance de ter um c.i. de autenticação ou simplesmente um controlador de carga interno na bateria, importe aí é detectar o diferencial resistivo entre os pinos para ver possibilidade de copiá-lo, mas sem garantia nenhuma de sucesso.

  • Joinha 1
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Após fazer todas essas medições, anotar todas, montar uma tabela comparando as inversões da ponta de prova, reative a bateria injetando nela 4v 500mah por um pequeno período até ela atingir qualquer tensão maior que 3v, 3,6 pra ser exato, aí monte a bateria no controle e com um osciloscópio, aterre a ponta de prova e meça o sinal do pino central ao plugar o cabo para inicializar a carga, se o pino central tiver um sinal quadrado oscilante ou oscilar um pouco e depois estabilizar, existe troca de dados neste pino e você teria que com o osciloscópio ou com um analisador lógico copiar esses dados para decifrar o circuito, para saber se existe autenticação ou somente um pequeno chaveamento para dar enable no sistema de carga do controle;

Editado: por MSoler
  • Joinha 1
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5 horas atrás, MSoler disse:

Se o fio do meio só der valores com o negativo acredito que seja uma malha resistiva, agora se com as pontas de prova invertidas der valores com o positivo também aí existe grande chance de ter um c.i. de autenticação ou simplesmente um controlador de carga interno na bateria, importe aí é detectar o diferencial resistivo entre os pinos para ver possibilidade de copiá-lo, mas sem garantia nenhuma de sucesso.

Pronto, fiz mais esse teste:

O fio do meio com o negativo deu 9k de resistência. Invertendo as pontas de prova continuou o mesmo valor 9k

Já no positivo, com as pontas normais não deu valor de resistência nenhuma, e invertida ele apresentou -8.8k  apareceu o sinal negativo, nunca tinha visto isso kkkkk

Agora multimetro em diodo:

O resultado já tem lá em cima, pino preto no meio da bateria e vermelho no negativo da bateria: 1.800 no multimetro, pontas invertidas, mesmo resultado.

Ponta preta do multimetro no meio e vermelha no positivo da bateria, deu infinito, já invertido deui 1.110

 

Será que fiz os testes corretamente?

 

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Então se entendi direito ficou assim:

                                                             B A T E R I A

                                              (+)       |          (C)          |       (-) 

OHMS/MULTI                       O.L / -8.8k       |      9.0K/9.0K  

DIODO/MULTI                      O.L 1.110V      |    1.800V/1.800V

 

Aparentemente entre o pino central e negativo não existe nenhum componente à não ser resistores e talvez 1 diodo zener de proteção, provavelmente um divisor de tensão com 1 resistor de 10k e 1 zener de proteção e nada mais. (por isso cai p/ 9.0K)

Agora com o pino positivo possúi 1 diodo zener, 1 resistor 10k e mais alguma coisa possivelmente um c.i.

O problema é que você não foi claro suficiente sobre esta parte "Já no positivo, com as pontas normais não deu valor de resistência nenhuma," Normais significa que a ponta vermelha do multimetro estava no positivo da bateria e deu O.L ou 0R zero ohms?

  • Joinha 1
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16 horas atrás, MSoler disse:

Então se entendi direito ficou assim:

                                                             B A T E R I A

                                              (+)       |          (C)          |       (-) 

OHMS/MULTI                       O.L / -8.8k       |      9.0K/9.0K  

DIODO/MULTI                      O.L 1.110V      |    1.800V/1.800V

 

Aparentemente entre o pino central e negativo não existe nenhum componente à não ser resistores e talvez 1 diodo zener de proteção, provavelmente um divisor de tensão com 1 resistor de 10k e 1 zener de proteção e nada mais. (por isso cai p/ 9.0K)

Agora com o pino positivo possúi 1 diodo zener, 1 resistor 10k e mais alguma coisa possivelmente um c.i.

O problema é que você não foi claro suficiente sobre esta parte "Já no positivo, com as pontas normais não deu valor de resistência nenhuma," Normais significa que a ponta vermelha do multimetro estava no positivo da bateria e deu O.L ou 0R zero ohms?

Bom dia MSoler!

Desculpa, realmente não me expressei bem, mas você fez certo no gráfico, deu O.L porque o multímetro não marcou absolutamente nada em nenhuma escala. inverso foi que deu -8.8k

Bateria difícil essa hein . hehehe

Agora, estava pesquisando uma bateria nova, e encontrei algumas similares à venda. Então será que eles já teriam clonado um suposto "c.i" original da sony dentro da bateria? Pra china tudo é possível neh?

Será que já poderia testar com a bateria do nokia uma resistência com o zener no pino central com negativo?

 

Hoje não consigo testar sobre a tensão de carregamento no pino central, mas amanhã trago o resultado desse teste.

Muito obrigado pela ajuda MSoler.

 

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É claro que sempre vai existir similares, praticamente tudo hoje é produzido na china, você acha que eles vão guardar segredos e deixar que uma empresa de outra nacionalidade ganhe dinheiro com isso?, você acha mesmo que eles respeitam patentes? Enquanto o capitalismo continuar produzindo com a mão-de-obra mais barata do mundo sempre existirá clones e similares.

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