Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido SOM Kita - INSM249 - Áudio distorcido

Avalie este tópico:


Posts em destaque

@ohm Boa noite. Eu tentei dar um jeito de descobrir a falha, utilizei o LTspice para simular o circuito, cheguei nessa conclusão, embora eu seja iniciante no LTspice, as chances de estar errado o que eu fiz é grande. 

Circuito trocando os resistores de 10k para 1k

image.thumb.png.7f634e8939ef5314f54c6b66f70738de.png

Resultado: linha azul é a onda de entrada, linha verde a de saída.

image.thumb.png.dcea5ab2c2ac60e7898c21a4a009cc87.png

 

Com os resistores de 10k as ondas ficavam assim:

image.thumb.png.a96074e7f2aaff8b9b251c3d5e4eee63.png

 

Eu tentei simular o circuito, mas posso ter errado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em qual local eu conecto o terra do osciloscópio? No dissipador dos TDA ou em algum dos terminais dos capacitores grandes?

EDIT: Mesmo retirando o fio branco e tirando o jumper entre o pino 3 e 4 o áudio chega no subwoofer, é baixo, mas da para ouvir e não tem distorção, não sei o motivo disto, já que não deveria chegar áudio no CI amplificador.

Editado: por MarceloRibeiroF94
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, MarceloRibeiroF94 disse:

em algum dos terminais dos capacitores grandes?

Na junção dos capacitores grandes (gnd)

 

para alterar o ganho do amplificador operacional deve mudar de valor o R13 ou R14. O cálculo é r14 dividido por r13  + 1 (120/2,7 = 44,44 + 1 = aproximadamente 45) que é o ganho atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/03/2024 às 21:37, MarceloRibeiroF94 disse:

embora eu seja iniciante no LTspice, as chances de estar errado o que eu fiz é grande. 

Circuito trocando os resistores de 10k para 1k

Eu não entendo praticamente nada de som, porém eu fiz algumas simulações aqui no proteus e consegui um sinal de saída totalmente em fase com a entrada e com o ganho adequado.

 

Vai aqui algumas ponderações, se esse alto-falante é um subwoofer quer dizer que ele faz o bass? Com isso a frequência de saída será na casa dos Hz, no proteus eu coloquei exatamente os valores que você usou no LT Spice, porém coloquei uma senoide de 8Hz e casou perfeitamente. Significa que para testar esse circuito no Osciloscopio não da pra usar sinal de 1k pois ai ele não vai ter sinal na saída.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que matei a charada, nosso amigo disse que em certo momento estava sem o fio 4 no conector e mesmo assim tinha som na saida do Sub, fui olhar as imagens e acredito que os TDA estão sem isolamento no dissipador, ou seja -Vss interligados, o que justifica um som sem entrada no pino 4, e tambem justifica a pessima qualidade do sub com entrada correta.

 

Posso estar muito enganado mas apostaria alguns centavos nisso.

Editado: por jone melo
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, jone melo disse:

os TDA estão sem isolamento no dissipador, ou seja -Vss interligados, o que justifica um som sem entrada no pino 4

Não tem problema o Vs (-vcc) estarem ligados juntos. São comum, o gnd é comum. Só não pode o dissipador estar ligado no gnd

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ohm disse:

Não tem problema o Vs (-vcc) estarem ligados juntos. São comum, o gnd é comum. Só não pode o dissipador estar ligado no gnd

Poxa, verdade, onde o dissipador está parafusado está isolado, nem deixou eu ser feliz. Mas de onde vem o som quando estava sem o fio do pino 4?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/03/2024 às 21:37, MarceloRibeiroF94 disse:

Circuito trocando os resistores de 10k para 1k

 

Retorne o resitor  de 10k.

Use esse último arquivo (mensagem 83#).

Começaremos com o volume mais baixo e aumente gradativamente.

Coloque o osciloscópio (ponta em x10) em 1v por divisão, acoplamento dc, 2mS, entre os terminais do alto falante, mostre a forma de onda. Saberemos se está distorcendo, se está atenuando ou se tem componente dc. 
 

 

55 minutos atrás, jone melo disse:

Mas de onde vem o som quando estava sem o fio do pino 4?

Se tiver ganho alto pode ser indução, a própria mão… para ficar mudo tem que levar o sinal ao gnd. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, MarceloRibeiroF94 disse:

@ohm Boa tarde. Infelizmente não tenho como visualizar o arquivo pois não tenho permissão para baixa-lo. Vou verificar com o osciloscópio e retorno. 

Baixa do YouTube um sinus wave de 100hz, coloca no pendrive e roda direto no aparelho.

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...