Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise CCE ULTRA THIN N325 - PLACA NH4CU03 HM75 - Acho que liga mas sem video!!!

Avalie este tópico:

Carlos Alberto Neis

Posts em destaque

Olá pessoal, tenho um CCE n325 que recuperei de um amigo que não o quis mais pq estragou o teclado. Depois de trocar o teclado e colocar ssd, usava muito raramente e so pra navegação na oficina ficando meses guardado. Um belo dia fui ligar e nada. Vamos as caracteristicas observadas:

Ele esta aberto, sem a bateria, conectado ao carregador.

- aperta o botao power acende a luz azul

- gira o cooler por alguns segundos e para

- depois de mais um tempo ainda ligado cooler volta a ligar e permanece ligado

- O processador esta esquentando temperatura normal de trabalho nada absurdo

- o processador de video ao lado tbm esquenta, esse ja de uma forma mais acentuada, mas ele nao tem dissipador. Depois de se manter note ligado, vc so consegue ficar uns 2 segundos com dedo sobre chip video, bem no centro.

- ENTAO ele nao abre video, nem no lcd, nem na saida externa, nao faz nem ruido (bip), pilha da bios com 2,8v.

Eu acho que ele ate esta ligando sabem porque?!, porque eu percebi que qnd esta com ssd no lugar ele nao faz nada, ruido barulho etc, mas quando eu tiro o ssd, a unidade de cd-rom fica acionando como se estivesse procurando o sistema operacional em mida, eu sempre deixo configurado pra ler primeiro o HD.

-Os testes que eu ja fiz foi de tirar os acessorios da placa e ver se era algo em curto, mas de nada resolveu, ja tentei monitor externo vga e hdmi e nada.

-Tentei tbm um reball ( foi a primeira vez q tento fazer isso usei uma estacao de ar quente e fiz movimentos circulares sobre chip video, regulagem a 400° por 1 minuto), mas ficou  igual, sem video e qnd liga esquenta o chip.

-Teste em relacao a tensao etc nao pude fazer pq nao tenho nenhum esquema dessa placa.

Preciso recuperar essa maquina depois do $ investido e dar pra esposa usar na creche onde é professora.

Alguem pode ajudar achar a solução?

IMG_20230531_233337_716 (1).jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Posso estar errado mas acredito que esse chip não seja o de vídeo.

Chegou a tentar ver se a tela está sem backlight? a imagem fica no fundo

Uma hipótese de que não tenha dado vídeo externo é que falte o driver de vídeo

Pra finalizar, se quer ter certeza que ele "deu video" basta conectar um teclado USB e ver se vai ligar/desligar os leds de NumLock e CapsLock quando aperta as teclas. Se os leds do teclado responderem significa que o notebook tem video

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • 9 meses depois...

opa, eu sei que esse post é bem antigo e é bem dificil eu ter alguma resposta, mas, eu tenho um notebook desse exato modelo com esse EXATO PROBLEMA, infelizmente eu não tenho os equipamentos para ver se é u19 como todos dizem ou bios e eu estou suspeitando que não é bios pois ele bootou recentemente depois de deixar ele ligado por meia hora e foi direto pra bios (ele esta sem hd). pode me dizer se realmente foi a bios o problema no seu caso ou não? e se caso não foi a bios oque foi? eu estou pensando em comprar um voltimetro primeiro para ver se o u19 ou qualquer outro componente da placa não esta dando curto, mas se caso o seu caso for bios eu vou direto comprar uma gravadora de bios

Editado: por Alemi
  • Joinha 1
Link para o comentário

• 5 meses depois...

Cara, como eu disse anteriormente, aquilo não é chip de vídeo, certeza que essa placa tem só processador e chipset, até pq não tem as memórias de vídeo na placa.

Você lembra se chegou a dar reset nesta placa? Essas placas da positivo costumam travar do nada, ai quando reseta volta ao normal.

E regravar bios, tentou também? Esses processos tem que ser feitos antes de tentar um reballing pois é muito agressivo.

• Joinha 1
Link para o comentário

13 horas atrás, MJVFC disse:

Cara, como eu disse anteriormente, aquilo não é chip de vídeo, certeza que essa placa tem só processador e chipset, até pq não tem as memórias de vídeo na placa.

Você lembra se chegou a dar reset nesta placa? Essas placas da positivo costumam travar do nada, ai quando reseta volta ao normal.

E regravar bios, tentou também? Esses processos tem que ser feitos antes de tentar um reballing pois é muito agressivo.

Será q fiz meleca entao? eu acredito que ele nao fez nada na placa, ficou la jogado na prateleira e ele me devolveu. Como se faz esse reset de placa? nao cheguei a mexer na bios pq como falei, levei pra ele fazer e nada.

Link para o comentário

13 horas atrás, MJVFC disse:

Mas uma coisa, o amigo conhece bem de notebook, poderia me dar um auxilio no post abaixo, esse outro é o meu notebook de trabalho, um i7 já com ssd e boa memoria, esse precisaria muito ressuscitar ele. La eu descrevo oq eu fiz, troquei o teclado e dei um curto nos terminais +5v do teclado e gnd, agora nao liga mais e nao consigo identificar de onde vem a tensao pra ver se tem algum fusistor na linha.

Link para o comentário

Em 14/10/2024 às 22:28, Carlos Alberto Neis disse:

Será q fiz meleca entao? eu acredito que ele nao fez nada na placa, ficou la jogado na prateleira e ele me devolveu. Como se faz esse reset de placa? nao cheguei a mexer na bios pq como falei, levei pra ele fazer e nada.

O chip tem vários códigos dele, geralmente é o que está mais embaixo, joga no Google que ele te fala certinho o que é...
Sobre o reball é só olhar em volta do chip, tem aquela "cola" vermelha na foto que vc mandou, se na placa agora estiver sem é pq ele fez um reball, mas se estiver com ela ele não fez, pode ter sé dado uma esquentada mesmo como vc fez.

Reset vc tira a fonte, bateria e bateria de cmos, deixa os terminais na bateria cmos em curto usando uma chave ou pinça, depois segura o power por um tempinho e se quiser mais pode até deixar a placa de repouso por uns 20 minutos. Assim a placa vai descarregar completamente, depois coloca a bateria de setup e tenta ligar. Já peguei muitos dessas placas que era só dar o reset que ela voltava a funcionar.

• Joinha 1
Link para o comentário

5 horas atrás, MJVFC disse:

O chip tem vários códigos dele, geralmente é o que está mais embaixo, joga no Google que ele te fala certinho o que é...
Sobre o reball é só olhar em volta do chip, tem aquela "cola" vermelha na foto que vc mandou, se na placa agora estiver sem é pq ele fez um reball, mas se estiver com ela ele não fez, pode ter sé dado uma esquentada mesmo como vc fez.

Reset vc tira a fonte, bateria e bateria de cmos, deixa os terminais na bateria cmos em curto usando uma chave ou pinça, depois segura o power por um tempinho e se quiser mais pode até deixar a placa de repouso por uns 20 minutos. Assim a placa vai descarregar completamente, depois coloca a bateria de setup e tenta ligar. Já peguei muitos dessas placas que era só dar o reset que ela voltava a funcionar.

Então, como o post inicial é de mais de um ano atrás, seguinte, peguei ele hj na prateleira onde estava, retirei a bateria cmos e medi ja estava zerada, ele ficou esse tempo todo sem bateria de trabalho e estava sem a memoria no local e sem hd. Apertei o botao de ligar por uns 10seg. Tentei ligar sem a memoria,  sem bateria ainda de cmos e sem bateria de trabalho, coloquei na fonte e liguei, ele acende o led azul do botao power, liga a ventoinha por uns 5 seg e a desliga, o led fica acesso, nao aparece nenhuma imagem, a corrente na fonte de bancada fica em torno de 0,64amper. Depois coloquei a memoria, sem bateria ainda de cmos e sem bateria de trabalho, coloquei na fonte e liguei, ele acende o led azul do botao power, liga a ventoinha por uns 5 seg e a desliga, o led fica acesso, nao aparece nenhuma imagem agora a corrente da fonte fica em 0,9amper.

O tal chip que falei que esquenta é o SLJ8F "Intel® BD82HM75 Platform Controller Hub".

Mais alguma ideia?

Editado: por Carlos Alberto Neis
erro
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...