Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notícia A IA do Google poderá em breve consumir tanta eletricidade quanto a Irlanda, segundo estudo

Avalie este tópico:


eduardosms

Posts em destaque

Os servidores nos quais os modelos de IA são executados precisam de uma tonelada de energia

 

image.thumb.jpg.3e66ce6ac18bb465623af24669363a8d.jpg

 

No meio do debate sobre os perigos do desenvolvimento generalizado da IA , uma preocupação importante pode ter sido ignorada: a enorme quantidade de energia necessária para treinar estes grandes modelos de linguagem.

 

Um novo estudo publicado esta semana sugere que a indústria da IA poderá consumir tanta energia como um país como a Argentina, a Holanda ou a Suécia até 2027. Além disso, a investigação estima que se a Google mudasse todo o seu negócio de pesquisa para a IA, acabaria consumindo 29,3 terawatts-hora por ano – equivalente ao consumo de eletricidade da Irlanda. 

 

O artigo foi publicado por Alex de Vries na VU Amsterdam School of Business and Economics. 

 

Em 2021, o consumo total de eletricidade do Google foi de 18,3 TWh, com a IA respondendo por 10% a 15% dele. No entanto, a gigante tecnológica está a expandir rapidamente as partes da IA do seu negócio, principalmente com o lançamento do seu chatbot Bard, mas também com a integração da IA no seu motor de busca. 

 

No entanto, o cenário estipulado pelo estudo pressupõe a adoção em grande escala da IA utilizando hardware e software atuais, o que é pouco provável que aconteça rapidamente, disse de Vries. Um dos principais obstáculos para essa adoção generalizada é o fornecimento limitado de unidades de processamento gráfico (GPUs) poderosas o suficiente para processar todos esses dados. 

 

Embora seja totalmente hipotético, o estudo lança luz sobre um impacto muitas vezes não declarado da expansão das tecnologias de IA. Os centros de dados já utilizam entre 1-1,3% de toda a eletricidade mundial e a adição de IA a aplicações existentes, como motores de pesquisa, poderia aumentar rapidamente esta percentagem. 

 

“Seria aconselhável que os desenvolvedores não apenas se concentrassem na otimização da IA, mas também considerassem criticamente a necessidade de usar IA em primeiro lugar, pois é improvável que todas as aplicações se beneficiem da IA ou que os benefícios sempre superem os custos ”, aconselhou de Vries.

 

Fonte: https://thenextweb.com/news/googles-ai-could-consume-as-much-electricity-as-ireland

 

 

  • Joinha 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...